Um antigo vagão do famoso Trem de Prata agora será parte da nova atração de Ipiabas em Barra Do Piraí.
Em janeiro desse ano foi anunciado o projeto de revitalização da estação de Ipiabas e o recebimento de um dos vagões inox do trem de prata para ser usado como complemento de um espaço gastronômico.
O vagão que irá compor o Trem De Gelo passou os últimos vinte anos estacionado em um pátio da RFFSA em Juiz De Fora, e após tanto tempo esquecido poderá ressurgir de uma nova forma, como ponto turístico de Barra Do Piraí.
O projeto Trem de Gelo vai transformar o antigo vagão em uma espécie de pub temático servindo drinks especiais no "ice bar", o ambiente será mantido a -20C° com tempo máximo de exposição ao frio, uma proposta desafiadora mas que possui grande potencial devido a localização onde constantemente são realizados eventos e shows de alto nível.
Breve histórico da ferrovia em Ipiabas:
A Linha da Barra surgiu a partir da junção de três estradas de ferro: Estrada De Ferro Pirahyense; Estrada De Ferro Santa Isabel Do Rio Preto; e Viação Férrea Sapucaí.
A estação de Ipiabas foi inaugurada em 1881 quando a E.F. Santa Isabel Do Rio Preto construía a ligação do trecho entre Barra do Piraí a Conservatória, concluído em 1883.
O primeiro entroncamento acontecia em Barra Do Piraí quando a E.F. Santa Isabel Do Rio Preto encontrava os trilhos da Estrada De Ferro Pirahyense que se entendia até Passa Três em Rio Claro.
O terceiro trecho do que seria a Linha da Barra foi construído a partir de 1893 pela V.F. Sapucaí, ligando Conservatória a Santa Rita Do Jacutinga e posteriormente a Soledade de Minas.
A união das três ferrovias do oficializada em 1889 quando a Viação Férrea Sapucaí comprou todo o trecho até Passa Três.
A estação de Ipiabas foi desativada em 1861 com a extinção do trecho Barra Do Piraí x Santa Rita Do Jacutinga.
Trem de Prata, os luxuosos vagões inox da RFFSA:
Em 1994 a Rede Ferroviária Federal pôs em serviço um novo trem expresso entre o Rio de Janeiro e São Paulo chamado Trem de Prata, em referência aos vagões Budd inoxidáveis que eram sinônimo de luxo e conforto para seus passageiros.
Apesar dos desgastes aparentes, o vagão tem muito potencial e pode ser perfeitamente adaptado para criar uma atmosfera com baixas temperaturas e permitir que visitantes utilizem o ambiente de maneira social.
Na estação de Ipiabas, foi montada a linha em bitola larga onde o vagão ficará posicionado de forma estratégica como um novo trem chegando.
Além da reforma do material rodante o vagão passará por modificações internas e externas para proporcionar maior conforto dos usuários e estilo ao ambiente.
No pátio de Juiz de Fora o embarque do vagão e dos truques contou com dois guindastes e duas carretas.
O comboio que partiu na manhã do dia 14 de abril chegou a Ipiabas no final da tarde do mesmo dia.
Descarregando os truques e o vagão:
A estação de Ipiabas: com o vagão devidamente posicionado, basta aguardar sua reforma e também da estação. A inauguração do novo empreendimento turístico está prevista para junho, seguiremos aguardando para em breve poder divulgar esse trabalho que mesmo indiretamente é sim uma forma de preservar o patrimônio ferroviário que muito nos serviu.
Além da restauração da estação de Ipiabas um grande espaço está sendo preparado para grandes eventos.
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