quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Trem Turístico Paty Do Alferes

 

Paty do Alferes manteve grande parte da linha férrea preservada, fato que contribui para revitalizar o ramal desativado há 20 anos.

Com empenho dos órgãos públicos e o apoio dos moradores e comerciantes da cidade, esta ideia poderá render benefícios para todos e até restabelecer o trafego ferroviário de Governador Portela à Paraíba do Sul.


Para haver progresso, todos devem acreditar e persistir por mais difícil que sejam as circunstâncias e as barreiras pelo caminho.

O importante e que seja divulgado o desejo dos patienses em ter um trem próprio como objeto preservação e forma de lazer, considerando a boa localização da estação junto a uma praça no centro da cidade, um ambiente muito agradável onde pessoas de todas as idades podem interagir e aproveitar os privilégios desse “pedacinho de céu”.

Um trem turístico gera inúmeras possibilidades de lazer e desenvolvimento sócio cultural e financeiro da região, se o fato de ter um trem "parado" já estimula a população e turistas, um trem de passageiros poderá abrir portas para maiores investimentos na cidade.


Entre todas as coisas boas em Paty Do Alferes a "Festa Do Tomate" e sem dúvida o principal sucesso da cidade.

O evento realizado pela primeira vez em 1979, organizado por técnicos da Emater e da Ceasa-RJ no bairro de Arcozelo, chegou a acontecer na época onde haviam trens diários entre Governador Portela e Avelar, contribuindo para popularizar o evento que se tornou oficial em 1987.


Localizado ao lado da Estação Ferroviária de Avelar, foi inaugurado em 1995 o Parque de Exposição para onde foi transferido o grande evento. Coincidentemente neste mesmo ano  a Rede Ferroviaria Federal encerrou sua atividade na região e lamentavelmente o trem nunca chegou a parar entre a Estação e o Parque.

Duas décadas mais tarde, parte do ramal está sendo reativado e o que parecia impossível pode se tornar realidade, há possibilidade de implantar um Trem Turístico que possa desembarcar seus passageiros na estação ao lado do parque de exposição, e destacar os pontos positivos que a cidade de Paty Do Alferes tem a oferecer, trazendo de volta a utilidade da antiga estação e a chance de interação entre toda a cidade e comércio. 

Fazer o Trem chegar a Paty Do Alferes e algo extremamente possível, o projeto já existe juntamente ao material necessário para possíveis adaptações técnicas; E garantido o fluxo de carros, ônibus, etc sem qualquer interferência nas ruas já existentes, e através de acordos e parcerias entre cidadãos, comerciantes e políticos Paty voltará a ser notícia nas mídias pelas coisas boas, as conquistas e o legado de ser ponto de chegada do Trem.
  Acredite em algo que possa trazer oportunidades de progredir junto a terra onde nascemos e escolhemos viver...

6 comentários:

  1. Sou ferroviário aposentado,da R.F.F.S/A,exerci a função de controlador de trens e com o enquadramento,passei a exercer como Agente especial de movimento de trens.Visitei algumas cidades da serra,e voltei no tempo ao ver em conservatória,mendes,e outras cidades,as estações com suas plataformas e trechos ainda com vias férreas,confesso:,me emocionei e lembrei meus tempos da ativa.Hoje ao 79 anos,ainda me lembro dos companheiros e sinto saudades,quando rendia em saída dos plantões as recomendações sobre as "tabelas"que estavam circulando,para a estação "A" vindas da estação "B".Quando se faz o que gosta,sentimos saudades quando nos aposentamos.Viajei muito a serviço,a Horto Florestal,B.Horizonte,e São paulo estação do Brás,saudades dos companheiros,queira DEUS que ele restabeleça os trechos ate Paraíba do Sul,e poderia vir até Japeri. Obrigado pelo site.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, já existem projetos visando a reativação de pequenos trechos entre Governador Portela (Miguel Pereira) e Paraíba Do Sul

    ResponderExcluir
  3. que o trem volte o mais rapido possivel,abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza o Trem resgataria a identidade cultural da cidade, preservando também a história.

      Excluir
  4. Urge estabelecer trens de passageiros diretos do Rio a Três Rios via Paty. Isso revitalizaria a região, sem prejuízo dos trens turísticos. Estou preparando uma lista de ramais a reativar (para trens regulares de passageiros) e vou incluir este ramal com certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita! A reativação deste ramal poderia ter acontecido e talvez fosse possível que os trens da Supervia chegassem até Três Rios.

      Excluir