Atualização 17 de junho de 2022
Entrando em uma nova fase das obras na ferrovia, parte do antigo pátio de Portela começou a ser escavado em busca das linhas que passam por dentro e por fora da estação.
A linha primária que passa por dentro da estação se estende até uma das pontas do triângulo de reversão e ainda preserva o AMV (aparelho de mudança de via), já a linha secundária que passa por fora da estação ia mais além.
Após duas décadas cobertos de terra, os trilhos ficaram visíveis novamente mostrando que algumas das linhas do pátio permanecem inteiras.
Infelizmente os dormentes das linhas originais se desfizeram deixando os trilhos soltos; Enquanto isso uma das linhas do triângulo que passa por trás da estação começou a ser traçada, recebendo lastro e os primeiros dormentes para o assentamento dos trilhos.
Do outro lado da praça, a outra linha que passa por trás da estação também recebeu uma camada de lastro até a passagem de nível em frente a AFALA (associação ferroviária dos aposentados da linha auxiliar), onde inclusive ainda existem trilhos posicionados da maneira certa.
Seguindo por esse lado, uma camada de lastro foi distribuída até o ponto onde a linha do triângulo deve se unir a linha principal.
A distância de 1,60m que separava os trilhos foi reduzida para 1,00m e nessa semana os trabalhos se concentraram em pregá-los nos dormentes utilizando essa medida para dar forma a linha, durante esse processo alguns dormentes já foram substituídos e pregados.
Quando os pregos foram retirados, muitos dormentes danificados não puderem ser reutilizados, então conforme a linha avançava em bitola métrica, entre os dormentes em boas condições eram adicionados novos.
Anteriormente foi mostrado que a bitola foi reduzida para métrica em quase toda extensão da linha mas alguns dormentes novos ainda não estavam pregados, por isso essa atualização tem como objetivo mostrar em detalhes a quantidade de dormentes substituídos e com os trilhos fixados.
Em alguns trechos como esse ponto localizado há alguns metros da praça de Javari acontecem recorrentes deslizamentos de terra em épocas de chuva que podem cobrir os trilhos, para resolver isso são abertas "valas" entre os dormentes para o escoamento da água quando a filtragem através do lastro não é suficiente.
Mesmo após ter a bitola reduzida o trecho entre o novo prédio da faculdade e a plataforma da antiga parada Prefeitura Velha está em condições bem precárias devido a falta de manutenção.
A passagem de nível na entrada do bairro Vila Selma permanece com os trilhos em bitola larga em razão do grande fluxo de veículos.
Se aproximando do centro, alguns pontos ainda não foram alterados, principalmente onde é preciso substituir dormentes podres que não suportariam ser pregados novamente.
No centro da cidade onde há a maior passagem de nível não foi preciso fazer qualquer modificação pois quando a linha foi alterada em 2015 nesse ponto específico foi colocado o terceiro trilho caso fosse adotado bitola mista.
Do outro lado, perto das palmeiras a linha está sendo desmontada aos poucos para que seja escavado o espaço do futuro girador de locomotivas.
Atualização 24 de junho de 2022
Um trator começou a retirar toda terra, entulho e paralelepípedos depositados ao lado das linhas que estão sendo escavadas.
A posição dos novos dormentes dão uma noção de como ficará o triângulo.
Embora essa passagem de nível esteja na medida e na posição certa talvez seja necessário retirar um pouco de terra para nivelar a linha e adicionar lastro para distribuir melhor o peso.
Até o momento os dormentes novos empilhados no pátio próximo a estação de Portela estão sendo levados de trole pela linha para realizar as substituições.
Em Javari a passagem de nível da estação também teve os trilhos reduzidos e agora a linha segue em uma perfeita curva passando pela cabine e pela praça.
Os trilhos que estavam desencontrados já estão conectados e pregados novamente.
A linha permanece tendo dormentes trocados e os trilhos fixados com a nova bitola.
Ao longo da via permanente os dormentes velhos estão sendo colocados à beira da linha para que mais tarde sejam recolhidos.
E no centro da cidade, no antigo pátio da estação de Miguel Pereira o traçado do girador já foi definido, terá vinte metros de diâmetro e cerca de um metro de profundidade.
Atualização 1 de julho de 2022
Ao voltar em Portela o cenário estava um pouco diferente, parte dos trilhos das linhas originais foram retirados pois já não havia mais dormentes e antes de recuperar o que esteve enterrado vai ser preciso fazer um bom serviço de terraplanagem.
Os grandes trilhos que se prolongam depois da estação foram realocados para compor uma das novas linhas do triângulo.
Esse dormente marca o trecho de recuo onde a locomotiva deve entrar para que seja feita a mudança de via no sentido inverso ao qual entrou.
Peças de outros AMVs que já fizeram parte do pátio de Portela estão sendo separados.
Um novo carregamento de dormentes chegou para ser utilizado ao longo da linha.
Os dormentes velhos começaram a ser recolhidos para liberar a linha.
O excesso de lastro também está sendo retirado.
Mais uma passagem de nível teve a bitola reduzida, os trilhos alinhados e dormentes trocados.
Analisando as condições da linha em certos trechos não bastava trocar dormentes, vai ser preciso desmontar e reconstruir a linha.
Para quem acompanha o projeto pessoalmente ou aqui através do Blog, agora que as obras chegaram ao antigo pátio da estação de Miguel Pereira o espaço está sendo preparado para a escavação do girador de locomotivas que ficará bem no centro da cidade para que todos possam ver como são realizadas as manobras.
Mais a frente, a linha original está aguardando a desobstrução, trabalho realizado voluntariamente há anos pelo senhor Adail Silveira que nunca teve o reconhecimento merecido nem a autorização para retirar essas árvores que atrapalhavam o auto de linha e a stolz, a locomotiva manobreira que auxiliava na manutenção da linha e foi obrigada a se retirar de perto do restaurante Relíquia.
Se hoje a prefeitura pode usar esse trecho e principalmente esse AMV é graças a iniciativa de preservação do senhor Luiz Octávio Oliveira (já falecido), e do senhor Adail Silveira que recentemente contava com a ajuda dos amigos Jorge Henrique e Thiago Costa.
Como bônus pela demora na atualização dessa postagem, aqui estão fotos do trecho de linha no bairro Vila Selma que está sendo desmontado para que seja realizado um trabalho de recuperação do solo onde serão assentados os trilhos sobre dormentes novos e cascalho.
Matheus, parabéns por todo seu trabalho no blog!
ResponderExcluirMuito legal sua documentação das obras. Estudei no Cederj de Portela e acompanhei algumas idas e vindas do projeto anterior da Litorina, e torço para que esse vá adiante. Essa obra é tocada pela Prefeitura? Aquela ideia de passar para a iniciativa privada o trecho da Estação de Miguel Pereira até Conrado morreu? Pelo que entendi, a opção foi a de um projeto menor e menos custoso do que recuperar o trecho da serra. Além disso, acho que essas locos de Grussaí não seriam confiáveis para a serra e teriam que colocar alguma locomotiva diesel.... Abraços!
Obrigado, a ideia de levar a linha até Conrado é um sonho mas se houver um prolongamento em direção a serra será apenas até a estação de Vera Cruz para que o trem possa cruzar o viaduto. Mesmo o trecho sendo pequeno, envolve mais interação do público com o trem então a distância do percurso vai ser apenas um detalhe.
ExcluirEntendi. Se fosse até Vera Cruz, realmente seria muito interessante por pegar o trecho da serra e o viaduto. E se fosse até pelo menos Arcádia, ainda teria o trecho paralelo ao rio Santana, de grande beleza. Em todo caso, teriam que implantar um novo girador, ou uma linha de passagem, caso usassem uma loco diesel. Abraços!
ResponderExcluirRealmente seria interessante passar por Arcádia até porque o antigo armazém ao lado da estação está sendo restaurado e a parada do trem permitiria o acesso a esse patrimônio, e mais a frente existe o pontilhão de Santa Branca que infelizmente hoje se encontra sem os trilhos.
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