A Locomotiva 220, primeira a ser doada para o projeto de trem turístico começou a ser restaurada em maio deste ano junto as obras para rebitolar a linha. Com o avanço das obras na via permanente e a entrega da locomotiva 220 restaurada, agora é a vez da locomotiva 250 receber os devidos cuidados para se possível entrar em operação.
A Locomotiva 250 chegou a Miguel Pereira no dia 5 de março de 2022, sendo colocada do outro lado da passagem de nível na linha principal onde está a primeira locomotiva e seus quatro vagões. Finalmente no início de junho a locomotiva 250 foi puxada para a linha principal para começar a ser reparada.
As primeiras imagens mostram as condições atuais da locomotiva, para que durante o processo de recuperação desse material rodante possa ser notada a diferença tanto sobre os aspectos visuais como operacionais.
Como feito anteriormente durante a restauração da Locomotiva 220.
Atualização 2 de setembro de 2022
Apesar dessa publicação ser de junho, só agora é que efetivamente a restauração da locomotiva N° 51772 de prefixo #250 vai começar.
Atualização 16 de setembro de 2022
A locomotiva #250 começa a receber os primeiros cuidados com a pintura do tender sendo removida.
O tempo chuvoso infelizmente acaba atrapalhando as atividades externas mas enquanto isso o trabalho continua por dentro do tender que estava muito descuidado.
Desde sua chegada em março desse ano, o futuro da #250 era incerto, e graças ao bom senso e protesto do Blog, a ideia de concretá-la na estação de Conrado foi deixada de lado, então antes que resolvam inutilizar essa locomotiva vamos lutar por sua restauração e preservação.
Atualização 1 de outubro de 2022
Com a remoção da maior parte da pintura, é possível ver se existe algum dano que prejudique a locomotiva #250 ou a impeça de ser utilizada na operação do trem.
Entre as três locomotivas do projeto essa foi a que menos chamou atenção, talvez pelo seu modelo não muito convencional entretanto ela tem seu charme e com o processo de restauração iniciado, as pessoas vão passar a enxergá-la com outros olhos.
A ferrugem presente no tanque embutido sobre a caldeira não afeta o fornecimento de água pois a reserva utilizada é armazenada no tender junto com a lenha.
Por ser uma máquina de manobra ela possui dois domos para despejar areia entre seu conjunto de quatro rodas motrizes evitando que a máquina deslise sobre os trilhos dependendo do esforço de tração.
O tender não é original, sendo portanto mais novo que a própria locomotiva.
Por algum motivo desconhecido o lado esquerdo possui mais marcas de corrosão do que o direito, porém como dito anteriormente isso não afeta seu funcionamento.
O trabalho de restauração está sendo feito simultaneamente entre a #250 e a #210 para que ambas fiquem prontas ao mesmo tempo. Com a chuva dando uma trégua, logo logo nossa manobreira a vapor estará tão bela como suas parceiras.
Atualização 7 de outubro de 2022
Aos poucos a pintura vai saindo deixando mais evidentes a ferrugem e outros focos de deterioração.
No caso da locomotiva #250 a parte da caixa de fumaça e os rebites do tanque embutido sobre a caldeira são os pontos que mais apresentam danos, e é por isso que ela está sendo restaurada passo a passo junto à locomotiva #210, para que nenhum detalhe fique de fora e prejudique o desempenho dessas máquinas.
O interior da cabine está sendo limpo da poeira para que se possa ter acesso a fornalha, o mecanismo e os detalhes em cobre.
Atualização 14 de outubro de 2022
A locomotiva #250 que tem sido o "patinho feio" devido seu formato diferente agora está totalmente livre das marcas do tempo.
Os tons de verde e vermelho no limpa trilhos e nos cilindros foram totalmente removidos.
O conjunto de rodas e braçagens que estavam em condições bem ruins, agora estão polidas assim como o tender.
Nesse processo de dupla restauração das locomotivas #250 e #210 foi estabelecido que ambas vão receber a pintura padrão da Leopoldina como foi feito na #220
Atualização 21 de outubro de 2022
Durante a última semana várias camadas de primer foram aplicadas nas locomotivas antes da pintura final.
Cada detalhe foi minuciosamente cuidado nessa restauração.
O sino de bronze e sua placa de identificação foram cobertos para que depois da pintura estejam brilhantes.
Atualização 29 de outubro de 2022
Essa é a penúltima atualização sobre a restauração da locomotiva #250.
Assim como foi feito com a locomotiva #220, foi utilizada a pintura padrão das lendárias locomotivas da Leopoldina. A cor predominante é o preto.
O limpa trilhos possui contornos na cor vermelha e suportes laterais em dourado.
O tanque embutido sobre a caldeira ainda está com uma tonalidade fosca, que deve ganhar mais brilho com outra demão de tinta.
As mangueiras que descem das caixas de areia e se posicionam atrás das rodas motrizes, agora estão mais discretas.
A locomotiva N°51772 de prefixo #250 trás em suas placas laterais agora em um dourado reluzente informações referentes sobre sua fabricação.
Essa bela máquina foi construída pela Baldwin Locomotive Works nós Estados Unidos em julho de 1919.
Apesar das modificações feitas ao longo do tempo, tudo está em perfeitas condições para o uso operacional.
Dentre as três locomotivas, a #250 possui a maior cabine, e dentro dela todos os controles também passaram por restauração para eliminar ferrugens ou qualquer detrito que pudesse impedir o bom funcionamento.
Seu vagão tender também foi totalmente restaurado e está pronto para armazenar e fornecer água e lenha para a locomotiva.
Atualização 4 de novembro de 2022
Reforma concluída com sucesso.
Que beleza!
ResponderExcluirObrigado
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