Em janeiro de 2019 foi anunciado pela União Valenciana de Preservação Ferroviária (Uvafer) a doação por parte do DNIT da locomotiva #209 para o museu ferroviário de Valença.
A locomotiva N° 61590 tipo Mikado 2-8-2 foi fabricada pela American Locomotive Company em 1920 e adquirida pela Estrada De Ferro Sorocabana onde recebeu o número 209 como prefixo.
Foi utilizada por pouco tempo, sendo substituída por máquinas elétricas ou a diesel alguns anos mais tarde, sendo encostada em uma das oficinas da E.F. Sorocabana onde permaneceu até alguns dias atrás.
No início de abril foi montada a linha onde a locomotiva ficará estática, a reforma será feita alí mesmo, local aliás que um dia funcionou como galpão e oficina de locomotivas e vagões.
O intervalo de tempo entre a doação da locomotiva e o transporte para Valença se deve a limitação de recursos, mas graças ao empenho dos membros da Uvafer e seus benfeitores essa semana foi possível trazer esse patrimônio para seu novo lar, onde será restaurada e colocada em exposição junto aos vagões ao lado do museu ferroviário de Valença.
No dia 30 de maio, em São Paulo o espaço onde se encontrava a locomotiva começou a ser limpo para ter acesso a máquina.
Devidamente posicionada na carreta de transporte, no dia 31 de maio teve início sua jornada.
Na última quinta feira dia 2 de junho a tão sonhada "Maria Fumaça" chegou em Valença para a alegria dos entusiastas da preservação ferroviária e o incentivo ao turismo e a cultura.
Dois caminhões guindaste já esperavam a chegada da locomotiva que passou a noite na carreta para ser descarregada no dia seguinte.
Logo na manhã do dia 3 de junho a locomotiva foi içada e colocada sobre os trilhos onde receberá os cuidados que necessita e merece.
Infelizmente existem muitos comentários negativos sobre o investimento na recuperação da locomotiva #209 principalmente pelo fato dela ficar em exposição ao tempo, mas seguindo o exemplo de Vassouras, cidade vizinha a Valença onde uma locomotiva abandonada em péssimo estado de conservação foi restaurada e hoje é uma das principais atrações junto ao museu ferroviário, existe um grande potencial no projeto da Uvafer prova disso é o incrível trabalho com os carros de passageiros fabricados em Valença e recuperados.
Outro exemplo no próprio município de Valença é a locomotiva em exposição no distrito de Conservatória que se tornou cartão postal onde há até fila entre os visitantes para tirar fotos. Além de tantas outras localidades que tem a sorte de manter algum patrimônio ferroviário preservado.
No momento a locomotiva #209 realmente está bem danificada mas em breve será um atrativo a mais para Valença que hoje colhe os frutos do desenvolvimento graças as ferrovias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário