Ontem, sexta feira 4 de março de 2022, o prefeito André Português através do seu Instagram divulgou uma nova parceria com a Fecomércio que doou ao município de Miguel Pereira mais duas locomotivas a vapor e alguns carros de passageiros para o projeto do trem turístico.
A reunião entre o prefeito de Miguel Pereira e o presidente da Fecomércio do Rio Antonio Florencio de Queiroz para formar mais essa parceria contou também com a colaboração do governador Claudio Castro e do presidente da Sicomércio Miguel Pereira Leôncio Lameira de Oliveira.
Ainda nesta sexta feira 4 de março, já havia ao lado da rodoviária de Miguel Pereira um guindaste a espera da chegada da locomotiva.
A segunda locomotiva a vapor doada para o projeto do trem turístico chegou durante a madrugada discretamente e foi colocada nos trilhos do pátio de Governador Portela na manhã de sábado.
Infelizmente não foi possível acompanhar a chegada da locomotiva nem a o içamento para colocá-la nos trilhos da mesma linha onde se encontra a locomotiva N° 220 e seus quatro vagões dormitórios, mas para cada etapa desse processo o Blog fará atualizações sobre o andamento.
Segundo consta em sua placa de identificação, a locomotiva N° 250 do tipo 2-4-0T foi fabricada pela Baldwin sob o número de série 51772, porém seu formato não é original.
Essa máquina possui um tanque sobre a caldeira que era utilizado para armazenar a água que abastece o sistema a vapor, e originalmente esse tipo de locomotiva não possui tender (vagão onde se armazena água e lenha). Seu formato original se assemelha a locomotiva da imagem abaixo recentemente restaurada pela ABPF.
Essa locomotiva a vapor, assim como as outras existentes no Sesc foram usadas inicialmente pela Estrada De Ferro Leopoldina, e quando receberam baixa por não estarem aptas a servir esta estrada de ferro, foram vendidas para usinas de cana-de-açúcar no norte do estado do Rio De Janeiro.
As locomotivas 220 e 250 são provenientes da Usina Barcelos em São João Da Barra RJ, onde operavam transportando cana-de-açúcar, sendo que a locomotiva 250 se destacava no serviço de manobras que exigia muito esforço de tração. Como forma de aumentar sua aderência sobre os trilhos, o espaço para armazenar água sobre sua caldeira foi preenchido com areia fazendo com que ficasse mais pesada
Na ausência da ficha técnica da máquina Nº 51772, só é possível relatar as características genéricas de seu modelo.
De acordo com a classificação Whyte a locomotiva tipo 2-4-2T é chamada de Columbia, seu arranjo de rodas permite bom desempenho de tração independente da direção, entretanto as não é eficiente em alta velocidade.
Com a modificação de sua cabine para adicionar o tender, a locomotiva ganhou mais estabilidade sendo muito útil também nos serviços do circuito ferroviário do Sesc, e provavelmente será de grande relevância para o futuro trem turístico de Miguel Pereira.
Após a desativação das usinas, a locomotiva 51772 foi adquirida pelo Sesc de Grussaí onde foi incorporada ao material rodante utilizado com finalidade turística dentro do complexo recreativo, nessa nova fase a locomotiva foi numerada como 250.
Existem algumas particularidades que sugerem que essa locomotiva pode ter pertencido a Leopoldina antes de entrar em serviço na(s) usina (s) pois algumas peças possuem a sigla L. R. que significam Leopoldina Railway.
A locomotiva N° 250 está no pátio da estação de Governador Portela na mesma linha em que está a N° 220 e seus vagões. Separadas por poucos metros.
Até o momento não ficou claro como as locomotivas serão utilizadas pois ambas estão em condições operacionais embora a exposição continua ao sol e a chuva já estão deixando marcas de ferrugem na locomotiva N° 220.
Locomotivas do tipo 2-4-2T eram usadas para manobras e por isso quase sempre não tinham tender acompanhando, mas reativando o triângulo de reversão em Portela e construindo um girador na estação de Miguel Pereira, não vai haver necessidade de usar uma segunda máquina para manobrar vagões.
Uma possibilidade para economizar trilhos seria colocar as duas locomotivas na mesma composição, cada uma apontada para um lado como a Litorina e os trens metropolitanos que possuem duas cabines onde na estação terminal o maquinista apenas troque de lugar.
Uma terceira locomotiva a vapor deve chegar essa semana, porém para ficar apenas em exposição como as existentes em Conservatória, Vassouras, Nogueira, e tantos outros lugares em que turistas fazem questão de tirar fotos mesmo sem que o trem funcione.
Segundo a publicação do prefeito os novos carros de passageiros deverão chegar também nesta semana, o Blog Trem Da Serra Do Rio De Janeiro estará acompanhando qualquer atividade para fazer a cobertura completa da chegada desse material rodante de extrema importância para esse projeto.
Muito interessante o texto! Espero que o projeto em Miguel Pereira siga adiante, coisa rara no país. Fiquei apenas na dúvida por que a locomotiva 250 traz a sigla EFBM (estrada de Ferro Bahia a Minas) em sua pintura. Acho que esssa informação deveria estar no texto. Ela recebeu essa sigla em no SESC de Grussaí como uma homenagem à ferrovia mineira-baiana?
ResponderExcluir