Um projeto elaborado pelo Movimento Além Dos Trilhos visando a restauração completa da Locomotiva Nº 51 alcançou seu principal objetivo em 16/07/2016 quando a "Maria Fumaça" voltou a circular após quase cinco décadas desativada.
Depois de inúmeras tentativas e conversas com o governo de Minas Gerais,
o movimento Além dos Trilhos sentiu a necessidade de procurar uma
autoridade parlamentar para que o reparo pudesse ser feito. Com os recursos recebidos e a colaboração do deputado Rogério Correia, em seis meses essa primeira fase foi concluída.
Após ser considerada sucata sem condições de recuperação, seu
valor histórico e cultural não podia ser ignorado pois se trata de uma locomotiva americana fabricada em 1880 pela The Baldwin Locomotive Works, e graças a dedicação de um grupo comprometido com a preservação ferroviária, ela está de volta aos trilhos.
A Locomotiva 51 foi adquirida pela Estrada de Ferro Leopoldina, vinda do ramal da Estrada de Ferro Pirapetinga, após a encampação desta. Em Além Paraíba a locomotiva era utilizada no transporte fúnebre entre a Estação de Porto Novo e São José.
A locomotiva 51 esteve durante algum tempo na antiga estação Guia de Pacobaíba (Barão De Mauá), circulando no que sobrou da primeira ferrovia do Brasil.
A locomotiva 51 esteve durante algum tempo na antiga estação Guia de Pacobaíba (Barão De Mauá), circulando no que sobrou da primeira ferrovia do Brasil.
Há vários anos a Locomotiva 51 encontra-se em processo de reparos para a preservação dentro das oficinas de Porto Novo através da iniciativa da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária.
A parceria entre a ABPF de Porto Novo e o Movimento Além Dos Trilhos aliada ao comprometimento com a preservação ferroviária, recuperou cada detalhe da locomotiva e seu vagão tender, mantendo as características originais e a capacidade de tração.
A parceria entre a ABPF de Porto Novo e o Movimento Além Dos Trilhos aliada ao comprometimento com a preservação ferroviária, recuperou cada detalhe da locomotiva e seu vagão tender, mantendo as características originais e a capacidade de tração.
Além deste material existe apenas outro exemplar com o mesmo modelo no mundo, e está na Inglaterra. Reconhecida como patrimônio da ABPF - regional de Porto Novo, a locomotiva 51 fará parte do acervo histórico ferroviário da antiga estação de Além Paraíba que em breve será reformada para atender um possível trem turístico tracionado por essa locomotiva e composto por carros de passageiros em madeira.
que matéria espetecular
ResponderExcluirMuito obrigado!
Excluir