No dia 7 de fevereiro o município de Miguel Pereira recebeu em dobro o que foi lhe tirado em 2015, foi inaugurado o novo Museu Ferroviário, com tantos itens em seu acervo que foi necessário dividir as peças entre a estação de Miguel Pereira e o Pórtico em Governador Portela.
O primeiro museu ferroviário da região foi aberto na estação de Miguel Pereira na década de 1990, sendo transferido para Portela em 2001 permanecendo lá até 2015 quando foi iniciada a reforma das estações, sendo assim foi necessário retirar todos os objetos e documentos que permaneceram cinco anos longe do público.
Como parte do projeto de implantação da "Maria Fumaça" para o novo trem turístico, o Memorial Ferroviário exibe algumas preciosidades que fizeram parte da ferrovia na região.
O prefeito André Português além de reativar o museu, conseguiu dobrar a quantidade de objetos em exposição com doações de entusiastas ferroviários e objetos recuperados com os anos.
Com mais peças o museu não poderia se limitar a uma sala na estação, por isso foi preciso dividir o acervo, deixando no prédio do pórtico uma amostra desses tesouros da ferrovia que trouxe o desenvolvimento ao município de Miguel Pereira.
O prefeito André Português além de reativar o museu, conseguiu dobrar a quantidade de objetos em exposição com doações de entusiastas ferroviários e objetos recuperados com os anos.
Com mais peças o museu não poderia se limitar a uma sala na estação, por isso foi preciso dividir o acervo, deixando no prédio do pórtico uma amostra desses tesouros da ferrovia que trouxe o desenvolvimento ao município de Miguel Pereira.
O Blog Trem Da Serra Do Rio De Janeiro apresenta um tour informativo com imagem e descrição das peças que compõe o acervo do Memorial Ferroviário de Miguel Pereira.
Sino da estação de Governador Portela.
Semáforo (siga e pare) usado nos pátios de manobras de Governador Portela e Conrado.
Semáforo (siga e pare) usado nos pátios de manobras de Governador Portela e Conrado.
Semáforo (siga e pare) usado nos pátios de manobras de Governador Portela e Conrado.
Este item em particular traz em relevo a inscrição E.F.C.B. (Estrada De Ferro Central Do Brasil) e está funcionando perfeitamente, alternando as luzes verde e vermelha.
Este item em particular traz em relevo a inscrição E.F.C.B. (Estrada De Ferro Central Do Brasil) e está funcionando perfeitamente, alternando as luzes verde e vermelha.
Sino da estação de Miguel Pereira.
Armário embutido (usado para organizar cartas na época em que os serviços postais utilizavam os trens como transporte, e as estações para envios e recebimentos).
Relógio de ponto (máquina de bater cartão).
Telefone de parede.
Relógio de parede do escritório da estação.
Prateleira com lâmpadas, válvulas, fusíveis e isoladores de louça.
Torno mecânico das oficinas de Governador Portela.
Placa de uma locomotiva fabricada pela American Locomotive General Electric GE em junho de 1949.
Placa da locomotiva a vapor N° 231 e acessórios de manutenção.
Tranca de escritório, válvula de locomotiva e ferramenta para cortar canos de ferro.
Relógios elétricos, molas de amortecimento e livro de códigos de vagões.
Macaco hidráulico para locomotivas e vagões.
Finalizando, na estação de Miguel Pereira há uma parede com objetos diversos relacionados a este trecho da Linha Auxiliar, incluindo as bandeiras de sinalização originais utilizadas durante o tráfego de trens na região.
Os detalhes sobre a chegada da Maria Fumaça (locomotiva 14119), as obras na linha, e a operação do novo trem turístico de Miguel Pereira continuará tendo destaque nas próximas postagens.
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