Como havia prometido, nessa postagem sobre o andamento das obras na ferrovia entre Miguel Pereira e Governador Portela vou destacar os pontos de maior interesse que começaram a tomar forma nessa última semana.
O pátio de Governador Portela.
Há algumas semanas quando parte do pátio de Portela começou a ser escavado, as linhas principais que passavam por dentro e por fora da estação foram redescobertas revelando alguns AMVs ainda inteiros.
Como todos os dormentes se desfizeram os trilhos ficaram soltos e portanto não era possível apenas fazer substituições, por isso as linhas foram arrancadas para que o pátio seja nivelado e reconstruído.
Os trabalhos de terraplanagem irá favorecer o pátio de manobras e também o possível prolongamento da linha em direção a serra.
Alguns trilhos das linhas desmontadas vão ser utilizados no triângulo.
A escavação ainda tem muito a revelar sobre o que restou do pátio original.
O triângulo de reversão.
Como todos que vem acompanhando as obras sabem, uma das linhas do triângulo já foi traçada recebendo os primeiros dormentes e os trilhos.
A reconstrução do triângulo deve acontecer nos próximos dias, os dormentes já estão posicionados e as peças necessárias para a montagem de pelo menos um AMV inteiro já estão separadas próximo a estação.
O recuo ocupa um espaço com vinte metros de comprimento e essa semana já receberam os dormentes para determinar a posição em que as linhas devem ser montadas.
Os novos dormentes foram posicionados do outro lado também.
Dormentes, trilhos, placas, talas, pregos e parafusos.
Mais um trecho rebitolado.
Dando continuidade na redução de bitola da linha principal, um trecho de aproximadamente quinze metros a partir da estação em direção a Miguel já está em bitola métrica. Ao lado é possível ver os dormentes da linha do triângulo que será conectada a linha principal que passa por dentro da estação.
Mais à frente, na entrada do pátio de Portela perto da passagem de nível, mais vinte metros de linha já estão em bitola métrica.
Troca de dormentes.
Mesmo em trechos já rebitolado, o trabalho de substituição de dormentes ainda está sendo realizado conforme a necessidade.
Em alguns pontos ainda é preciso corrigir diferenças nos trilhos, e a colocação de novos dormentes nas passagens de nível.
Na semana passada foi possível acompanhar o trabalho de limpeza da linha empilhando os dormentes velhos a beira da linha, nessa sexta feira, os dormentes inutilizados eram carregados em carrinhos sobre os trilhos e levados até um caminhão muck que os recolhia em determinados pontos de acesso a ferrovia.
O grande trecho em linha reta entre o supermercado Unidos e o novo prédio da faculdade ainda está recebendo reparos.
Após a parada Prefeitura Velha o excesso de lastro está sendo retirado para efetuar a troca de dormentes.
A reconstrução do trecho em Vila Selma.
No início da semana o trecho que passa por trás do antigo INSS e vai até a parada Prefeitura Velha totalizando 500 metros foi desmontado em razão das irregularidades.
Os trilhos, placas e pregos foram separados até que seja feita a terraplanagem do trecho para o assentamento da linha, mas nenhum dos dormentes poderá ser reaproveitado.
O nível de irregularidades no solo e deterioração dos dormentes levou os responsáveis pela obra a refazer todo o trecho antes que seja tarde demais.
O girador de locomotivas.
No centro da cidade, o girador já foi escavado e agora uma máquina está preparando a fundação que será concretada.
Atualização 15 de julho de 2022
Uma das linhas do triângulo de reversão está parcialmente reconstruída, nesse ponto os trilhos já foram pregados nos dormentes e assentados sobre a primeira camada de lastro.
Os vagões que estavam dentro da estação foram retirados para junto da antiga caixa d'água.
Os trilhos da nova linha estão conectados aos trilhos originais da passagem de nível em frente a AFALA (associação ferroviária dos aposentados da linha auxiliar).
Seguindo em direção a ponta mais distante atrás da estação, o local permanece com uma camada de lastro e alguns dormentes posicionados para receberem os trilhos.
No trecho de linha original escavado há algumas semanas o trabalho de terraplanagem foi concluído.
Com o espaço livre começaram os preparativos para montar o prolongamento da linha principal e secundária, lembrando que as linhas laterais do triângulo são ligadas a linha que passa por dentro da estação e essa por sua vez é conectada a linha secundária que passa por fora da estação.
Foi preciso desmontar a linha original com seus AMVs para poder recuperar os trilhos e algumas das peças.
Voltando ao pátio, essa visão privilegiada dá uma noção do quão grandioso era o complexo ferroviário de Governador Portela.
Sobre o material utilizado, todos os dormentes são novos, os trilhos são reaproveitados a medida do possível bem como talas, placas, pregos e parafusos. Entretanto por estar construindo linhas do zero os trilhos estão sendo fixados por parafusos novos que permitem mais estabilidade.
Dentre o material recuperado estão três chaves de mudança de via.
Na entrada do pátio a passagem de nível foi interrompida para a redução da bitola.
Os dormentes continuam sendo trocados ao longo da linha
A reconstrução dos 500 metros de linha no bairro Vila Selma ainda aguardam a retirada dos dormentes podres (todos que estão empilhados) e depois a limpeza desse grande corredor.
No centro da cidade as obras de construção do girador avançam para a parte estrutural.
Os trilhos entre o espaço do girador e o trecho entre a estação e a "rua coberta" permanece em bitola larga, possivelmente será um dos últimos trechos a ser alterados.
Nesse sábado 16 de julho de 2022 recebi imagens me atualizando sobre as atividades no pátio de Governador Portela. Hoje a segunda linha do triângulo começou a ser montada tendo inclusive os trilhos presos nos dormentes.
Mesmo aos finais de semana os trabalhos na ferrovia não podem parar.
Atualização extra 18 de julho de 2022.
Aproveitando por estar em Portela nessa segunda feira, resolvi ir até o pátio para ver pessoalmente o andamento das obras. Uma das linhas do triângulo de reversão já está completa, chegando onde será instalado um AMV para que a locomotiva entre no recuo e mude de via.
Na linho do lado oposto onde havia uma depressão perto da passagem de nível em frente a AFALA, foi corrigida com camadas de lastro.
Na passagem de nível localizada na entrada do pátio, os trabalhos agora se concentram no nivelamento da linha que teve o excesso de lastro retirado. Nessa fase são realizados também ajustes e trocas de dormentes pois com a linha limpa é possível verificar os danos.
As obras no girador também seguem dentro do cronograma.
E o trecho de linha em frente a futura "Rua Coberta" permanece em bitola larga, com a conclusão do girador os trilhos serão montados e conectados novamente ao trecho original onde há o AMV.
Atualização 22 de julho de 2022
Mais uma semana acompanhando os trabalhos na ferrovia e foram tantas novidades que dessa vez tivemos até uma atualização extra, mas como de praxe nessa sexta feira tem novidades.
Começando pelo triângulo de reversão que está cada dia mais próximo de ser concluído.
Há algumas semanas, após a escavação de parte do pátio de manobras, os trilhos da linha secundária foram removidos para que o terreno fosse nivelado para a reconstrução da linha usando dormentes novos, lastro e parafusos.
Assim que essa parte da linha foi refeita, a locomotiva #210 e seus três vagões que estavam paralelos a plataforma da estação, foram puxados para o prolongamento reconstruído enquanto a linha da plataforma é desmontada.
A linha principal que foi a primeira a ser escavada se estende há pouco mais de cinco metros da estação, nessa mesma linha será construído o AMV conectado ao triângulo de reversão, e alguns metros a frente será conectada a linha secundária permitindo que as locomotivas alternem suas posições.
O trabalho para retirar os trilhos da linha secundária não é fácil, são necessários vários operários fazendo força ao mesmo tempo para arrancar os trilhos dos vestígios de dormente que resistiram e permanecem pregados.
Com a linha secundária desmontada os trilhos serão utilizados para refazer o prolongamento da linha principal onde estão as locomotivas #220 e #250 além dos quatro vagões.
A partir da passagem de nível na entrada do pátio de Portela (que inclusive já foi asfaltada), alguns trechos onde não é mais necessário substituir dormentes, a última camada de lastro está sendo distribuída ao longo da linha.
No centro da cidade, os trabalhos no futuro girador permanecem fortalecendo a estrutura.
Atualização 29 de julho de 2022
Quando a locomotiva #210 e seus quatro carros de passageiros foram movidos para o prolongamento da linha secundária na semana passada, o trecho original da mesma precisou ter os trilhos desenterrados e o sub-leito escavado, permitindo que nessa semana a linha montada novamente de forma segura.
Sobre o sub-leito é colocada uma camada de lastro e em seguida os dormentes onde os trilhos são fixados e posteriormente e adicionada outra camada de lastro para distribuir o peso e manter a linha estabilizada.
Hoje foi dia de unir os dois trechos da linha secundária através da passagem de nível localizada no final da estação.
Deixo aqui meu agradecimento aos operários da construtora que são sempre receptivos com meus registros para o Blog, além da simpatia essa equipe realiza um trabalho incrível e de vital importância para a revitalização da ferrovia.
Seguindo pela linha reconstruída, alguns metros depois da locomotiva #210 outra parte da linha está sendo montada, servindo como recuo para manobras e alteração de via.
Nesse local haverá um AMV (aparelho de mudança de via) conectando a linha principal com a secundária.
Nesse local haverá um AMV (aparelho de mudança de via) conectando a linha principal com uma das linhas do triângulo de reversão.
E por falar no triângulo, falta pouco para que as duas linhas se encontrem no ponto mais extremo na parte de trás da estação.
Com a chegada de mais dormentes e aquisição de peças como placas e parafusos novos, cada vez estamos mais perto de ver essa ferrovia inteira novamente em bitola métrica.
Do outro lado da estação falta pouco para que a linha principal encontre com os trilhos do triângulo.
A linha provisória onde estão os vagões prancha e o vagão do Blog vai ser estendida em direção ao prédio da AFALA e ficar paralela a linha do triângulo, os vagões serão movidos para esse local e a linha principal que passa por dentro da estação seguirá em linha reta paralela a linha da Litorina que vai se limitar ao comprimento dela até que haja um acordo entre a Ong amigos do trem e a prefeitura de Miguel Pereira para movê-la.
Saindo do pátio de Governador Portela a linha volta a medida de bitola métrica 1,00m.
A passagem de nível próxima ao restaurante Le Vélo já está quase concluída, aguardando apenas as talas de junção para os trilhos.
Em alguns trechos antes da estação de Javari é possível observar que o excesso de lastro está sendo retirado para nivelar a linha e verificar se há necessidade de substituir mais dormentes.
Mais adiante o mesmo processo está adiantado, a maior parte dos dormentes é nova, só falta mais uma camada de lastro.
No bairro Vila Selma onde um trecho de 500 metros foi desmontado volta a ganhar forma com o sub-leito e a primeira camada de lastro.
Da parada Prefeitura Velha até o centro da cidade não há nada de novo, algumas marcações de onde haverá substituição de dormentes, cortes de trilhos e redução de bitola em passagem de nível.
Chegando em Miguel Pereira a linha está desde semana passada coberta de galhos e troncos podados de uma figueira centenária.
Um detalhe peculiar sobre o girador é que ele além de "manobrar" a locomotiva será também uma espécie de ponte que o trem deve cruzar antes de chegar na estação de Miguel Pereira.
Atualização 5 de agosto de 2022
Começamos o mês de agosto com avanço na reconstrução das linhas no pátio da estação de Governador Portela.
A linha onde estão os vagões prancha e o vagão do Blog será prolongada em leve curva paralela a linha do triângulo onde no passado a linha original entrava em um dos galpões do depósito de vagões e locomotivas.
Com a linha provisória desmontada, o terreno será preparado para que a linha principal passe ao lado da Litorina.
Na entrada do pátio ainda restam algumas estruturas construídas pela Oficina de Pontes de Governador Portela.
O mais inteligente a ser feito é colocar essas estruturas em cima dos vagões prancha assim como outras que há anos estão protegidas.
No trecho antes e depois da passagem de nível na entrada do pátio a linha já está finalizada.
O trabalho na via permanente continua, alguns dormentes sendo trocados, o antigo lastro retirado, a linha nivelada e outra camada de lastro adicionada.
O grande trecho em linha reta no bairro Javari teve o excesso de lastro retirado para verificar se mais dormentes precisam ser substituídos antes da camada de lastro adicionada sobre a via.
Na curva antes do supermercado Unidos todos os dormentes já foram trocados e a linha nivelada. O próximo passo é a nova camada de lastro.
As obras no girador estão pausadas para a secagem do concreto, no centro é possível ver que o eixo já está no lugar.
Atualização 12 de agosto de 2022
No pátio da estação de Portela, a locomotiva #210 e seus carros de passageiros foram movidos novamente para junto da plataforma secundária onde a linha foi reconstruída e está pronta.
O "mata-burro" na passagem de nível depois da estação foi limpo, dando uma impressão muito melhor.
O prolongamento segue aguardando a reconstrução da linha principal e a ponta do triângulo que permitirá a ligação entre as duas vias.
Mais a frente está um pequeno trecho de linha que será usado como recuo depois do AMV entre as duas linhas.
Com a reconstrução da linha principal a partir da estação, ela será conectada a já existente e a uma das pontas do triângulo.
Uma grande quantidade de lastro está sendo depositada junto aos novos dormentes para que aos poucos as linhas sejam terminadas e possam receber a última camada de lastro para estabilizar e distribuir melhor a força de uma locomotiva em operação.
Do outro lado da estação, a linha principal está quase se encontrando com a outra ponta do triângulo. O trecho rebitolado da linha principal já ultrapassa a torneira que abastecia as locomotivas a vapor.
Um dos fatores que ajudam essa obra a estar tão adiantada é a triagem do material que pode ser aproveitado.
Num primeiro momento apenas a linha principal será conectada ao trecho rebitolado na entrada do pátio. Essa linha, como dito anteriormente vai passar ao lado da Litorina ocupando o espaço onde atualmente se encontram o vagão do Blog e os cinco vagões prancha que em breve serão realocados no pátio.
Nesse momento os trabalhos se concentram mais na limpeza e nivelamento da linha. As primeiras modificações começam na passagem de nível próximo a margem do lago visível da estrada.
Em alguns trechos da linha a partir da praça de Javari o trabalho está concluído.
Para o nivelamento, o excesso de lastro é retirado enquanto a linha é levantada para que os dormentes se acomodem sobre a camada já existente.
Em razão da chuva essa semana, alguns problemas no escoamento da água revelaram dormentes danificados pela lama. Ao que tudo indica, esse trecho precisará de uma atenção especial.
Só o fato de levantar a linha revelou que há mais dormentes que precisam ser substituídos antes da cobertura de lastro.
Até o momento o trecho de 500 metros desmontado para realizar reparos no sistema de captação e escoamento de água e esgoto, aguarda o retorno dos trabalhos.
Nessa sexta feira, mais terra precisou ser retirada do espaço do girador; um caminhão saiu de lá carregado enquanto outros operários trabalhavam na estrutura central.
O trecho de linha da estação de Miguel Pereira até o final da "rua coberta" finalmente está voltando a ter a medida de bitola métrica 1,00m pois para a inauguração desse empreendimento a linha precisa estar finalizada e em harmonia com o restante do projeto.
Atualização 19 de agosto de 2022
Em uma semana muita coisa aconteceu, os trabalhos no pátio de Portela diminuíram para que outros trechos recebam mais atenção.
Nem mesmo a neblina ofusca a beleza de ver o progresso na reconstrução da ferrovia.
O trecho da linha secundária ao longo da plataforma da estação já está concluído, seu prolongamento (do outro lado da passagem de nível) está nivelado mas ainda espera a ligação com a linha principal e a última camada de lastro.
A ponta da linha principal já está posicionada na direção de seu prolongamento que será conectado com a linha do triângulo de reversão e com o AMV que dará acesso a linha secundária.
Nessa fase, mais dormentes e novos carregamentos de lastro são depositados no pátio da estação juntamente com blocos para demarcar a faixa de domínio da via permanente.
Cerca de duzentos metros após a praça de Javari a linha foi nivelada e nesse processo o lastro já existente se deslocou para debaixo dos dormentes e aguarda a finalização com a nova camada de lastro.
Entre a passagem de nível em frente ao supermercado Unidos e o prédio da faculdade aínda será preciso fazer a limpeza do trecho para possivelmente substituir alguns dormentes e nivelar a linha
Na reta de quinhentos metros no bairro Vila Selma, os trabalhos de terraplanagem está preparando o local onde a linha será assentada sem a necessidade de curvas para contornar algumas galeriasgalerias pluviais e rede de esgoto.
Esse trabalho é responsabilidade da prefeitura que por meio da secretaria de obras deu início a essas atividades para que a empresa que está trabalhando na via permanente possa retornar a esse ponto para reconstruir a linha e concluir mais esse trecho o mais breve possível.
Seguindo pela linha em direção ao centro da cidade ainda será preciso trocar alguns dormentes, ficar os trilhos onde já foram realizadas as substituições.
Também é preciso limpar a linha, nivelar e colocar a última camada de lastro, que inclusive já está perto do trecho de melhor acesso.
O trecho de linha próximo ao posto Styllus Truck até então estava com a linha destorcida, mas nessa sexta feira a bitola começou a ser reduzida em ambos os lados da passagem de nível.
Dormentes também estão sendo trocados e até uma pequena galeria de escoamento fluvial foi aberta, permitindo que a água da chuva não fique em contato direto com o sub-leito da linha danificando os dormentes.
O girador de locomotivas é sem dúvida a atração mais aguardada. Com o eixo já fixado e a lama retirada, o trilho circular por dentro do espaço demarcado começa a ser montado pois é através dele que as extremidades irão deslizar.
Os blocos de concreto são para construir a borda do girador por fora do trilho circular.
A partir desse ponto, a linha por dentro da estação até o final da rua coberta já está em bitola métrica devidamente nivelada e com lastro.
O trem passará em frente a rua coberta e seguirá pela linha original até a entrada da Lojas Cem que vai funcionar como recuo para que a locomotiva aguarde enquanto a chave do AMV é trocada para a primeira etapa da manobra.
O trabalho de desobstrução da linha original já começou, a ponta secundária do AMV foi desmontada para que o local seja escavado e assim como foi feito em Portela, essa duplicação possa ser reconstruída com novos dormentes, placas e parafusos.
A ausência dessa ponta da linha é temporária, por isso os trilhos permanecem próximo ao AMV. Apesar da conclusão das obras estar definida para o dia 29 de outubro, há certa urgência em concluir todas as intervenções necessárias para finalizar a linha no centro da cidade antes dessa data.
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