sexta-feira, 10 de julho de 2020

A Leopoldina na Serra Dos Órgãos (Parte 1)


O termo "serra" pode ser utilizado para definir regiões que apresentam formações montanhosas e terrenos acidentados com significantes desníveis. No estado do Rio De Janeiro há vários exemplos, como parte da Serra do Mar, a Serra da Viúva, Serra da Taquara (Serra da Beleza), Serra do Tinguá, Serra da Estrela e claro, a Serra dos Órgãos.

Ao longo de toda região serrana do estado do Rio De Janeiro, a Serra Dos Órgãos era de fato o trecho mais desafiador a ser transposto por uma ferrovia.



Pequenas companhias deram os primeiros passos na construção dos trechos iniciais da Linha Do Cantagalo e do Ramal Do Sumidouro, mas foi sob administração da Leopoldina que as ferrovias atingiram sua glória. 

A Estrada De Ferro Do Cantagalo começou a ser construída em 1859 no município de Itaboraí, partindo da estação de Porto Das Caixas.


A linha seguia por uma área praticamente inabitada tendo como obra mais significante uma imponente ponte de ferro próxima a parada de Escurial.


Seis quilômetros a frente se localizava a estação de Sambaitiba, uma aldeia na área rural do município de Itaboraí. Das construções ali erguidas, a pequena capela no leito da via férrea foi a única que resistiu as adversidades.


Cerca de dez quilômetros a frente estava a estação de Papucaia.


A partir daí os trilhos seguiam em direção a estação de Japuíba que originalmente foi batizada de Sant' Anna em homenagem a santa padroeira dessa localidade no município de Cachoeiras De Macacu.


A primeira sessão da ferrovia entre Porto Das Caixas e Japuíba foi inaugurada em 23 de abril de 1860 bem como cada estação ao longo do trajeto.

Fazer um trem subir uma serra com rampas de até 15% não era uma tarefa fácil. Para tal objetivo, em 1870 a Leopoldina trouxe da Europa uma tecnologia um tanto quanto inusitada para época, o sistema de cremalheira tipo Fell.

Criado pelo engenheiro inglês John Barraclough Fell para galgar o Monte Cenis nos alpes da fronteira entre a França e a Itália, o sistema Fell consistia na tração adicional por meio de um trilho central liso por onde deslizavam quatro rodas motrizes horizontais.


As locomotivas especiais para esse sistema possuíam sob seu chassi um conjunto de rodas que pressionadas contra o trilho central aumentavam a aderência enquanto as rodas motrizes tradicionais operavam normalmente.


No inicio de 1870 a linha entre Porto Das Caixas e Japuíba a bitola foi reduzida para métrica, em 29 de março do mesmo ano deu-se início a segunda sessão da ferrovia.


A estação de Valério na verdade era apenas uma "parada" com plataforma e uma singela construção onde ficava o guarda chaves, pois neste ponto começava o trecho com cremalheira, além disso havia uma duplicação da via possivelmente para manobras.

E possível reparar a chave do AMV (aparelho de mudança de via), uma linha secundária, e mais a frente o terceiro trilho da cremalheira.


E intrigante o início da cremalheira ser em uma curva tão fechada, entretanto não há registros com maiores informações. 

A partir desse ponto a linha já chegava a 7% de inclinação, rumo a estação de Boca Do Mato, inaugurada em 18 de dezembro de 1873 como parte da segunda sessão da ferrovia.


Após a estação de Boca Do Mato, o trem seguia beirando o rio macacu e ganhando altitude a cada quilômetro alcançado.


Ainda em uma região de mata no atual Parque Estadual Dos Três Picos, o trem se aproximava da estação de Agente Maia que também possuía uma caixa d'água, aproveitando-se das muitas nascentes existentes no local.


A estação de Pindorama era utilizada como posto telegráfico pois era o único meio de comunicação numa região afastada de tudo e propícia a deslizamentos sobre a linha.


As curvas fechadas com rampas chegando a 10% de inclinação exigiam grande esforço motriz, mesmo com as locomotivas especiais.


A estação de Pena era um pouco mais que uma parada pois contava com uma grande caixa d'água de pedra, funcionava como posto telegráfico e ao lado havia uma casa de turma de dois andares que servia como alojamento para os operários da Leopoldina.


A estação de Registro possuía a mesma características das paradas e pequenas estações ao longo da linha.


Para chegar a Teodoro De Oliveira, o trem passava sob um viaduto na Rodovia Presidente João Goulart, e seguia subindo um dos trechos mais íngremes da serra.



Finalmente o trem chegava na estação de Teodoro De Oliveira onde o terceiro trilho não era mais tão necessário, e a linha voltava a sua forma convencional. Anexado ao pátio da estação havia oficinas de manutenção para as locomotivas e vagões. 


Uma observação interessante e que embora a cremalheira a partir desse ponto não fosse mais utilizada, inicialmente as grandes locomotivas francesas "Couin" (fabricadas especificamente para o sistema de cremalheira fell), elas seguiam com dois ou três vagões até o centro de Nova Friburgo. 


Um dos motivos para as locomotivas subirem até Friburgo e que la havia um girador que permitia mudar a direção da máquina uma vez que as engrenagens do sistema mecânico interno dificultavam o movimento de reversão da mesma.


Mas voltando ao percurso, em Teodoro De Oliveira os trens partiam por mais um trecho, agora em livre aderência até a estação de Mury, que foi construída para ser só uma parada.


O crescimento do bairro formado em sua maioria por colonos suíços aumentou a demanda de passageiros e a pequena plataforma deu lugar a uma estação. O nome e uma homenagem a Luiz Mury, morador que cedeu parte de suas terras para a passagem da ferrovia.


Depois de galgar a serra o trem chegava em Nova Friburgo que ostentava uma estação formada por três casas no estilo colonial.


Dois quilômetros a frente, mais afastada do centro da cidade foi construída uma estação exclusivas para cargas, chamada de Friburgo - Cargas.


Em geral, ao chegar na estação de Conselheiro Paulino havia baldeações entre dois ramais, a linha principal que seguia passando por Cantagalo, chegando ao município de Itaocara (Ramal De Portela), e o Ramal Do Sumidouro que se estendia até Melo Barreto em Além Paraíba.

Nas próximas postagens vamos viajar pelo Ramal De Portela e pelo Ramal Do Sumidouro através da Linha Do Cantagalo.

2 comentários:

  1. Certamente era uma viagem inesquecível subir a Serra do Mar em meio a essas admiráveis paisagens. Parabéns pela postagem!

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    1. Obrigado pela visita, na próxima postagem darei continuidade a essa viagem no tempo.

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