domingo, 4 de outubro de 2020

O Fim das Ferrovias na Serra Dos Órgãos (Parte 1)

A Estrada De Ferro Leopoldina encerrou suas atividades na região da Serra Dos Órgãos gradativamente. Um dos principais motivos era o déficit no lucro obtido tanto no transporte de passageiros como no transporte de cargas, não cobria o custo da manutenção da via férrea e do material rodante operado nos ramais e sub-ramais do interior.

O trecho entre Cantagalo e Portela foi o primeiro a ser fechado. No ano de 1963 todas as atividades foram encerradas, entretanto o pátio da estação de Cantagalo que possuía uma oficina de locomotivas e grandes galpões construídos para abrigar principalmente as "garrinhas" continuaram a realizar reparos mecânicos e proteger carros de passageiros entre outros veículos vulneráveis.


 As Garratt tipo 2-4-2+2-4-2 foram as últimas locomotivas adquiridas pela Leopoldina para operar no Ramal Do Cantagalo e também a circular pelo sub-ramal de Portela. Essas grandes locomotivas se tornaram parte da rotina dos moradores da região, havia um forte laço entre a ferrovia e os moradores de Cantagalo. 

As locomotivas tipo Garratt exigiam cuidados especiais que já não recebiam em seus últimos anos de serviço. O trecho conhecido como "Ramal De Portela" era o que menos recebia investimento pois não gerava lucros que justificassem sua atividade.

Em 1962 as atividades foram encerradas e no ano seguinte, 1963 um trem liderado por uma Garratt levava em seus vagões os trilhos retirados do trecho entre Cantagalo e Portela e os ferroviários encarregados de fazer o trabalho pesado.


Da ferrovia na região de Cantagalo restou apenas o sub-ramal particular da E.F. Usina Laranjeiras que partia da estação Laranjais e permaneceu ativo pois funcionava de forma independente.


Em 15 de julho de 1964 o trecho entre Cachoeiras De Macacu e Cantagalo passando por Nova Friburgo foi fechado. 

Nova Friburgo, uma cidade que tanto prosperou graças a ferrovia apesar das adversidades, agora se despedia dos trens; Em seu lugar foram criadas linhas de ônibus tentando compensar a ausência dos trens de passageiros. Os trilhos que atravessavam a cidade foram arrancados.

Não há dúvidas que a E.F. Leopoldina embora tenha encerrado suas atividades, nunca saiu do coração e da memória dos friburguenses e dos veranistas. 

O último trem a cruzar Nova Friburgo, era composto pela locomotiva N° 116 uma Consolidation do tipo (2-8-0) que empurrando um vagão prancha carregado de trilhos e dormentes recolhidos pelo caminho.


Após a desativação do ramal a locomotiva N°116, já sucateada foi solicitada para ficar em exposição na praça pública de Nova Friburgo, recebeu uma reforma estética e durante um tempo se tornou um atrativo a mais para a cidade. Entretanto, por questões politicas ela foi retirada e cortada anos depois.


Oficialmente o trecho entre Cordeiro e Macuco foi fechado em: 24 de março de 1965 entretanto nessa época não havia mais os trilhos de acesso para retirar o material rodante, ou seja os serviços já estavam suspensos desde a retirada dos trilhos entre Cachoeiras De Macacu e Cantagalo.

Cidades como Macuco perderam muito com a extinção dos trens, restando aos produtores rurais contratarem caminhões para transportar a produção agrícola e laticínios. Diferente das regiões mais populosas, no interior até mesmo caminhões tinham dificuldades em enfrentar as estradas de terra em condições extremas: poeira ou lama.


Em 31 de maio de 1967 o trecho entre Conselheiro Paulino e Melo Barreto passando por Sumidouro foi fechado. A estação de Conselheiro Paulino que antes marcava o entroncamento entre dois ramais, agora testemunhava a desativação do Ramal Do Sumidouro.

A extinção do Ramal Do Sumidouro já era esperada mas o trem fazia parte não só da rotina mas da identidade de seus usuários, e seu fim partiu o coração dos moradores que se reuniram para se despedir da velha Maria Fumaça que tanto os serviu.

Essa relação entre os moradores de Carmo, Sumidouro e arredores com a ferrovia era tão profunda que merece ser contada em outra ocasião.


Em Cachoeiras De Macacu a Leopoldina construiu um grande complexo ferroviário com galpões e oficinas para atender o Ramal Do Cantagalo e seus entroncamentos, por esse motivo foi o último trecho da ferrovia a ser desativado.


Em Cachoeiras De Macacu começava o trecho com cremalheira onde se utilizava locomotivas especiais para conduzir composições fracionadas com até três vagões ou carros de passageiros.

O pátio e as oficinas sempre foram de grande importância para a Estrada De Ferro Leopoldina, recebendo locomotivas a vapor, vagões e carros de passageiros para manutenção.


No ano de 1969 o trecho entre Porto Das Caixas e Cachoeiras De Macacu encerrou suas atividades, as oficinas foram desmontadas, os equipamentos realocado e mais uma vez os trilhos foram retirados.

Embora não tivesse relação com a Estrada De Ferro Leopoldina, como cortesia cito a desativação da Estrada De Ferro Usina Laranjeiras em 1970, esta que era um sub-ramal particular ligado a E.F. Cantagalo (Ramal De Portela) pela estação de Laranjeiras. 

A Usina Laranjeiras também conhecida como Engenho Central produzia açúcar, álcool e tecidos, e para atender seus funcionários possuía desde armazém até hospital.


Grande parte da produção era escoada pela E.F. Leopoldina através do Ramal Do Cantagalo, mas com a desativação do mesmo a ferrovia particular passou a ser usada somente para trabalhos internos movendo grandes volumes, entretanto a tração animal também era utilizada.


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