A inauguração e o retorno da Locomotiva 122
Uma
fantástica operação realizada em 17/09/2015 pela prefeitura de
Vassouras, resgatou uma locomotiva a vapor fabricada nos Estados Unidos
em 1889.
O trabalho com mais de 10 horas de duração começou em Três Rios, no pátio da empresa TTrans (antigo pátio da RFFSA).
A
equipe formada por servidores da Prefeitura de Vassouras contou com o
apoio dos diretores técnicos da TTrans, engenheiro Paulo Munck Machado e
Aílton Medeiros da Silva. O prefeito Renan Vinicius também acompanhou
toda a ação ao lado de seus secretários e coordenadores deste trabalho,
além de representantes do IPHAN.
A
logística necessária para o transporte da locomotiva, do vagão tender e
de um vagão usado como biblioteca, envolveu o Dnit (Departamento
Nacional de Infraestrutura de Transportes) e o Iphan (Instituto do
Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que incluiu o material
ferroviário a seu inventário do patrimônio ferroviário.
O
vagão biblioteca após passar por manutenção técnica foi colocado junto à
antiga estação; Já a locomotiva e seu vagão tender foram colocados no
Parque de Exposição de Vassouras onde foram completamente restaurados.
Um
ano após a chegada da locomotiva e graças a parceira firmada em 2015
entre PMV, DNIT, IPHAN e FUSVE, e a Prefeitura de Vassouras, foi
inaugurada a Maria Fumaça que ficará em exposição permanente junto ao
Memorial Do Trem na antiga estação da cidade.
No mesmo dia da inauguração foi comemorado 159 anos de elevação da vila de Vassouras à categoria de cidade.
Não
se trata somente de uma antiguidade, esse e o ultimo exemplar original
da Estrada de Ferro D. Pedro II, posteriormente Estrada De Ferro Central
Do Brasil.
A
locomotiva 122 foi fabricada nos Estados Unidos em 1889, último ano do
império no Brasil. Após a proclamação da república a ferrovia foi
renomeada: E.F. Central do Brasil, e essa mesma locomotiva operou até
1952, quando ela passou a ser operada em uma fábrica de cimento em Volta
Redonda, depois foi desativada dessa função e foi transferida para uma
praça. Retirada pela Rede Ferroviária, a locomotiva foi depositada em
Três Rios onde havia uma oficina da RFFSA.
Depois
de todo esse tempo abandonada, hoje foi reconhecida como patrimônio que
fará parte do acervo Memorial do Trem, localizado na Antiga Estação
Ferroviária de Vassouras, prédio que pertence a FUSVE.
Parabéns Matheus pelo Blog e pela cobertura do evento. Abcs
ResponderExcluirObrigado!
ExcluirPOR SER O ULTIMO EXEMPLAR DA ESTRADA DE FERRO PEDRO II,MERECIA ESTÁ MAIS PROTEGIDA,OU,QUEM SABE COLOCÁ-LA EM ESTADO DE MARCHA,ISTO É VOLTAR A FUNCIONAR,ESTAMOS FALANDO DE UM PRECIOSO ACERVO.
ResponderExcluirANDRÉ LUIZ JUIZ DE FORA MINAS GERAIS
Realmente essa locomotiva e um símbolo muito importante, e mesmo não podendo rodar, merecia sim estar coberta. Acredito que a prefeitura de Vassouras poderá resolver essa questão já que resgataram e reformaram tanto a locomotiva quanto o tender. Obrigado por visitar o Blog!
ExcluirMuito show sou neto e bisneto de ferroviário apaixonado por ferrovia faço réplica de locomotivas
ResponderExcluirObrigado pela visita, se quiser deixar o contato sinta-se a vontade.
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