O trem turístico Serra Azul operado pela ONG Amigos Do Trem está trazendo de volta a cidade de Miguel Pereira o progresso e boas oportunidades, o que era apenas um projeto se tornou realidade.
(Conforme a evolução das obras, esta postagem será atualizada constantemente)
O trecho entre as estações Professor Miguel Pereira e Governador Portela está sendo revitalizado, os antigos trilhos de bitola métrica estão sendo substituídos por novos trilhos e dormentes padronizados para bitola larga.
Tudo começou no dia 10 de março de 2015, a tarde nublada que parecia tão comum quanto qualquer outra foi interrompida pelo som das picaretas no asfalto que encobria os velhos trilhos; Um motor de trator confirmou o novo tempo, o trem vai voltar!
Muitos olharam com desconfiança, os trabalhadores que pouco a pouco desencobriam a marca da história regional. E com determinação pela primeira vez em mais de vinte anos estava diante de todos o resgate do tempo perdido.
A primeira parte das obras necessárias para a implantação do projeto era tirar as camadas de concreto e descaso que encobriam os trilhos, pontes, desvios e plataformas.
Além do material estar danificado pelas ações do tempo e da falta de manutenção, a Linha Auxiliar foi construída em bitola métrica, incompatível com o Trem disponível.
Máquinas e britadeira foram necessárias, alguns trechos estavam quase incessíveis, precisou-se mexer nas passagens de nível e nos cruzamentos, o trabalho inicial se concentrou nos arredores da estação de Miguel Pereira.
O objetivo era garantir espaço para "estacionar" a Litorina, e em seguida reconstruir o restante, mas por diversos motivos as obras tiveram um atraso e a auto motriz demorou para chegar em sua nova casa.
Tudo foi minuciosamente preparado para o grande momento de chegada do trem que virou notícia nos jornais do Rio De Janeiro.
A Litorina RDC BUD da ONG Amigos do Trem percorreu quase aproximadamente 300 km de rodovias em 27 dias, entre o Estado de Minas Gerais até o Estado do Rio de Janeiro.
A cada rodovia cruzada, novas paisagens tornavam-se imagens de cartões postais, imagens capturadas nos mais variados cenários.
Cada canto com sua beleza e singularidade: pontes, túneis, pedágios, postos de combustível, além de muitos outros.
Muitos foram os obstáculos encontrados pelo caminho, mas graças a boa vontade, dedicação e competência dos envolvidos, tudo deu certo.
A última parada na BR 040 foi num posto de combustível junto aos 2 guindastes e o carro de escolta. O comboio passou a noite no pátio do posto e no dia seguinte partiu para mais uma etapa dessa viagem.
Por onde passava encantava velhos e crianças, desde regiões movimentadas até as cidades de interior, todos ficaram atentos para ver o trem passar.
Chegando no distrito de Andrade Pinto, a carreta com o trem e os guindastes enfrentaram curvas apertadas e muitas árvores.
Após vencer as estradas tortuosas e estreitas o trem chegou no distrito de Avelar, onde permaneceu por alguns dias.
A carreta foi estacionada estrategicamente na estrada principal rumo a Miguel Pereira, ali permaneceu por mais alguns dias; A maior festa da região estava acontecendo bem naquela semana, o jeito foi esperar o fim da Festa Do Tomate para retomar o trajeto.
O caminho a frente foi preparado com antecedência, fios levantados, árvores podadas, tudo pensado e planejado.
Em seguida a carreta chegou ao distrito de Arcozelo, onde ficou estacionada por cerca de dois dias.
Tempo necessário enquanto era preparada uma operação para chegar ao centro de Paty Do Alferes interferindo o mínimo possível no trânsito.
A pequenez da cidade dificultou os trabalhos, mas rapidamente tudo se acertou, e um momento emocionante aconteceu: a carreta com a Litorina cruzou o pórtico entre as cidades de Paty Do Alferes e Miguel Pereira por centímetros.
Na mesma madrugada a carreta chegou ao centro de Miguel Pereira onde os dois guindastes já se encontravam posicionados para colocar o trem nos trilhos.
No dia seguinte o centro da cidade parou para ver "o trem voar" como uma marionete, o espetáculo de tensão atraiu muitos admiradores torcendo pelo sucesso da manobra.
E finalmente o trem se firmou nos trilhos e realizou os primeiros testes operacionais.
Um trabalho que envolveu a Prefeitura
Municipal de Miguel Pereira, a BPRV, o DER-RJ, a PRF, PMERJ a Light, a
operadora Oi, os Voluntários da ONG Amigos do Trem e prefeituras dos
muitos municípios por onde passou, em especial Paty do Alferes.
As obras estagnaram por algumas semanas mas surpreendentemente as duas principais estações começaram a ser destelhadas com todo cuidado para uma reforma completa que apesar de modificar uma coisa ou outra, manteve o estilo original de suas construções.
Após alguns testes para colocar a Litorina dentro da estação, foi constatado que parte dela esbarrava na cobertura da plataforma, então todas as armações de madeira foram retiradas cuidadosamente para poder aumentar a altura das colunas de sustentação e reduzir o tamanho de algumas vigas do telhado.
São 4.484 Km de linha férrea que estão em obras avançadas, e até o final de 2015 o Serra Azul estará em funcionamento.
De dentro da Litorina a paisagem estava completa com a linha férrea entre casas e árvores.
A parte interna da construção teve o reboco das paredes refeito, tudo foi pintado e preparado para receber a central de controle da ferrovia.
A estação de Governador Portela foi destelhada e foi reformada afim de evitar que parte do telhado danificado caísse e causasse prejuízos.
Toda linha férrea antiga que ligava uma estação a outra foi removida, e a estrada de terra aplainada para receber os novos dormentes e trilhos.
No dia 3 de outubro chegou um novo caminhão com um lote de dormentes novos para dar andamento nos trabalhos.
Após a licitação do material necessário, finalmente foram descarregadas mais de quatro carretas com dormentes, e foram disponibilizados também o que ainda estava faltando.
Sem perder tempo, os operários se dividiram entre descarregar a carga dos caminhões e posicionar tudo em seu devido lugar.
Também foram descarregados lastros (pedras usadas para nivelar os trilhos).
As obras foram retomadas e diariamente pode-se ver o resultado maravilhoso.
De dentro da Litorina a paisagem estava completa com a linha férrea entre casas e árvores.
A parte interna da construção teve o reboco das paredes refeito, tudo foi pintado e preparado para receber a central de controle da ferrovia.
A estação de Governador Portela foi destelhada e foi reformada afim de evitar que parte do telhado danificado caísse e causasse prejuízos.
Toda linha férrea antiga que ligava uma estação a outra foi removida, e a estrada de terra aplainada para receber os novos dormentes e trilhos.
No dia 3 de outubro chegou um novo caminhão com um lote de dormentes novos para dar andamento nos trabalhos.
Após a licitação do material necessário, finalmente foram descarregadas mais de quatro carretas com dormentes, e foram disponibilizados também o que ainda estava faltando.
Sem perder tempo, os operários se dividiram entre descarregar a carga dos caminhões e posicionar tudo em seu devido lugar.
Também foram descarregados lastros (pedras usadas para nivelar os trilhos).
As obras foram retomadas e diariamente pode-se ver o resultado maravilhoso.
Seguindo adiante, um cruzamento entre a linha e a rua forma outra passagem de nível.
Mesmo sem a antiga Oficina De Pontes De Governador Portela, as pontes desta estrada de ferro estão sendo refeitas e voltarão a estremecer quando o trem voltar a passar
Paralelo a construção da linha, a Litorina começa a ser operada entre a estação e a primeira passagem de nível no sentido Portela.
Após os ajustes nas vigas da plataforma da estação, a Litorina conseguiu passar sem problemas.
Enquanto isso, as obras seguem sem trégua e com muito gosto!
Mais uma semana começa e o trabalho não para. 19/10/2015 e os trilhos avançam mais alguns metros rumo a Portela.
Vistoria de (26/10/2015) começando pela estação:
Obs: a ponte terá que ser adaptada para a nova bitola, tento quase o dobro da largura anterior, e para isso e necessário uma boa estrutura que garanta a segurança
Todo processo de "moldagem" dos trilhos e feito manualmente através da aplicação de força dos operários no mesmo sentido, alinhando trilhos e dormentes que logo depois são fixados
Até este ponto (próximo ao INSS) já são mais de 1,5 km desde a estação de Miguel Pereira, que teve as vigas de madeira substituídas por novas posicionadas mais altas do que as originais.
Finalizando este mesmo trabalho foram descarregados mais dormentes
Com o bom andamento das obras, a linha se estende cada dia mais.
Imagens feitas em 05/11/2015
Passagem de nível
Embora este trecho já esteja quase pronto, seguem as imagens do dia 13/11/2015 com os lastros sendo descarregados sobre os trilhos.
Imagens do dia 17/09/2015 Estação Barão De Javari
Atualização das obras - imagens do dia 28/11/2015
Nesta etapa, a plataforma da estação já aparece coberta. O telhado anterior era de amianto, mas para valorizar os acabamentos foram colocadas telhas francesas.
O interior da estação de Miguel Pereira foi inteiramente restaurado, desde a bilheteria até o piso, janelas, portas e forro do telhado.
A chuva interferiu algumas vezes, mas a situação foi contornada e o serviço continua.
Enquanto isso, e finalizado o trabalho na estação de Miguel Pereira.
Mais avanços rumo a Governador Portela, a ferrovia recebeu mais lastros e segue firme e forte para o tão sonhado Trem Serra Azul. 04/12/2015
Em uma nova expedição pelas obras para implantar um Trem Turístico na cidade de Miguel Pereira utilizando o trajeto do antigo ramal da Linha Auxiliar, muitos são os pontos positivos encontrados ao longo do caminho. Imagens 15/12/2015
A partir deste ponto, o caminho já foi aberto para receber os dormentes, trilhos e todo material necessário para cumprir o trajeto até a estação de Governador Portela que também está passando por restauração.
Daqui em diante começa o trecho dentro das imediações do antigo pátio ferroviário.
O ano de 2015 terminou com 90% do trecho da linha rebitolada e duas estações reformadas (Miguel Pereira e Barão De Javari), agora as obras foram retomadas no dia 08/01/2016 e chega a mais uma passagem de nível já em Portela.
Apesar da constante chuva nesses primeiros dias do ano, as obras continuam. Os dormentes e trilhos já estão sendo posicionados, restando apenas prega-los; Após essa fase será descarregado o lastro para nivelar os trilhos.
Os trilhos colocados sobre os dormentes para serem fixados posteriormente já chegaram a poucos metros da Estação de Governador Portela.
O bar que funcionava na plataforma da velha estação está sendo demolido para que tudo esteja restaurado tal como era originalmente.
A parte principal do prédio da estação já está coberto com telhas francesas.
Em uma nova visita as obras pude acompanhar o bom trabalho que está sendo feito, detalhes que passariam despercebidos mas são indispensáveis em resgatar o estilo original da antiga estação de Governador Portela.
Atualmente não há mais portas como essa, de madeira nobre, esculpida artesanalmente em harmonia com a velha estação.
Mas sob os cuidados da equipe responsável pela restauração, pouco a pouco a história ganha forma novamente...
Aparentemente um pedaço tosco de madeira jogado no chão não poderia ser esculpido como a era feito no passado, mas pouco a pouco os encaixes dão forma a porta.
Segunda-feira 07/03/2016, mesmo chovendo os operários finalizam a Estação De Governador Portela. Enquanto isso, nesta mesma semana, operações estão sendo realizadas para dar continuidade as obras da ferrovia.
Finalmente as obras estão visíveis, o terreno está sendo preparado para os trilhos e os dormentes serem assentados.
Segunda-feira 21/03/2016 as obras finalmente chegam a Estação de Governador Portela, onde a retroescavadeira abre caminho para os operários concluírem essa revitalização do trecho ferroviário entre o centro de Miguel Pereira e o primeiro distrito, Portela.
Imagens do dia 26/03/2016
Imagens feitas em 02/04/2016 mostram o posicionamento de trilhos e dormentes.
Imagens feitas em 04/04/2016 mostram os trilhos sendo fixados nos dormentes e começando a serem alinhados.
Atividades realizadas entre 04/04/2016 e 10/04/2016
12/04/2016 hoje foi realizada a última soldagem dos trilhos, e finalmente a primeira parte está completa! Apesar desta ter sido a tarefa mais difícil, a partir da data de hoje a estação de Miguel Pereira e a estação de Governador Portela estão oficialmente conectadas por 5 km de linha férrea em bitola larga.
O que falta para a via ser liberada para uso e alinhar os trilhos e espalhar o lastro.
A previsão para conclusão das obras e de 2 meses.
14/04/2016 o lastro começa a ser distribuído nos trilhos e a via começa a tomar forma.
Imagens a partir do dia 18/04/2016
Imagens realizadas em 24/05/2016 mostram a retomada dos trabalhos ao longo da nova ferrovia, a estação de Governador Portela também está na fase final...
Imagens realizadas em 31/05/2016
Um dos trechos mais críticos da obra começou a ser recuperado, o primeiro grande passo foi roçar o mato que impediu completamente a passagem e a fiscalização do andamento do trabalho; A encosta que deslizou sobre os trilhos será retirada ainda esta semana, em seu lugar será feito um muro de contenção para evitar novos deslizamentos.
O mato que invadiu os trilhos e dormentes estão sendo substituídos por lastros (pedras) para que os trilhos possam ser alinhados e nivelados...
Imagens feitas em 15/07/2016 mostram o avanço da obra, falta apenas 1km a ser alinhado e nivelado, também foram reparados trechos onde os trilhos estavam desgastados, a encosta que havia caído sobre a ferrovia foi retirada, passagens de nível foram asfaltadas além de outros detalhes de grande importância para serem realizadas as operações ferroviárias e patrulhamento da via permanente.
A caixa de esgoto será fechada após a conclusão do trecho.
Enquanto isso em Governador Portela...

Nessa última semana do mês de julho, a prefeitura de Miguel Pereira fez a retirada da barreira de pneus que devido a fortes chuvas, desmoronou sobre os trilhos.
Em 05/08/2016 vários pontos começam a ser finalizados. A praça de Governador Portela recebeu grama sintética, árvores foram plantadas e todo entulho começou a ser retirado.

Também no dia 5 de agosto finalmente a pequena ponte no meio do trajeto foi soldada, essa ponte que precisou ser modificada para a nova bitola, e demorou muito tempo para ser revisada e readaptada para a nova condição.
Neste dia 09/08/2016, chegou o tão esperado momento: A ferrovia de 5 km entre a estação de Miguel Pereira e Governador Portela ficou pronta.
A ponte foi soldada e travada, tornando possível a primeira viajem da Litorina percorrendo todo o trajeto.
Essa primeira viagem foi realizada para uma avaliação técnica preliminar sobre as condições da linha.
Todos os entulhos estão sendo retirados, a praça antiga está sendo limpa enquanto são feitos os últimos ajustes da praça nova e da quadra.
Quanto a estação de Portela, só falta a colocação dos vidros.
Mais uma etapa concluída para o retorno do trem em Miguel Pereira. Aqui termina esse documentário com imagens da nova praça da estação, outra opção de lazer.
Ótimo histórico! Parabéns!!
ResponderExcluirObrigado
ExcluirParabéns pelo trabalho de todos que estão construindo essa maravilha !!
ResponderExcluirTodos nós agradecemos!
ExcluirEsse ramal (linha auxiliar) é de bitola métrica.
ResponderExcluirPortanto, não se justifica todo esse trabalho, se quisessem fazer um trem de turismo, mesmo percorrendo um trajeto tão pequeno. Seria de bom alvitre, faze-lo na bitola de um metro, pois seria mais fácil encontrar locomotivas e carros de passageiros disponíveis e também, teriamos a via permanente já pronta.
Concordo, mas a única oportunidade viável por vários motivos era refazer o trecho em bitola larga
Excluirgostei da reportagem
ResponderExcluirObrigado
ExcluirParabéns pra todos que estão envolvidos, mas é uma pena que ainda já se passaram todos esses anos, aproximadamente 4 anos e ainda nada de funcionar definitivamente. A diferença de Cataguases, Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador, em Minas; além de Sapucaia e Três Rios, no RJ, que a previsão de inauguração está pra a agosto.
ResponderExcluirObrigado por visitar o Blog; Infelizmente a organização que se propôs implantar um Trem Turístico nunca conseguiu inaugurar nenhum projeto, e aqui em Miguel Pereira, após iludir a todos até a automotriz/Litorina foi abandonada, assim como as estações e os 5 km de linha férrea restaurados que estão sem manutenção a meses!
ExcluirPrezado. Boa tarde.
ResponderExcluirO amigo poderia informar o prefixo completo desta litorina de Governador Portela ?
Obrigado.
Obrigado por visitar o Blog, a única identificação que tenho conhecimento e: MH9460047-F
ExcluirBoa tarde.
ResponderExcluirMuito obrigado pela informação.
Abraços.
Estamos em 2019....O trem turistico começou a andar????
ResponderExcluirObrigado por visitar o Blog, infelizmente o projeto não de certo por vários motivos, o trem se encontra na estação de Governador Portela sem autorização para trafegar no trecho de 5 quilômetro que aliás está abandonado.
ExcluirPrezado. Bom dia.
ResponderExcluirEstando o trecho abandonado não dá para colocar o trem em movimento na "marra". ?
Saudações
Infelizmente a situação e muito complicada, a ong responsável pelo trem simplesmente o abandonou, o atual prefeito não gostou do projeto, a população não apoia o projeto, e a nova via em bitola larga está cheia de irregularidades.
ExcluirSera que agora vai???
ResponderExcluirInfelizmente não e tão fácil por em prática um projeto de trem turístico que tenha a aprovação tanto de quem apoia a Litorina como de quem prefere a Maria Fumaça. O Blog manterá os seguidores informados sobre o andamento do projeto, obrigado pela visita.
ExcluirHaveria condições de colocar a Litorina e a Maria Fumaça ?. Agradaria a gregos e troianos.
ResponderExcluirSim, se a linha fosse mantida em bitola larga seria possível colocar um terceiro trilho para que a linha fosse em bitola mista, permitindo a circulação da Litorina e da Maria Fumaça mas não foi possível chegar a um consenso e por esse motivo a linha está sendo rebitolada.
Excluir