quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Locomotiva 51


Um projeto elaborado pelo Movimento Além Dos Trilhos visando a restauração completa da Locomotiva Nº 51 alcançou seu principal objetivo em 16/07/2016 quando a "Maria Fumaça" voltou a circular após quase cinco décadas desativada. 


 Depois de inúmeras tentativas e conversas com o governo de Minas Gerais, o movimento Além dos Trilhos sentiu a necessidade de procurar uma autoridade parlamentar para que o reparo pudesse ser feito. Com os recursos recebidos e a colaboração do deputado Rogério Correia, em seis meses essa primeira fase foi concluída.


Após ser considerada sucata sem condições de recuperação, seu valor histórico e cultural não podia ser ignorado pois se trata de uma locomotiva americana fabricada em 1880 pela The Baldwin Locomotive Works, e graças a dedicação de um grupo comprometido com a preservação ferroviária, ela está de volta aos trilhos. 


A Locomotiva 51 foi adquirida pela Estrada de Ferro Leopoldina, vinda do ramal da Estrada de Ferro Pirapetinga, após a encampação desta. Em Além Paraíba a locomotiva era utilizada no transporte fúnebre entre a Estação de Porto Novo e São José.


A locomotiva 51 esteve durante algum tempo na antiga estação Guia de Pacobaíba (Barão De Mauá), circulando no que sobrou da primeira ferrovia do Brasil.


Há vários anos a Locomotiva 51 encontra-se em processo de reparos para a preservação dentro das oficinas de Porto Novo através da iniciativa da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária.



A parceria entre a ABPF de Porto Novo e o Movimento Além Dos Trilhos aliada ao comprometimento com a preservação ferroviária, recuperou cada detalhe da locomotiva e seu vagão tender, mantendo as características originais e a capacidade de tração.



Além deste material existe apenas outro exemplar com o mesmo modelo no mundo, e está na Inglaterra. Reconhecida como patrimônio da ABPF - regional de Porto Novo, a locomotiva 51 fará parte do acervo histórico ferroviário da antiga estação de Além Paraíba que em breve será reformada para atender um possível trem turístico tracionado por essa locomotiva e composto por carros de passageiros em madeira.


O trajeto inicial prevê uma viagem entre Além Paraíba e Cataguases, com viagens a cada 15 dias, partindo da Estação de Cataguases, realizando paradas no distrito de Aracati; Finalizando seu curso ao chegar na Estação de Vista Alegre. Outro possível percurso seria de Cataguases à Volta Grande.


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