terça-feira, 28 de março de 2017

Viaduto Paulo De Frontin 120 anos

Há 120 anos atrás, na região serrana do estado do Rio De Janeiro foi inaugurado o Viaduto Paulo De Frontin, fabricado na Bélgica e construído para a Estrada De Ferro Melhoramentos Do Brasil.


A fama devido ao seu formato e sua grandiosidade, permanece encantando os olhos daqueles que a cruzam, seja de trem ou por pura curiosidade.


Caminho de tantos destinos, testemunha de chegadas e partidas, está na lista das maiores obras da engenharia ferroviária do Brasil, superando as expectativas de qualquer um sobre uma ferrovia que une a "roça" aos balanços de subúrbios na "cidade grande".


Chega a ser irônico o fato de que a exatamente 100 anos após sua inauguração, o trem cruzou o grande viaduto pela última vez. Mas os bons momentos estão gravados na história e merecem ser relembrados nesse dia tão especial que marca a contribuição da Bélgica com as ferrovias no Brasil.


A "Ponte De Vera Cruz" como ficou conhecido o viaduto, se popularizou e se tornou um cartão postal que apesar de mudar constantemente, inspira velhos ferroviários e novos admiradores a sonhar com o dia em que um forte apito ecoará sobre a estrutura avisando que o Trem está de volta.


Na década de 70 os trens de passageiros reduziram o tamanho das composições e assim, quase sempre uma locomotiva tracionando três vagões era capaz de ocupar quase todo o viaduto de 82 metros de comprimento sem contar as cabeceiras.


Nestes 120 anos o trem mais famoso a percorrer a serra de Miguel Pereira foi o "Trem Azul" que fazia viagens turísticas, passando pelo viaduto na descida e na subida.


O Viaduto Paulo De Frontin foi usado para gravações de algumas telenovelas,uma das vezes foi no último episódio da versão antiga da novela "Sinhá Moça".


Com a desativação das atividades ferroviárias, hoje o viaduto de 32 metros de altura e usado para praticar esportes radicais como rapel e bungee jumping.


E aqui fica a homenagem do Blog Trem Da Serra Do Rio De Janeiro ao Viaduto Paulo De Frontin que se tornou um importante símbolo da ferrovia na região serrana do RJ.

4 comentários:

  1. Estou procurando fotos da ponte e cheguei aqui. Legal ver a história. Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E impressionante como tantas fotos de ângulos diferentes ainda surpreendem seus admiradores. Obrigado.

      Excluir
  2. Como seria legal voltar tudo isso mesmo porque traria a história novamente é o turismo para nossa cidade imagina uma viagem por estes caminhos seria sensacional maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por visitar o Blog, realmente uma viagem por essa estrada de ferro devia ser fantástica, quem sabe um dia...

      Excluir