quarta-feira, 1 de março de 2017

Entroncamento Ferroviário De Barra Do Piraí

O povoado de São Benedito Da Barra Do Piraí surgiu entre 1761 e 1765, nas sesmarias às margens direita e esquerda do rio Piraí, em sua confluência com o rio Paraíba do Sul.

Quando as minas de ouro decaíram, colonizadores senhores de escravos se dedicaram a agricultura cafeeira e logo dominaram grandes áreas serra acima.


O lugar recebeu um grande incentivo para seu desenvolvimento. Assim, o povoado cresceu e tornou-se o centro do comércio do café da região, fato que propiciou a construção de uma ferrovia inaugurada 7 de agosto de 1864 pelo Imperador, para ser o maior entroncamento ferroviário do Brasil.


Administrada pela E.F.C.B, a linha que chegava a Barra Do Piraí partia da antiga estação D. Pedro II, seguia para Japeri e subia rumo a serra das araras. A linha seguiu para Minas Gerais e chegou a Juiz de Fora em 1875.


Da Estrada De Ferro Central Do Brasil, foi aberto um entroncamento com o Ramal De São Paulo e com o Ramal Da Rede Mineira De Viação, para cargas em geral pois em 1888 foi abolida a escravidão e a queda na exportação de café afetou o transporte ferroviário.


Mesmo com a construção dos ramais das estradas de ferro para São Paulo e Minas Gerais, a exportação de café não era mais tão lucrativa, no entanto a ferrovia ainda era o principal meio de comunicação entre as cidades vizinhas e o centro econômico de Barra do Piraí.


No auge do transporte ferroviário, Barra Do Piraí era o maior entroncamento ferroviário da América Latina, dando acesso ao Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.


Barra Do Piraí teve sua malha ferroviária administrada de 1864 a 1889 pela E.F. Dom Pedro II; De 1889 a 1975 pela E.F. Central Do Brasil; De 1975 a 1996 pela RFFSA e desde 1996 está sob concessão da MRS Logística. A extinta RMV (Rede Mineira de Viação) também trafegou por essa linha na mesma época da Estrada De Ferro Central Do Brasil.


Até o ano de 1996, a RFFSA operava a Linha do "Barrinha", um trem de passageiros que ligava o município de Japeri no pé da serra das Araras ao topo de Barra do Piraí, onde fazia paradas na maioria das antigas estações como os trens de passageiros que percorriam a Linha Do Centro em sua totalidade.


A grande Rotunda de Barra Do Piraí foi construída pela E.F. Central Do Brasil em 1891 com o formato de 360º e atualmente está em atividade sob concessão da MRS Logística.


Hoje a linha do Centro em Barra Do Piraí e exclusiva para o tráfego de trens cargueiros, com exceção da parte próxima ao Rio de Janeiro, por onde trafegam trens metropolitanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário