sábado, 14 de maio de 2016

Sobreviventes das Estradas de Ferro no Rio De Janeiro

A primeira a ser citada como sobrevivente material do patrimônio ferroviário e a Locomotiva a vapor batizada como "Baronesa II".

Após 132 anos da chegada do primeiro trem à Petrópolis e meio século da desativação do ramal, uma das antigas locomotivas a vapor foi restaurada, foi doada ao município de Petrópolis pela Associação Fluminense de Preservação Ferroviária - AFPF. 



Esta antiga locomotiva a vapor operou por muitos anos na Cia. Petropolitana de Tecidos, a locomotiva foi adquirida no final do século XIX pelo Barão Matos Vieira e recebeu este nome em homenagem à sua esposa e por sua dedicação à população local. 
A "Baroneza II" transportava os teares e maquinário da fábrica através da manobra de vagões de carga, no pequeno ramal, próximo à Estação Ferroviária de Cascatinha.


A fábrica entrou em crise nos anos 1950 e a loco foi vendida na década de 1960 para um ferro-velho, em Barra Mansa RJ, ainda em condições operacionais.


Escapou de virar sucata graças ao Engenheiro. Luís Octávio da AFPF que adquiriu-a. 


Foi removida em maio de 2011 para uma oficina em Nogueira onde permaneceu até 2014, quando por empenho do Engenheiro Luiz Veiga, da Regional Petrópolis, a FCTP - Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis destinou verba para o seu restauro. A tarefa coube ao especialista restaurador de locomotivas Moysés Naine.



O maquinário é um dos poucos exemplares semelhantes ainda preservados no Brasil.

No Museu Imperial De Petrópolis está guardada outra relíquia: Uma Locomotiva à vapor Baldwin, equipada com sistema de tração por cremalheira. Esta originalmente pertenceu à Leopoldina Railway e circulou no trecho da serra de Petrópolis.


Esta mesma locomotiva permaneceu durante muito tempo exposta e completamente abandonada no jardim do museu, mas na década de 90 ela foi completamente restaurada, sendo hoje uma das principais atrações do espaço.


A nº 11 foi construída pela Baldwin Locomotive Works, nos Estados Unidos, em 1897, sob o número 15229. Foi reformada pela Leopoldina nas Officinas Alto da Serra, em 1938, e recebeu ainda mais uma reforma em 1946. As locomotivas da serra de Petrópolis foram aposentadas em 05 de novembro de 1964, quando o trecho da serra, junto com o restante da Linha do Norte até Três Rios, foi erradicado.


Junto a ela temos um vagão de carga, de 1894, que possui em um dos seus rodeiros a inscrição "PGP" (E.F. Príncipe do Grão-Pará).

 Tanto a locomotiva quanto o vagão encontram-se impecáveis, o que é uma excelente notícia em relação a preservação ferroviária no Brasil.

 Em 2015 a AFPF - Associação Fluminense de Preservação Ferroviária divulgou um informativo sobre a única locomotiva existente da EF D. Pedro II, ferrovia rebatizada como EF Central do Brasil com a proclamação da República.


Se trata de uma Locomotiva Baldwin de bitola larga construída em 1889, tendo como prefixo 122, seu número de série e 10055, e sua configuração 4-4-0.


Essa raridade estava a muitos anos na oficina da Ttrans em Três Rios RJ. O material foi cedido ao município de Vassouras para ser restaurada e se tornar parte do pequeno museu ferroviário da cidade.


Tanto a concessão quanto o transporte se deu através de uma parceria entre a Prefeitura de Vassouras, DNIT e IPHAN.


Além da locomotiva também foi cedido ao município de Vassouras um vagão de madeira também de bitola larga, o vagão servia como biblioteca Ttrans.


O vagão e muito semelhante ao que se encontra em Petrópolis junto a Locomotiva cremalheira a vapor Nº 11.


 O vagão foi reformado e já se encontra posicionado na frente do museu, em uma pequena linha colocada especialmente para ele e futuramente para a locomotiva 122.


Há uma placa indicando o fabricante, a data e o número de série.


O Museu do Trem, localizado nas oficinas do Engenho de Dentro (município do Rio De Janeiro), e administrado pela Rede Ferroviária Federal foi inaugurado em fevereiro de 1984 no antigo galpão de pinturas de carros (vagões) da Estrada de Ferro Pedro II.

O museu foi fechado em 2007, e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan em 2011; Após esse longo período, foi reaberto em 2013.

Lá se encontram também uma locomotiva a vapor com sistema de cremalheira e um vagão de madeira da antiga E.F. Príncipe do Grão Pará (posteriormente Leopoldina Railway).


Embora o acervo dentro do museu esteja bem conservado, as locomotivas e peças guardadas no pátio sofrem pela ação do tempo.


A locomotiva Nº 7 com sistema de cremalheira que circulou na serra de Petrópolis e seu carro de passageiros estão em avançado processo de deterioração.


A locomotiva ficou por muito tempo exposta na área externa do museu, onde não há cobertura ou qualquer outra estrutura visando sua preservação.


As condições são lamentáveis!


O material precisa ser recuperado para ao menos minimizar a condição crítica na qual se encontram essa locomotiva e esse vagão da Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará.


9 comentários:

  1. A locomotiva 122, fabricada pela Baldwin em 1889, única remanescente entre as máquinas que rodaram na Estrada de Ferro Dom Pedro II, foi restaurada pela Prefeitura de Vassouras-RJ, em parceria firmada com o DNIT e IPHAN, e foi entregue para exposição permanente no Memorial do Trem de Vassouras, sede da Presidência da Fundação Educacional Severino Sombra, no dia 29 de setembro de 2016, data do aniversário de Vassouras. Para maiores informações vejam a reportagem exibida no RJTV no link http://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/rjtv-1edicao/videos/v/locomotiva-a-vapor-e-restaurada-em-vassouras-rj/5352062/. Venham conhecer! Ass. Renan Vinicius, prefeito de Vassouras.

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    1. Obrigado por complementar as informações sobre a Locomotiva 122, estou ciente da restauração e da exposição, em breve farei uma postagem exclusiva sobre a mesma.

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    2. http://tremdaserradoriodejaneiro.blogspot.com.br/2016/10/locomotiva-baldwin-122-estrada-de-ferro.html

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  2. Estive em Vassouras na semana de 23 a 29 de outubro de 2017, há poucos dias e pude ver a locomotiva Baldwin 10055 totalmente restaurada e exposta na estação ferroviária da cidade para a nossa alegria.

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    1. Sim meu amigo, obrigado pela visita! Felizmente essa bela locomotiva foi restaurada e está em ótimas mãos.

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  3. Parabéns pelo excelente trabalho
    Henrique Luiz - AFPF / Magé

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  4. PARABENS, BRILHANTE ESTUDO E LEVANTAMENTO, PRECISAMOS REVIVER E VIVER A MEMORIA, UM POVO SEM CULTURA E UM POVO SEM MEMORIA

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