quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

O Futuro Incerto do Trem em Miguel Pereira

A Linha Auxiliar, construída inicialmente pela Estrada De Ferro Melhoramentos Do Brasil chegou a possuir 240,108 quilômetros de extensão, sendo 75,560 quilômetros localizados dentro do município de Miguel Pereira. 

Atualmente o único trecho operacional está preservado graças a Associação Fluminense de Preservação Ferroviária AFPF que vem lidando com invasões na linha, obstruções e uma recente alteração de bitola que reduziu o trecho ao mísero número de 1,15 quilômetros.

Em 2015 numa tentativa de reativação parcial da linha para fins turísticos o trecho de 4,484 quilômetros entre as estações de Miguel Pereira e Governador Portela teve a bitola alterada de 1,00 (métrica) para 1,60 (larga), isolando completamente o material rodante pertencente a AFPF que costumava fazer esse percurso. 

Na época a única opção disponível para o projeto de um trem turístico envolvia uma automotriz diesel hidráulica de bitola larga da ONG Amigos do Trem, mas por falta de comprometimento das partes envolvidas, tudo foi abandonado.

Por questões políticas o novo prefeito se negou a dar continuidade ao projeto embora tenha se mostrado interessado na implantação de um trem turístico desde que fosse com uma locomotiva a vapor bem como as que fizeram história na cidade. O que deu início a uma caça por uma locomotiva a vapor em condições operacionais.

A automotriz conhecida como litorina foi impedida de circular por diversos motivos: a linha em bitola larga foi construída com uma série de irregularidades técnicas; Durante uma avaliação da ANTT agência nacional de transportes terrestres a litorina apresentou defeitos em um dos motores; E em nenhum momento a ONG Amigos do Trem proprietária da litorina conseguiu cumprir as exigências que pensariam a favor do projeto apesar do impasse político.

Sob a gestão do prefeito André Português em Miguel Pereira foi realizada uma parceria com a Fecomércio, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro que cedeu para o novo projeto turístico uma locomotiva a vapor e quatro carros de passageiros (vagões), mas seria preciso reduzir a bitola para métrica tal qual seu formato original, ou adicionar um terceiro trilho para transformar a linha em bitola mista, que permitiria a circulação tanto da Litorina quanto da "Maria Fumaça" que aliás e da mesma bitola do trenzinho da AFPF.

A possibilidade de permitir a circulação da litorina através da bitola mista levou a decisão de restaurar a bitola métrica em toda a linha. Esse empreendimento sairia muito caro, então foi realizada uma licitação para empresas interessadas em assumir o projeto e administra-lo durante certo tempo, entretanto nenhuma empresa se manifestou interessada, aliado a isso surgiu a pandemia e o foco mudou completamente, as atenções se voltaram às medidas sanitárias e o período eleitoral, até que o prefeito André Português foi reeleito, fato que não mudou em absolutamente nada a situação do projeto do trem.

Não há como esconder a decepção em ver mais um trem abandonado sob sol e chuva, sem manutenção e com segurança precária. Se nenhuma empresa manifestou interesse no trecho devido a quantidade de adaptações necessárias, a prefeitura deveria dar um salto de fé nesse projeto e investir pelo menos na readequação dos 4,484 quilômetros de linha entre Miguel Pereira e Governador Portela e divulgar a viabilidade de um projeto mais simples, e conforme obtivesse retorno financeiro, poderia cobrir os gastos e atrair investidores.

O projeto de rebitolagem que permitiria a circulação da "Maria Fumaça" inclui a reconstrução do triângulo de reversão em Governador Portela e a construção de um girador de locomotivas no centro da cidade, ambos com a finalidade de inverter o sentindo da máquina de acordo com a direção do trem. 

A frustrante licitação realizada sem sucesso fez parecer que a ideia mirabolante como de reativar 29,438 quilômetros de linha entre as estações de Miguel Pereira e Conrado poderia atrair grandes empresas para assumir essa missão sem levar em conta que estamos lidando com uma realidade bem diferente de 25 anos atrás quando a linha ainda estava intacta e era possível controlar pequenos incidentes.

E muito triste dizer isso mas e algo inviável! O trecho da Linha Auxiliar na região da serra de Miguel Pereira está inativo desde 1997, quase não há mais trilhos, o leito da ferrovia sofreu deslizamentos, algumas estações foram demolidas, as que resistiram foram descaracterizadas, e o Viaduto Paulo de Frontin que seria a maior atração do percurso possui 134 anos.

Conhecido popularmente como "ponte de Vera Cruz" o Viaduto não passa por qualquer tipo de manutenção há 25 anos, desde quando o ramal foi desativado. Reconhecido como parte do patrimônio Belga no Brasil, mesmo com uma possível reativação da linha, e provável que o tráfego de trens sobre essa estrutura fosse proíbido devido o desgaste e os riscos de acidente, ou seja, não há chances por mais otimistas de que esse trecho da ferrovia possa ser reconstruído.

Para um projeto nessas proporções os gastos em levar a linha até Conrado poderiam chegar a 100 milhões. Então e melhor manter os pés no chão, dar importância ao que realmente importa e fazer tudo que estiver ao alcance para não repetir os erros do passado. 

Após analisar essas informações pode parecer que não há esperanças, mas e possível sim colocar esse trem para funcionar por um valor bem menor, basta manter o percurso na região plana que apesar de estar em área urbana, tem sim suas belezas. 

O trecho entre a estação de Paty Do Alferes e Governador Portela possuí 10,718 quilômetros de extensão, não há invasões, os trilhos estão preservados e a única necessidade e a construção de uma pequena ponte onde foi aberta uma passagem ao lado do antigo "pontilhão" em Paty.

Caso o prefeito queira manter o trem apenas no município de Miguel Pereira, basta ter um pouco de boa vontade e começar ajudando a AFPF com a reintegração dos trilhos soterrados a partir da entrada do bairro lagoinha. E desenterrar os trilhos até a divisa entre Miguel Pereira e Paty Do Alferes na antiga parada de Pedras Ruivas.

Outro ponto importante que foi muito criticado diz respeito aos carros de passageiros que vieram junto com a locomotiva pois na verdade são vagões leito, usados como dormitórios. Até os engates são incompatíveis, pois para formar uma composição e preciso que todos os vagões estejam conectados uns aos outros e a locomotiva de forma segura.

Tanto a locomotiva a vapor quanto os vagões vieram do Sesc Grussaí em São João da Barra RJ, onde existem mais quatro locomotivas semelhantes e diversos vagões próprios para o transporte de passageiros. 

A locomotiva N° 220 estava em condições operacionais, precisando apenas de reparos estéticos, mas os vagões leito vieram com a justificativa de que seriam reformados pela empresa que assumisse a operação do trem turístico. Como a licitação foi um fracasso o trem permanece parado na estação de Portela sem os devidos cuidados.

Nem tudo são perdas, ter uma "Maria Fumaça" como atração mesmo estática não deixa de ser um atrativo turístico, temos como exemplo a cidade de Vassouras, Conservatória em Valença, Nogueira em Petrópolis, e tantos outros lugares onde um trem mesmo parado vira cartão postal pois tem seus méritos reconhecidos, formam a identidade cultural de um lugar.

Em fevereiro de 2020 foi reinaugurado o museu ferroviário de Miguel Pereira que devido a pandemia não pode ficar aberto a visitação pública. Espera-se que com o controle da transmissão do covid-19 a prefeitura permita o acesso ao acervo reunido na antiga estação. Aliás o acervo e tão grande que precisou ser dividido e algumas peças se encontram no pórtico em Governador Portela.

Aos amigos e seguidores que acompanham o projeto do Vagão sabem das dificuldades enfrentadas para regularizar a documentação e impedir que o mesmo fosse sucateado.

O vagão foi cedido a mim Matheus Figueiredo pela Vli/FCA com autorização do DNIT departamento nacional de infraestrutura e transporte para preservar, restaurar e transformar o velho vagão em um museu ferroviário vinculado ao Blog Trem Da Serra Do Rio De Janeiro.

Embora muitos tenham se mostrado solidários a causa e ao meu empenho em cuidar desse vagão, nem o prefeito André Português ou seus vereadores apoiaram de fato esse projeto particular que apesar disso seria uma atração a mais para o município de Miguel Pereira.

Houve quem prometesse ajudar a conseguir patrocinadores e alcançar o valor de 10 mil reais, mas bastou passar a eleição para a conversa mudar, foi proposto que com uma doação simbólica eu fizesse algo como uma feijoada e uma live de pagode para angariar fundos e multiplicar o valor "investido". Não tenho nada contra mas esse não e o tipo de evento que desejo associar a imagem do meu Blog e do meu projeto que como já foi divulgado anteriormente segue o estilo retrofuturista SteamPunk, algo completamente diferente de manifestações populares carnavalescas e fora do contexto ferroviário.
 
O Blog Trem Da Serra Do Rio De Janeiro e uma empresa particular que através do vagão tem o objetivo de criar um museu ferroviário temático e interativo, funcionando de maneira independente, sem qualquer relação com o museu ferroviário municipal ou as tentativas de implantação de trens turísticos.

O futuro do que restou da nossa ferrovia ainda e incerto, o pátio de Governador Portela segue silencioso, sem a escandalosa buzina da litorina, o charmoso apito da Maria Fumaça, e o soar do sino anunciando a chegada de mais um trem.

Nessa estação de encontros e despedidas jaz o sonho de apreciar a nostalgia que somente o trem sabe despertar nas almas de quem teve a oportunidade de conhecê-lo e na imaginação de quem nunca teve esse privilégio.



9 comentários:

  1. Continuamos na torcida pelo Trem da Serra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por visitar o Blog, também estamos torcendo para que essa luta não seja em vão.

      Excluir
  2. Gostaria de saber se em agosto 2021 existe o passeio de trem. Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado por visitar o Blog. Infelizmente não há qualquer possibilidade de algum trem turístico entrar em operação ainda em 2021.

      Excluir
  3. Torço para que um dia esses dilemas ferroviários sejam resolvidos... infelizmente no Brasil não há um político sequer que se debruçado sobre essa causa

    ResponderExcluir
  4. Saberia dizer se na linha para Jacutinga em Alberto Furtado havia alguma linha acessória ligando a fazenda da Bolívia? Neste caso teria que atravessar o rio preto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não consegui encontrar nada sobre a fazenda mencionada para verificar se havia ligação com o Ramal de Jacutinga.

      Excluir
  5. Saberia me dizer, onde ficaram os arquivos de funcionaros da antiga estaçao de coronel cardozo?

    ResponderExcluir