quarta-feira, 27 de abril de 2022

Trem de Gelo em Ipiabas

Um antigo vagão do famoso Trem de Prata agora será parte da nova atração de Ipiabas em Barra Do Piraí.

Em janeiro desse ano foi anunciado o projeto de revitalização da estação de Ipiabas e o recebimento de um dos vagões inox do trem de prata para ser usado como complemento de um espaço gastronômico.

O vagão que irá compor o Trem De Gelo passou os últimos vinte anos estacionado em um pátio da RFFSA em Juiz De Fora, e após tanto tempo esquecido poderá ressurgir de uma nova forma, como ponto turístico de Barra Do Piraí. 


O projeto Trem de Gelo vai transformar o antigo vagão em uma espécie de pub temático servindo drinks especiais no "ice bar", o ambiente será mantido a -20C° com tempo máximo de exposição ao frio, uma proposta desafiadora mas que possui grande potencial devido a localização onde constantemente são realizados eventos e shows de alto nível.


Breve histórico da ferrovia em Ipiabas:

A Linha da Barra surgiu a partir da junção de três estradas de ferro: Estrada De Ferro Pirahyense; Estrada De Ferro Santa Isabel Do Rio Preto; e Viação Férrea Sapucaí. 

A estação de Ipiabas foi inaugurada em 1881 quando a E.F. Santa Isabel Do Rio Preto construía a ligação do trecho entre Barra do Piraí a Conservatória, concluído em 1883.

O primeiro entroncamento acontecia em Barra Do Piraí quando a E.F. Santa Isabel Do Rio Preto encontrava os trilhos da Estrada De Ferro Pirahyense que se entendia até Passa Três em Rio Claro.

O terceiro trecho do que seria a Linha da Barra foi construído a partir de 1893 pela V.F. Sapucaí, ligando Conservatória a Santa Rita Do Jacutinga e posteriormente a Soledade de Minas.

A união das três ferrovias do oficializada em 1889 quando a Viação Férrea Sapucaí comprou todo o trecho até Passa Três.

A estação de Ipiabas foi desativada em 1861 com a extinção do trecho Barra Do Piraí x Santa Rita Do Jacutinga.

Trem de Prata, os luxuosos vagões inox da RFFSA:

Em 1994 a Rede Ferroviária Federal pôs em serviço um novo trem expresso entre o Rio de Janeiro e São Paulo chamado Trem de Prata, em referência aos vagões Budd inoxidáveis que eram sinônimo de luxo e conforto para seus passageiros.

Apesar dos desgastes aparentes, o vagão tem muito potencial e pode ser perfeitamente adaptado para criar uma atmosfera com baixas temperaturas e permitir que visitantes utilizem o ambiente de maneira social.

Na estação de Ipiabas, foi montada a linha em bitola larga onde o vagão ficará posicionado de forma estratégica como um novo trem chegando.


Além da reforma do material rodante o vagão passará por modificações internas e externas para proporcionar maior conforto dos usuários e estilo ao ambiente. 


No pátio de Juiz de Fora o embarque do vagão e dos truques contou com dois guindastes e duas carretas.

O comboio que partiu na manhã do dia 14 de abril chegou a Ipiabas no final da tarde do mesmo dia.



Descarregando os truques e o vagão:

A estação de Ipiabas: com o vagão devidamente posicionado, basta aguardar sua reforma e também da estação. A inauguração do novo empreendimento turístico está prevista para junho, seguiremos aguardando para em breve poder divulgar esse trabalho que mesmo indiretamente é sim uma forma de preservar o patrimônio ferroviário que muito nos serviu.


Além da restauração da estação de Ipiabas um grande espaço está sendo preparado para grandes eventos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário