A UVAFER - União Valenciana para Preservação Ferroviária e uma instituição que está expandindo o museu ferroviário de Valença, para revitalizar o espaço ao lado da estação.
Essa associação também está reunindo um vasto acervo ferroviário até o momento foram guardados por ex-ferroviários aposentados e interessados no assunto.
Recentemente, um movimento no antigo pátio ferroviário de Santos Dumont em Minas Gerais surgiram entre outros vagões e uma automotriz, 3 carros de passageiros em aço de carbono fabricados em Valença no auge da ferrovia entre 1960 e 1970.
O grupo de representantes da UVAFER foi até o pátio que atualmente e administrado pela MRS para verificar as condições dos vagões e comversar sobre a possibilidade de traze-los de volta para a cidade de Valença.
Segundo o presidente da associação Miguel Augusto Pellegrini, o diretor financeiro Antonio Carlos Dahbar Arbex e outros membros fundadores estão em curso as ultimas etapas da formalização da transferência do material.
“...Nós temos uma tradição de cem anos de vida ferroviária. Temos uma família ferroviária expressiva, mesmo de segunda ou terceira geração. Tenho certeza que, depois de iniciados os trabalhos, essa teia de ferroviários se interessará pela nossa ideia...” diz Miguel Augusto Pellegrini.
Em Juiz De Fora, na quinta feira dia 19/01/2017, membros da MRS Logística S/A e da UVAFER discutiram o apoio para a retirada dos vagões já obtidos que estão "presos" no pátio em Santos Dumont (MG).
Além do presidente da instituição, professor Miguel Pellegrini, participaram ainda Sebastião Vieira e Eduardo Carvalho, dirigentes da Associação Comercial de Valença; além de representantes da Secretaria de Cultura e do Jornal Local
Ao longo do ano de 2017 a UVAFER realizou grandes conquistas, reúnidas numa linha do tempo, demonstrando toda a dedicação a esse projeto.
No início de setembro, foram agilizados os trâmites para a retirada e transferência dos vagões. Os trilhos, dormentes e todo o material necessário também foi cedido e com o auxílio de carretas, chegaram ao local onde a estrutura será montada.
Os vagões foram oficialmente cedidos pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) e aguardam para serem transportados. O trabalho deverá ser concluído com a possível transferência de uma locomotiva a vapor, para completar o acervo, mas por enquanto a confirmação e somente dos três vagões.
Após serem devidamente posicionados no pátio de Santos Dumont, os vagões puderam começar a serem limpos e preparados.
A MRS liberou a doação dos trilhos e dormentes, o INEPAC liberou a área solicitada para colocar os vagões e a prefeitura aprovou o projeto. Com o apoio de todos, tudo está se encaminhando conforme o esperado.
A colocação dos dormentes começam a dar maior noção sobre como será o resultado final.
Passo a passo, e a linha vai se formando. No local, com a presença do INEPAC, os detalhes são adaptados de acordo com o espaço solicitado pela prefeitura.
Com o apoio do prefeito Fernandinho Graça, as britas que são usadas para o assentamento da linha, os dormentes e os trilhos, já estão no local.
A MRS novamente colaborando com o projeto, liberou a doação de mais dormentes e dos trilhos para que a prefeitura dê início a montagem da linha.
Com o material reunido, o espaço demarcado e os trilhos prestes a chegarem, chega a máquina e os operários da prefeitura para assentar a linha que será dividida em três partes, sendo uma para cada vagão.
Finalmente os trilhos começam a chegar e o trabalho pesado continua em Valença.
Enquanto isso, outra equipe faz os primeiros ajustes para a restauração dos vagões.
Entre os dias 26 e 27 de setembro de 2017 os trilhos são fixados aos dormentes e a linha assentado sobre as britas. E os colaboradores sempre presentes para conferir todos os detalhes e participar desse grande passo rumo a preservação.
Tudo está correndo conforme o planejado, e após finalizar a etapa de fixação dos trilhos, a MRS Logística será comunicada para providenciar o transporte dos vagões.
A UVAFER só obteve acesso a retirada dos vagões pois é uma instituição privada apoiada pelo poder público que tem o dever de preservar o patrimônio da União representado pelos vagões, além de preservar também a cultura e história dos valencianos para formar cidadãos mais dignos de suas raízes.
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Todos os vagões possuem as placas de identificação legítima de que foram construídos nas oficinas ferroviárias de Valença. E possível ver como eram construídos esses carros de passageiros em aço de carbono, o processo de montagem e a manutenção.
Conheça um pouco mais o interior dos vagões, em diferentes fases:
Geralmente nos carros de passageiros (vagões) de 2ª classe os assentos eram de madeira. Pode parecer que assentos de madeira não ofereciam conforto, mas além do material ser de excelente qualidade, eles possuíam formato anatômico.
A maior prova da qualidade dos vagões fabricados nas oficinas de Valença, e o fato de estarem perfeitamente conservados após tantos anos depositados sem qualquer cuidado.
Está sendo realizada a manutenção interna e externa para preservar ao máximo as características originais. Os outros dois vagões possuem assentos estofados, o que leva a crer que faziam parte da 1ª classe, e também estão em bom estado.
Por incrível que pareça, o fator determinante na preservação desses vagões foi o fato das janelas permanecerem fechadas desde quando foram depositados em Santos Dumont MG.
Com o intuito de traze-los de volta a Valença em grande estilo, existe uma equipe super dedicada em limpar, desempenar, e deixar os vagões prontos para a viagem.
Essa postagem não termina aqui! Muito em breve o conteúdo será atualizado, mantendo todos bem informados de acordo com o progresso desse grande projeto!
Muito boa a idéia para salvar esses carros que fatalmente seriam sucatas dentro de pouco tempo.
ResponderExcluirPorém, eles são de bitola larga, não sei faram trem de turismo.
Obrigado pela visita, os vagões são de bitola larga sim e estão sendo preparados para exposição permanente ao lado da estação de Valença.
ExcluirParabéns pela iniciativa para resgatar a história da ferrovia de Valença. Agora, deve-se iniciar a retomada da "casa do engenheiro" ao lago da Prefeitura. Aquele prédio foi adquirido pela Prefeitura por volta de 1984 mas nunca foi utilizado pela municipalidade. Tem que entrar com um ação de imissão de posse. Na época do Fabio Vieira tentou-se, mas entraram com ação errada, entraram com emissão de posse em lugar de imissão de posse.
ResponderExcluirSim, esse projeto e de grande importância para a cidade. Agradeço pela visita!
ExcluirNota: onde disse ao lago da Prefeitura, retifico para ao LADO da Prefeitura na rua Dr. Figueiredo.
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