terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Inauguração do Memorial Ferroviário: Miguel Pereira - Governador Portela


No dia 7 de fevereiro o município de Miguel Pereira recebeu em dobro o que foi lhe tirado em 2015, foi inaugurado o novo Museu Ferroviário, com tantos itens em seu acervo que foi necessário dividir as peças entre a estação de Miguel Pereira e o Pórtico em Governador Portela.


O primeiro museu ferroviário da região foi aberto na estação de Miguel Pereira na década de 1990, sendo transferido para Portela em 2001 permanecendo lá até 2015 quando foi iniciada a reforma das estações, sendo assim foi necessário retirar todos os objetos e documentos que permaneceram cinco anos longe do público.



Como parte do projeto de implantação da "Maria Fumaça" para o novo trem turístico, o Memorial Ferroviário exibe algumas preciosidades que fizeram parte da ferrovia na região.

O prefeito André Português além de reativar o museu, conseguiu dobrar a quantidade de objetos em exposição com doações de entusiastas ferroviários e objetos recuperados com os anos. 


Com mais peças o museu não poderia se limitar a uma sala na estação, por isso foi preciso dividir o acervo, deixando no prédio do pórtico uma amostra desses tesouros da ferrovia que trouxe o desenvolvimento ao município de Miguel Pereira.



O Blog Trem Da Serra Do Rio De Janeiro apresenta um tour informativo com imagem e descrição das peças que compõe o acervo do Memorial Ferroviário de Miguel Pereira.

Livros de registros de visitas desde a inauguração nos anos 199.


Ferramentas de manutenção de via permanente.


Balança pequena, tenaz, prensa de mesa e outras ferramentas.


Balança de grande porte.


Balança de médio porte, máquina de datilografia e farol de locomotiva.


Farol de locomotiva.


Banco estofado de vagão de passageiros.


Sino da estação de Governador Portela.


Semáforo (siga e pare) usado nos pátios de manobras de Governador Portela e Conrado.


Aparelho Staff (licenciador de circulação entre estações).


Pedra de amolar e baú de ferramentas.


Cofre da estação.


Quepe de maquinista e telefone de mesa para comunicação entre estações.


Relógio e telefone de parede.


Peças recolhidas após a desativação do ramal.


 Chave com sinalização para mudança de via.


Semáforo (siga e pare) usado nos pátios de manobras de Governador Portela e Conrado.

Este item em particular traz em relevo a inscrição E.F.C.B. (Estrada De Ferro Central Do Brasil) e está funcionando perfeitamente, alternando as luzes verde e vermelha.


Sino da estação de Miguel Pereira.


Armário embutido (usado para organizar cartas na época em que os serviços postais utilizavam os trens como transporte, e as estações para envios e recebimentos).


Mesa do telegrafista (proveniente da estação de Conrado).


Aparelho telégrafo.


Relógio de ponto (máquina de bater cartão).


Telefone de parede.


Relógio de parede do escritório da estação.


Prateleira com lâmpadas, válvulas, fusíveis e isoladores de louça.


Torno mecânico das oficinas de Governador Portela.


Placa de uma locomotiva fabricada pela American Locomotive General Electric GE em junho de 1949.


Placa da locomotiva a vapor N° 231 e acessórios de manutenção.


Tranca de escritório, válvula de locomotiva e ferramenta para cortar canos de ferro.


Relógios elétricos, molas de amortecimento e livro de códigos de vagões.


Macaco hidráulico para locomotivas e vagões.


Finalizando, na estação de Miguel Pereira há uma parede com objetos diversos relacionados a este trecho da Linha Auxiliar, incluindo as bandeiras de sinalização originais utilizadas durante o tráfego de trens na região.


Os detalhes sobre a chegada da Maria Fumaça (locomotiva 14119), as obras na linha, e a operação do novo trem turístico de Miguel Pereira continuará tendo destaque nas próximas postagens.

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