Com a chegada da ferrovia traçada por entre as montanhas da região centro-sul fluminense, foi estabelecida a principal ligação entre o Rio de Janeiro, e as cidades da região serrana. Miguel Pereira se destacou, por suas belezas naturais como as montanhas de tom azulado, o bom clima e as flores plantadas ao longo da linha férrea, que lhe garantiu o título de "Cidades Das Rosas".
Durante uma década os trens turísticos foram a grande atração turística regional, porém com a desativação do ramal em 1997, as atividades dos trem turísticos também foram interrompidas.
Durante uma década os trens turísticos foram a grande atração turística regional, porém com a desativação do ramal em 1997, as atividades dos trem turísticos também foram interrompidas.
Uma parceria entre a Prefeitura municipal de Miguel Pereira, e a ONG Amigos Do Trem em parceria com o DNIT estão implantando o novo trem turístico regional.
O Trem Serra Azul vai ser operado pela ONG Amigos Do Trem em um trecho de 5 km liberado pelo DNIT, a prefeitura reativou as estações de Miguel Pereira, Javari e Governador Portela. O pequeno percurso e apenas a primeira parte do projeto que visa expandir a linha que abrange municípios vizinhos que simpatizam com a ideia.
O ponto de partida e na estação de Miguel Pereira, reconhecida como patrimônio e reformada pela prefeitura, em uma das salas está a guarda municipal, a sala maior onde fica o núcleo histórico da cidade, e a bilheteria que vai voltar a atividade original.
A área urbana cresceu ao longo da ferrovia (como nas cidades próximas), portanto ao longo do caminho e comum ver casas, lojas e carros.
A Litorina e uma auto motriz: um carro de passageiros "vagão" que possui motor próprio e não precisa de locomotiva, podendo ser comandada através da cabine 1 ou da cabine 2, foi projetada como trem de luxo na década de 60, usada como trem expresso entre Rio De Janeiro e São Paulo; Tem capacidade para 74 passageiros e 4 operários, possui dois banheiros e sistema de ventilação que proporciona maior conforto durante as viagens.
Que fique claro que a Litorina não vai ser usada como trem metropolitano para ser concorrente das empresas de ônibus, vans ou táxis; Apesar do trecho pequeno o Trem é Turístico, e só funcionará em dias determinados, (não vai ser como os trens que circulavam pela linha em vários horários com preços populares para transporte de pessoas e cargas). O Trem Serra Azul e uma opção de lazer que apresenta aos passageiros um pouco dos encantos de Miguel Pereira, um resumo de tudo de bom que se tem por aqui.
O primeiro passo foi dado, Miguel Pereira tem um trem e um trecho inicial de 5 km para a circulação do mesmo, conforme o sucesso dessa iniciativa a linha será expandida.
E então o Trem chega na praça de Javari...
Na estação onde faz sua primeira parada...
E finalmente o trem chega no antigo pátio de manobras e segue rumo a estação de Governador Portela poucos metros a frente e última parada da viagem Miguel X Portela.
A estação foi reformada, os detalhes originais restaurados e ela já foi reinaugurada.
A estação de Governador Portela possui um fascinante acervo de peças, objetos e fotos da Linha Auxiliar (ramal da Estrada De Ferro Central Do Brasil) que favoreceu o desenvolvimento sociocultural e econômico para Miguel Pereira e arredores.
Lugares para conhecer após descer na estação de Portela:
Pavimentação com trilhos dos antigos galpões das oficinas de locomotivas.
Atrás da Estação de Portela tem a praça antiga, por onde passavam os trilho do manobrador (triângulo de reversão).
Em frente a estação foi construída uma nova praça com um grande pátio.
E o trem segue direto de volta para a estação de Miguel Pereira.
E a viagem termina ao chegar de volta na estação central... Volte sempre!!!
Pavimentação com trilhos dos antigos galpões das oficinas de locomotivas.
Atrás da Estação de Portela tem a praça antiga, por onde passavam os trilho do manobrador (triângulo de reversão).
Em frente a estação foi construída uma nova praça com um grande pátio.
E o trem segue direto de volta para a estação de Miguel Pereira.
E a viagem termina ao chegar de volta na estação central... Volte sempre!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário