domingo, 9 de outubro de 2016

Locomotiva Baldwin 122 - Estrada De Ferro D. Pedro II


A inauguração e o retorno da Locomotiva 122


Uma fantástica operação realizada em 17/09/2015 pela prefeitura de Vassouras, resgatou uma locomotiva a vapor fabricada nos Estados Unidos em 1889.



O trabalho com mais de 10 horas de duração começou em Três Rios, no pátio da empresa TTrans (antigo pátio da RFFSA).
 

A equipe formada por servidores da Prefeitura de Vassouras contou com o apoio dos diretores técnicos da TTrans, engenheiro Paulo Munck Machado e Aílton Medeiros da Silva. O prefeito Renan Vinicius também acompanhou toda a ação ao lado de seus secretários e coordenadores deste trabalho, além de representantes do IPHAN.

  

A logística necessária para o transporte da locomotiva, do vagão tender e de um vagão usado como biblioteca, envolveu o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que incluiu o material ferroviário a seu inventário do patrimônio ferroviário. 
 


O vagão biblioteca após passar por manutenção técnica foi colocado junto à antiga estação; Já a locomotiva e seu vagão tender foram colocados no Parque de Exposição de Vassouras onde foram completamente restaurados.


Um ano após a chegada da locomotiva e graças a parceira firmada em 2015 entre PMV, DNIT, IPHAN e FUSVE, e a Prefeitura de Vassouras, foi inaugurada a Maria Fumaça que ficará em exposição permanente junto ao Memorial Do Trem na antiga estação da cidade.


No mesmo dia da inauguração foi comemorado 159 anos de elevação da vila de Vassouras à categoria de cidade.




Não se trata somente de uma antiguidade, esse e o ultimo exemplar original da Estrada de Ferro D. Pedro II, posteriormente Estrada De Ferro Central Do Brasil.


A locomotiva 122 foi fabricada nos Estados Unidos em 1889, último ano do império no Brasil. Após a proclamação da república a ferrovia foi renomeada: E.F. Central do Brasil, e essa mesma locomotiva operou até 1952, quando ela passou a ser operada em uma fábrica de cimento em Volta Redonda, depois foi desativada dessa função e foi transferida para uma praça. Retirada pela Rede Ferroviária, a locomotiva foi depositada em Três Rios onde havia uma oficina da RFFSA. 


Depois de todo esse tempo abandonada, hoje foi reconhecida como patrimônio que fará parte do acervo Memorial do Trem, localizado na Antiga Estação Ferroviária de Vassouras, prédio que pertence a FUSVE. 


O Memorial Do Trem em Vassouras está finalmente completo após anos da desativação do ramal, hoje a estação abriga objetos que fizeram parte da ferrovia, e conta também com uma bela "Maria Fumaça" de 1889 e um vagão de 1902 fabricado na Alemanha.


6 comentários:

  1. Parabéns Matheus pelo Blog e pela cobertura do evento. Abcs

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  2. POR SER O ULTIMO EXEMPLAR DA ESTRADA DE FERRO PEDRO II,MERECIA ESTÁ MAIS PROTEGIDA,OU,QUEM SABE COLOCÁ-LA EM ESTADO DE MARCHA,ISTO É VOLTAR A FUNCIONAR,ESTAMOS FALANDO DE UM PRECIOSO ACERVO.
    ANDRÉ LUIZ JUIZ DE FORA MINAS GERAIS

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    1. Realmente essa locomotiva e um símbolo muito importante, e mesmo não podendo rodar, merecia sim estar coberta. Acredito que a prefeitura de Vassouras poderá resolver essa questão já que resgataram e reformaram tanto a locomotiva quanto o tender. Obrigado por visitar o Blog!

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  3. Muito show sou neto e bisneto de ferroviário apaixonado por ferrovia faço réplica de locomotivas

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    1. Obrigado pela visita, se quiser deixar o contato sinta-se a vontade.

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