O primeiro trem chegou a Miguel Pereira em 1898 sob a administração da Estrada De Ferro Melhoramentos Do Brasil, que inaugurava um trecho de Alfredo Maia até Três Rios.
Para percorrer os 197,657 quilômetros em bitola métrica a recém inaugurada E.F. Melhoramentos Do Brasil importou da Alemanha 10 locomotivas, três carros de passageiros e 24 vagões de diversos tipos.
Mas as locomotivas mais emblemáticas foram a Passific 327 e a Mikado 1424, essas máquinas incríveis tracionaram os lendários Trem Da Serra e Trem Azul.
Infelizmente com a desativação da Linha Auxiliar todas as locomotivas a vapor foram realocadas e transferidas, atualmente ambas operam trens turísticos da ABPF - Associação Brasileira de Preservação Ferroviária.
Buscando investir no potencial turístico de Miguel Pereira, o prefeito André Português se reuniu no Palácio Guanabara com o Governador do Rio Wilson Witzel para firmar uma parceria que permitisse ao município reativar parte da malha ferroviária para operar um trem turístico.
Encontrar uma locomotiva a vapor disponível para esse projeto não foi uma tarefa fácil, mas o empenho do prefeito André Português fez acontecer no gabinete do governador Wilson Witzel uma parceria com o presidente da Fecomércio Florêncio de Queiroz, que cedeu o material rodante que irá compor o trem turístico.
A "Maria Fumaça" de prefixo 220 fazia parte de uma das atrações do Sesc Gruçaí em São João Da Barra - RJ, e como a pousada possui outras locomotivas, ceder uma delas para trafegar numa ferrovia novamente afirma a credibilidade depositada nesse projeto.
A Maria Fumaça renumerada como 220 e uma locomotiva do tipo Consolidation (2-8-0), seu número de série e 14119, e sua história tem início muito tempo antes da construção da E.F. Melhoramentos Do Brasil, posterior Linha Auxiliar E.F.C.B.
Fabricada pela Baldwin Locomotive Works em 1894 foi adquirida no mesmo ano pela Estrada De Ferro Sorocabana em São Paulo, mas só entrou em serviço em 1903. A ferrovia Sorocabana surgiu por iniciativa privada para transportar as safras de algodão e café.
Por volta de 1950 a locomotiva 14119 foi adquirida pela Leopoldina Railway para operar nas linhas em bitola métrica no Rio De Janeiro, entretanto não há maiores informações sobre os motivos ou as condições dessa transferência.
Na região norte do Rio De Janeiro existiam grandes engenhos e plantações de cana de açúcar, e nesse cenário o transporte ferroviário foi de vital importância para a expansão do setor. Foi através da Leopoldina Railway surgiu a locomotiva Consolidation 14119, uma das preferidas para os serviços de cargas por queimar madeira ao invés de carvão, sendo mais econômica.
Nessa região a maior parte dos ramais eram administrados pela Leopoldina, mas havia entroncamentos entre as linhas da Leopoldina e das usinas de cana, sendo normal o compartilhamento de linhas para manobras entre trens de diferentes companhias.
Por volta dos anos de 1960 e 1970 as ferrovias começaram a substituir as máquinas a vapor por novas locomotivas a diesel, e nesse processo o material rodante que saía de operação era desmontado ou vendido, e esse fato atraiu o interesse das usinas.
A Usina Barcelos decidiu investir no "vapor", construindo em sua propriedade uma ferrovia particular interligada as linhas da Leopoldina e posteriormente da RFFSA.
Quando o material rodante como locomotivas e vagões recebiam baixa, tinham dois destinos: o desmantelamento ou a venda, possibilitando que usinas e fazendas pudessem adquirir e operar seus próprios trens em ramais particulares.
A locomotiva 14119 voltou a operar, mas agora nas linhas da Usina Barcelos, e assim como ela, outras locomotivas e vagões tiveram uma nova oportunidade sendo restaurados e recebendo uma pintura personalizada em tons sóbrios e com o nome da usina.
Quando o material rodante como locomotivas e vagões recebiam baixa, tinham dois destinos: o desmantelamento ou a venda, possibilitando que usinas e fazendas pudessem adquirir e operar seus próprios trens em ramais particulares.
A locomotiva 14119 voltou a operar, mas agora nas linhas da Usina Barcelos, e assim como ela, outras locomotivas e vagões tiveram uma nova oportunidade sendo restaurados e recebendo uma pintura personalizada em tons sóbrios e com o nome da usina.
Em 2009 a Usina Barcelos encerrou suas atividades, seus bens foram vendidos, no caso das locomotivas, cinco foram adquiridas pelo Sesc - Serviço Social do Comércio.
O destino dessas locomotivas foi o Sesc Grussaí, unidade localizada em São João da Barra - RJ, uma pousada com várias atrações temáticas que agora teria também uma pequena ferrovia como opção extra de lazer para seus hóspedes.
A Consolidation 14119 foi rebatizada com o número 220 e recebeu uma nova pintura, com tons mais vibrantes.
O destino dessas locomotivas foi o Sesc Grussaí, unidade localizada em São João da Barra - RJ, uma pousada com várias atrações temáticas que agora teria também uma pequena ferrovia como opção extra de lazer para seus hóspedes.
A Consolidation 14119 foi rebatizada com o número 220 e recebeu uma nova pintura, com tons mais vibrantes.
Além da nova numeração e pintura, cada locomotiva do Sesc homenageia importantes ferrovias brasileiras, a "Maria Fumaça" 220 traz em seu tender a inscrição "Rede Mineira De Viação". Mas e importante ressaltar que não há vinculo dessa locomotiva com a RMV.
Embora tenha 126 anos a locomotiva N° 14119 atualmente 220, ainda possui uma incrível força de tração, formando composições com até quinze vagões cheios.
Segundo o prefeito André Português, inicialmente o projeto da Maria Fumaça em Miguel Pereira contará com cinco vagões de passageiros e talvez um lanchonete.
A locomotiva está em excelente estado de conservação e totalmente operacional. Por enquanto ela está passando por uma inspeção técnica e receberá uma nova pintura bem como seus vagões.
Enquanto isso o trecho original de bitola métrica em Miguel Pereira está recebendo um pouco mais de atenção após anos de invasões.
Enquanto isso o trecho original de bitola métrica em Miguel Pereira está recebendo um pouco mais de atenção após anos de invasões.
Nesse ponto existe um AMV aparelho de mudança de via (desvio), os trilhos da linha secundária foram retirados há muito tempo mas com a implantação de um novo trem talvez seja necessário reativar pelo menos alguns metros para que a locomotiva faça a reversão.
Após estudos da equipe responsável pela implantação da Maria Fumaça foi concluído que não há motivos para manter a bitola larga, devendo-se então adequar a ferrovia aos padrões originais e ao projeto atual.
Os trabalhos já começaram na estação de Governador Portela.
Agora em fevereiro foi publicado pela Prefeitura de Miguel Pereira dois convites para a inauguração do Memorial Ferroviário em Governador Portela e do Museu Ferroviário de Miguel Pereira.
se a maria fumaça voltar mesmo sera um sonho realizado de muitos que ja subiram e desceram aquela serra. os bons tempos estarão de volta.
ResponderExcluirDessa vez tudo está a favor da ferrovia, aos poucos o trem voltará a ocupar o espaço que lhe foi tomado. Obrigado por visitar o Blog.
ExcluirEssa linha pra ficar interessante deveria ser até Arcozelo, ou Vera Cruz.
ResponderExcluirOlá, infelizmente o trecho em Arcozelo foi invadido de forma irreversível, nem mesmo uma grande concessionária como a MRS teria caminho. Já o trecho de serra, e possível recuperar até Conrado que e a última estação antes de Japeri ainda de pé.
ExcluirMas, vocês têm planos de extender até Conrado ou Botaes? 9APESAR DE QUE, NÃO ACHO MUITO INTERESSANTE PARA VOCÊS IREM ATÉ BOTAES). Mas, seria ótimo. Para irem até Botaes, iriam logo atè Japeri. Que quem sabe, pegariam passageitos (turisticos) já iniciando o passeio até Miguel Pereira ou Paty do Alferes. Seria fantástico. Não é mesmo?
ExcluirO projeto envolve somente o município de Miguel Pereira, pois se reativar o trecho da serra já seria algo muito caro, chegar a outro município seria um investimento de risco. E no que diz respeito Paty Do Alferes, enquanto o atual prefeito estiver no poder, não há qualquer possibilidade do trem cruzar o limite entre as cidades.
ExcluirBoa noite Matheus Figueiredo. td bem? Gostaria de saber como está o andamento sobre a volta do trem da serra? Já estão mexendo no trecho ou ta parado esperando alguma coisa? Desde já, muito obrigado pela atenção
ResponderExcluirOlá, obrigado por visitar o Blog. O primeiro trecho que está recebendo atenção e o de Portela onde a locomotiva e os vagões serão descarregados. A chuva nos últimos dias atrasou um pouco a operação mas essa semana a tão sonhada "Maria Fumaça" estará de volta a nossa ferrovia.
ExcluirObrigado amigo. Esperamos ansiosamente.
ExcluirParabéns pela postagem do Blog. O Vapor Volta....
ResponderExcluirObrigado pela visita, em breve haverá uma nova postagem com atualizações sobre esse projeto.
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