Dando continuidade a postagem mostrando o início das obras da via permanente em Miguel Pereira para a implantação de um novo trem turístico, nessa publicação será possível acompanhar o avanço no trabalho de readequação da linha que já está bem adiantada.
Nessa sexta feira 27 de maio de 2022 dois caminhões carregados com dormentes novos chegaram em Governador Portela.
Cerca de 3 quilômetros já estão em bitola métrica, com grupos trabalhando em diferentes pontos estão limpando o lastro da linha, substituindo dormentes podres e pregando a linha em seu novo formato.
Quem diz que o trajeto entre Miguel Pereira e Governador Portela não tem paisagem para ser considerado como passeio turístico pode se surpreender com as belezas naturais que se contrastam mesmo em áreas urbanas, são os mistérios da serra do Rio De Janeiro.
Em Javari, o trecho entre a estação e o final da pracinha permanece em bitola larga pois a redução da linha nas passagens de nível serão alterados somente na finalização das obras para que todas sejam refeitas ao mesmo tempo sem afetar o trânsito.
No momento o trecho em bitola métrica vai até a plataforma da antiga parada "Prefeitura Velha" um quilômetro e meio para chegar à estação de Miguel Pereira.
Atualização 4 de junho de 2022
Nessa semana não pude percorrer a linha como de costume mas recebi algumas imagens mostrando a evolução do trabalho na via permanente.
Atualização 6 de junho de 2022
As obras de readequação de linha estão chegando ao centro de Miguel Pereira, o trecho rebitolado já passou do pontilhão e segue passando por trás do posto de gasolina.
Atualização 9 de junho de 2022
Falta pouco para que a linha esteja toda em bitola métrica novamente, hoje os trabalhos se concentraram na reta antes da passagem de nível do centro.
Atualização 10 de junho de 2022
Dando continuidade as atualizações das obras na ferrovia entre Miguel Pereira e Governador Portela, essas imagens foram feitas nessa sexta feira e mostram um grande avanço.
Começando pela reconstrução do triângulo de reversão onde o espaço está sendo gradativamente preenchido por lastro para assentamento da nova linha.
À direita o caminho permanece a espera da retirada dos trilhos antigos para a preparação do solo e a distribuição do lastro onde os novos trilhos serão assentados para mais a frente se encontrarem com a linha principal.
Seguindo pela esquerda a linha chega ao desvio onde está a locomotiva 250, depois dos trilhos começou a ser escavada o trecho que precisa ser reconstruído para que a locomotiva possa recuar e efetuar a manobra.
Os dormentes descarregados próximos a estação devem ser usados na montagem do triângulo e na expansão da linha principal.
O pátio deve ser aterrado para ficar nivelado e mais alto.
Partindo da passagem de nível na entrada do pátio de Portela a linha já está em bitola métrica e pregada aos dormente antigos em boas condições, os dormentes deteriorados já foram substituídos por novos, restando apenas ser pregados.
Para continuar acompanhando o avanço das obras de readequação da ferrovia em Miguel Pereira acesse a continuação dessa postagem a partir de 18 de junho de 2022.
Parabéns pela iniciativa de mostrar o passo a passo das obras para implantação do Trem Turístico de Miguel Pereira.
ResponderExcluirObrigado por visitar o Blog, estarei mantendo tudo atualizado para que todos possam acompanhar esse projeto tão importante.
Excluir