sábado, 27 de janeiro de 2018

Marco Histórico Ferroviário Em Valença


A preparação para o translado dos vagões de volta para Valença começou no dia 18 de janeiro de 2018. Uma locomotiva da MRS buscou os três vagões no pátio ferroviário recém-desocupado de Santos Dumont - MG.






A composição seguiu até a estação de Ewbank da Câmara - MG onde as carretas e os guindastes aguardavam a chegada para retirá-los dos trilhos.





Para garantir a segurança durante o procedimento de içar os vagões, o trabalho foi adiado para o dia 19 de janeiro, com o apoio da MRS, Polícia Militar e dos operários da transportadora; Além do sr. Miguel Pellegrini, Marco Silvestre, Luiza Luth, Paulo Farani e Jose Campos; Todos acompanhando de perto cada detalhe.




O primeiro a ser içado e colocado em uma das carretas foi o vagão 6388.






Por precaução e segurança, os eixos foram removidos para seguirem sendo transportados separadamente e recolocados no local de destino.






Saindo de Ewbank da Câmara as carretas já com os vagões foram encaminhadas ao galpão da empresa transportadora para verificar a fixação da carga.




O primeiro a ser liberado foi o vagão 6388. Enquanto isso a equipe se preparava para içar o segundo vagão 6392.




Para aproveitar a claridade antes do pôr-do-sol, o vagão 6861 também foi içado de uma vez, assim foi possível retirar de uma só vez os quatro truques da linha.




Dando continuidade ao carregamento, o vagão 6861 foi colocado na segunda carreta, e logo depois o vagão 6392 na terceira carreta.





No dia seguinte foram feitos os últimos ajustes de segurança e logo os vagões estavam liberados para seguir viagem.





Um longo caminho foi percorrido, a maior parte pela rodovia 393, passando por Três Rios, Vassouras e Barra Do Piraí.



No caminho as carretas fizeram uma parada em um posto de gasolina para que os três vagões chegassem ao local juntos.





Enquanto as carretas com os vagões estavam na estrada, os guindastes e o caminhão com os truques já haviam chegado em Valença.






Vale lembrar que cada vagão possui um par de truques compostos por dois eixos e quatro rodas. Cada truque possui a mesma numeração do veículo a qual pertence e a indicação de onde deve ser instalado. 




Os caminhões com braços mecânicos e os guindastes foram usados para desembarcar os truques e posicioná-los em seu devido local em cada uma das três linhas.












E então chegou o grande momento, os tão esperados vagões chegaram em Valença.





As carretas fizeram a volta ao redor da antiga estação, passando por onde ficam os ônibus do terminal rodoviário, e estacionaram ao lado, na praça onde as linhas foram montadas.




Por diversos motivos, os vagões só foram colocados sobre os eixos no dia seguinte após a área ser isolada, além disso o processo de içamento só foi realizado na presença dos operários, técnicos, profissionais autorizados e os membros da UVAFER.













O resultado final saiu de acordo com o planejado e a UVAFER - Museu Ferroviário De Valença está vendo o sucesso deste projeto.







Conheçam melhor o interior dos vagões fabricados nas oficinas de Valença:


Embora tenham sido construídos no mesmo ano e na mesma oficina, os vagões possuem características distintas, dois vagões possuem bancos de madeira e um possui bancos acolchoados e com refrigeração distribuída ao longo do corredor de cada um.





Carros de passageiros de segunda classe costumavam ter bancos de madeira sem acolchoamento e banheiros simples.



O outro vagão, em melhor estado possui assentos estofados e em ótimo estado de conservação! Os banheiros também possuem certos melhoramentos e o revestimento interno chega a ser "futurista" embora tenham sido construídos nos anos de 1970.






Para os visitantes, agora ao lado da antiga estação ferroviária de Valença onde funciona o Museu Ferroviário da União Valenciana, também estão os três vagões que serão restaurados, fazendo parte do acervo histórico do Museu, como um novo atrativo para os turistas e os visitantes interessados no assunto.




Planta e número de identificação dos vagões sob administração da UVAFER: #6388 #6392 #6861.



O Blog Trem Da Serra Do Rio De Janeiro parabeniza a prefeitura de Valença por apoiar o projeto da UVAFER em preservar e valorizar nosso patrimônio ferroviário!!!

2 comentários:

  1. Infelizmente, vemos os nossos trens terem um final em praças públicas, como se não precisássemos deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma triste consequência do fim das nossas ferrovias foi não ter onde colocar as locomotivas e os vagões que foram tão importantes para o desenvolvimento do estado do RJ e do Brasil.

      Excluir