Histórico da Linha Auxiliar
A Estrada De Ferro Melhoramentos Do Brasil criada em 17 de maio de 1890 foi projetada para alcançar as cidades da região sul fluminense, parte da Serra Do Rio De Janeiro. Começando em Belém (Japeri) e terminando em Entre Rios (Três Rios), a construção desafiadora entre as sinuosas curvas da serra teve início em 1892 e foi entregue em 1898, como um ramal independente da Linha Do Centro, embora ambas dividirem o pátio da estação de Japeri, onde foi construída uma estação própria para a nova ferrovia.
Em 1903, a E.F. Melhoramentos Do Brasil foi incorporada à E.F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. Outras ferrovias foram incorporadas a ela, assim como ramais isolados, dando origem à Rede de Viação Fluminense, que tinha como tronco a Linha Auxiliar, sendo tudo gerido pela Central.
Na mesma época, o ramal de Porto Novo, que saía de Três Rios, teve a sua bitola estreitada para métrica e se tornou continuação da Linha Auxiliar, o ponto final da Linha Auxiliar passou a ser em Porto Novo Do Cunha onde havia o entroncamento com o Ramal da E.F. Leopoldina, em 1950 o ramal voltou a terminar em Três Rios sendo necessário baldeação entre a Linha Auxiliar e a E.F. Leopoldina.
A Linha Auxiliar foi projetada para escoar as mercadorias produzidas no interior, em sua maioria café e cana de açúcar, mas era comum o transporte de carga viva (vacas, cavalos, porcos, etc. Com o esgotamento da produção agrícola as grandes fazendas passaram a utilizar a ferrovia para comercializar produtos rurais como leite, ovos, grãos, verduras, etc. Nessa fase os trens eram mistos, tracionavam vagões com passageiros de 1ª e 2ª classe, vagões gaiolas para os animais, e vagões fechados para mercadorias.
O fluxo ferroviário trouxe desenvolvimento para as cidades e vilarejos, portanto cada vez eram mais frequentes os trens de passageiros que além de eficiente era acessível a todos.
A partir da década de 70 os trens de passageiros passaram a percorrer trajetos menores, dividindo espaço com trens cargueiros que passaram a usar a Linha Auxiliar como rota.
A Estrada De Ferro Melhoramentos Do Brasil criada em 17 de maio de 1890 foi projetada para alcançar as cidades da região sul fluminense, parte da Serra Do Rio De Janeiro. Começando em Belém (Japeri) e terminando em Entre Rios (Três Rios), a construção desafiadora entre as sinuosas curvas da serra teve início em 1892 e foi entregue em 1898, como um ramal independente da Linha Do Centro, embora ambas dividirem o pátio da estação de Japeri, onde foi construída uma estação própria para a nova ferrovia.
Em 1903, a E.F. Melhoramentos Do Brasil foi incorporada à E.F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. Outras ferrovias foram incorporadas a ela, assim como ramais isolados, dando origem à Rede de Viação Fluminense, que tinha como tronco a Linha Auxiliar, sendo tudo gerido pela Central.
Na mesma época, o ramal de Porto Novo, que saía de Três Rios, teve a sua bitola estreitada para métrica e se tornou continuação da Linha Auxiliar, o ponto final da Linha Auxiliar passou a ser em Porto Novo Do Cunha onde havia o entroncamento com o Ramal da E.F. Leopoldina, em 1950 o ramal voltou a terminar em Três Rios sendo necessário baldeação entre a Linha Auxiliar e a E.F. Leopoldina.
A Linha Auxiliar foi projetada para escoar as mercadorias produzidas no interior, em sua maioria café e cana de açúcar, mas era comum o transporte de carga viva (vacas, cavalos, porcos, etc. Com o esgotamento da produção agrícola as grandes fazendas passaram a utilizar a ferrovia para comercializar produtos rurais como leite, ovos, grãos, verduras, etc. Nessa fase os trens eram mistos, tracionavam vagões com passageiros de 1ª e 2ª classe, vagões gaiolas para os animais, e vagões fechados para mercadorias.
O fluxo ferroviário trouxe desenvolvimento para as cidades e vilarejos, portanto cada vez eram mais frequentes os trens de passageiros que além de eficiente era acessível a todos.
A partir da década de 70 os trens de passageiros passaram a percorrer trajetos menores, dividindo espaço com trens cargueiros que passaram a usar a Linha Auxiliar como rota.
Histórico Da Divisão Auxiliar
A
"Divisão Auxiliar" se refere a um prolongamento da Linha Auxiliar em
sentido contrário (na parte baixa do Rio De Janeiro). Do pátio de
Japeri, partia o trem que subia a serra, neste mesmo pátio havia desde
1928 uma estação especial construída para os comboios da Linha Auxiliar.
A
primeira estação da Divisão Auxiliar foi aberta em 1905, com o nome de
Estação Inicial, mais tarde ganhou o nome que homenageava o engenheiro
Alfredo Eugênio de Andrade Maia.
Entre 1923 e 1925, a estação passou por uma grande reforma, quando da implantação da linha dupla da Auxiliar.
Nos
anos 1960, a estação foi desativada, passando os trens a saírem da
estação de Barão de Mauá, da Leopoldina, na mesma época em que esta
assumiu o controle da Linha Auxiliar.
A linha Auxiliar
seguia um traçado mais ou menos paralelo ao da Central através dos
subúrbios, até se encontrarem em Japeri. De lá, ela seguia por um vale
vizinho ao da Central, subindo a serra a partir de Conrado, atingindo o
alto da serra em Governador Portela. Daí seguia por Miguel Pereira, Paty
do Alferes, Avelar e Paraíba do Sul; Atingia Três Rios e se prolongava
até Porto Novo Do Cunha.
Cidade
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Localização
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Estação
/ Parada
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Entroncamento
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Rio De Janeiro (RJ)
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Km 0
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Alfredo Maia
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Rio De Janeiro (RJ)
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Km 3,460
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São Cristóvão
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Linha Do Centro
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Rio De Janeiro (RJ)
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Km 4,879
|
Mangueira
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Rio De Janeiro (RJ)
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Km 4,379
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Triagem
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Rio De Janeiro (RJ)
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Km 5,708
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Heredia De Sá
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Rio De Janeiro (RJ)
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Km 6,280
|
Jacarezinho
|
|
Rio De Janeiro (RJ)
|
Km 7,125
|
Maria Da Graça
|
E.F. Rio Do Ouro
|
Rio De Janeiro (RJ)
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Km 7,966
|
Del Castilho
|
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Rio De Janeiro (RJ)
|
Km 9,400
|
Monhangaba
|
|
Rio De Janeiro (RJ)
|
Km 10,372
|
Cintra Vidal
|
|
Rio De Janeiro (RJ)
|
Km 10,906
|
Terra Nova
|
|
Rio De Janeiro (RJ)
|
Km 12,340
|
Thomas Coelho
|
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Rio De Janeiro (RJ)
|
Km 13,716
|
Cavalcanti
|
|
Rio De Janeiro (RJ)
|
Km 14,680
|
Engenheiro Leal
|
|
Rio De Janeiro (RJ)
|
Km 15,458
|
Eduardo Araújo
|
|
Rio De Janeiro (RJ)
|
Km 16,117
|
Magno
|
|
Rio De Janeiro (RJ)
|
Km 17,670
|
Turiassu
|
|
Rio De Janeiro (RJ)
|
Km 18,703
|
Rocha Miranda
|
|
Rio De Janeiro (RJ)
|
Km 19,521
|
Honório Gurgel
|
Ramal Deodoro
|
Rio De Janeiro (RJ)
|
Km 21,632
|
Barros Filho
|
|
Rio De Janeiro (RJ)
|
Km 23,182
|
Costa Barros
|
Ramal Pavuna
|
Rio De Janeiro (RJ)
|
Km 26,537
|
Thomasinho
|
|
São João De Meriti
(RJ)
|
Km 28,156
|
Edem
|
|
Mesquita (RJ)
|
Km 30,380
|
Rocha Sobrinho
|
|
Nova Iguaçu (RJ)
|
Km 32,384
|
Prata
|
|
Nova Iguaçu (RJ)
|
Km 34,196
|
Andrade Araújo
|
|
Nova Iguaçu (RJ)
|
Km 36,991
|
Caioba
|
|
Nova Iguaçu (RJ)
|
Km 39,678
|
Ambaí
|
|
Nova Iguaçu (RJ)
|
Km 41,821
|
Santa Rita
|
|
Nova Iguaçu (RJ)
|
Km 43,500
|
Aíva
|
|
Nova Iguaçu (RJ)
|
Km 45,140
|
Amaral
|
|
Nova Iguaçu (RJ)
|
Km 47,819
|
Carlos Sampaio
|
Ramal De Austin
|
Nova Iguaçu (RJ)
|
Km 55,303
|
Aljezur
|
|
Nova Iguaçu (RJ)
|
Km 60,500
|
Teófilo Cunha
|
|
Japeri (RJ)
|
Km 61,749
|
Japeri
|
Linha Do Centro
|
Japeri (RJ)
|
Km 67,724
|
Linha Auxiliar
|
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Japeri (RJ)
|
Km 75,530
|
Botais
|
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Miguel Pereira (RJ)
|
Km 80,390
|
Paes Leme
|
|
Miguel Pereira (RJ)
|
Km 81,168
|
Mangueiras
|
|
Miguel Pereira (RJ)
|
Km 86,776
|
Conrado
|
|
Miguel Pereira (RJ)
|
Km 88,220
|
Santa Branca
|
|
Miguel Pereira (RJ)
|
Km 92,695
|
Arcádia
|
|
Miguel Pereira (RJ)
|
Km 96,731
|
Engenheiro Adel
|
|
Miguel Pereira (RJ)
|
Km 98,278
|
Monte Sinai
|
|
Miguel Pereira (RJ)
|
Km 99,826
|
Monte Líbano
|
|
Miguel Pereira (RJ)
|
Km 102,424
|
Vera Cruz
|
|
Miguel Pereira (RJ)
|
Km 106,327
|
Francisco Fragoso
|
|
Miguel Pereira (RJ)
|
Km 111,730
|
Governador Portela
|
Ramal Jacutinga
|
Miguel Pereira (RJ)
|
Km 113,169
|
Barão De Javari
|
|
Miguel Pereira (RJ)
|
Km 114,691
|
Prefeitura Velha
|
|
Miguel Pereira (RJ)
|
Km 116,214
|
Prof. Miguel Pereira
|
|
Miguel Pereira (RJ)
|
Km 117,364
|
Praça Da Ponte
|
|
Miguel Pereira (RJ)
|
Km 118,615
|
Pedras Ruivas
|
|
Paty Do Alferes (RJ)
|
Km 120,531
|
Monte Alegre
|
|
Paty Do Alferes (RJ)
|
Km 122,448
|
Paty Do Alferes
|
|
Paty Do Alferes (RJ)
|
Km 125,645
|
Arcozelo
|
|
Paty Do Alferes (RJ)
|
Km 128,780
|
Macedo e Silva
|
|
Paty Do Alferes (RJ)
|
Km 131,340
|
Bueno Andrade
|
|
Paty Do Alferes (RJ)
|
Km 133,572
|
General Zenóbio
|
|
Paty Do Alferes (RJ)
|
Km 135,704
|
Mestre Xisto
|
|
Paty Do Alferes (RJ)
|
Km 137,535
|
Avelar
|
|
Paty Do Alferes (RJ)
|
Km 140,287
|
Vila Rica
|
|
Vassouras (RJ)
|
Km 143,112
|
Taboões
|
|
Vassouras (RJ)
|
Km 146,295
|
Caiapó
|
|
Vassouras (RJ)
|
Km 148,768
|
Andrade Costa
|
|
Paraíba Do Sul (RJ)
|
Km 151,630
|
Cavaru
|
|
Paraíba Do Sul (RJ)
|
Km 153,600
|
Medeiros
|
|
Paraíba Do Sul (RJ)
|
Km 157,060
|
Werneck
|
|
Paraíba Do Sul (RJ)
|
Km 161,800
|
Inema
|
|
Paraíba Do Sul (RJ)
|
Km 165,937
|
Paraíba Do Sul
|
Linha Do Centro
|
Paraíba Do Sul (RJ)
|
Km 171,197
|
Barão De Angra
|
Linha Do Centro
|
Três Rios (RJ)
|
Km 176,348
|
Três Rios
|
Linha Do Centro
|
Chiador (MG)
|
Km 184,318
|
Santa Fé
|
|
Chiador (MG)
|
Km 191,135
|
Penha Longa
|
|
Chiador (MG)
|
Km 195,497
|
Chiador
|
|
Sapucaia (RJ)
|
Km 203,004
|
Anta
|
|
Sapucaia (RJ)
|
Km 212,375
|
Sapucaia
|
|
Além Paraíba (MG)
|
Km 219,464
|
Benjamin Constant
|
|
Além Paraíba (MG)
|
Km 223,844
|
Teixeira Soares
|
|
Além Paraíba (MG)
|
Km 228,734
|
Simplício
|
|
Além Paraíba (MG)
|
Km 240,108
|
Porto Novo Do Cunha
|
E. F. Leopoldina
|
Fantastico
ResponderExcluirMuito Obrigado!
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