Após a tão esperada chegada da locomotiva 210 e seus vagões, as obras de readequação da ferrovia em Miguel Pereira tiveram início.
Na tarde do último sábado 7 de maio, um grupo de operários já estava trabalhando na redução da bitola de 1,60 (larga) para 1m (métrica). Essa decisão foi tomada após analisar que embora a colocação do terceiro trilho fosse prática o investimento seria maior, e como não há chance da bitola larga ser utilizada não faz sentido ter uma linha em bitola mista isolada entre trechos de bitola métrica.
Arrancar os trilhos e começar o trabalho do zero seria um desperdício de material (dormentes, pregos, talas, parafusos, etc), então o mais sensato é realmente estreitar a linha gradativamente como está sendo feito.
O primeiro trecho que está sendo recuperado começa 500 metros depois da estação de Javari, passando pelo corte indo até a passagem de nível na entrada do pátio de Governador Portela.
A outra frente de trabalho está na passagem de nível da entrada do pátio em Portela.
Um grande volume de terra que está sendo retirado da rua Dr Osório de Almeida que passa pelo centro de Governador Portela para nova pavimentação vem sendo depositado no pátio, possivelmente para nivelar toda a área e aproveitar melhor o espaço.
Outro ponto que está sendo recuperado é o triângulo de reversão que permite a manobra das locomotivas.
O triângulo existente no pátio de Portela usa a via que passa pela estação como eixo para as manobras possibilitando que a locomotiva inverta sua posição em relação ao trem se mantendo na linha principal.
Nas extremidades do triângulo as linhas devem se encontrar em um AMV (aparelho de mudança de via). O único lado que permanece completo é onde está a locomotiva 250, do outro lado atrás da caixa d'água há apenas fragmentos da linha que já existiu e trilhos usados numa passagem de nível.
Atualização 14 de maio de 2022
Uma semana após o início dos trabalhos de estreitamento da linha já é possível ver o progresso. Na vistoria desse sábado partindo de Portela onde há maior interesse priorizar a reativação, o trabalho de escavação onde será reconstruído o triângulo de reversão está bem adiantado.
Apesar da ausência de trilhos em ambos os lados, na extremidade foi encontrado um AMV (aparelho de mudança de via) também chamado de "jacaré" mas talvez não possa ser reutilizado devido os desgastes e um trilho quebrado.
O acúmulo de terra sobre essa extremidade do triângulo deixou o terreno desnivelado, então o primeiro passo é deixar tudo plano para não interferir a manobra das locomotivas.
Um total de 500 metros de linha a partir da passagem de nível na chegada de Governador Portela já teve a bitola alterada de 1,60m (larga) para 1,00m (métrica).
O trabalho está sendo executado da seguinte forma: o lastro é separado e em seguida os pregos e as placas são retirados para soltar os trilhos, a nova bitola (distância entre os trilhos) é definida e os trilhos são pregados novamente.
Os trilhos não estão sendo pregados nos dormentes que precisam ser substituídos, e como a linha ainda precisa de ajustes, a fixação dos novos dormentes só será feita quando os trilhos estiverem alinhados.
O trecho rebitolado vai até o km 113, a partir desse ponto a linha permanece em bitola larga mas o lastro já começou a ser separado para facilitar a retirada dos pregos e das placas na próxima semana.
Essa limpeza do lastro está sendo feita em outros pontos da linha como no trecho que passa em frente ao supermercado Unidos até as obras da nova faculdade.
Nessa segunda feira dia 16 de maio um importante passo foi dado para a reativação do pátio de Governador Portela, a única ponta do triângulo de reversão com o AMV completo foi desenterrada trazendo de volta um pedaço da linha que pode ser usada em breve.
Atualização 20 de maio de 2022
Em Governador Portela o traçado para reconstruir o triângulo de reversão já foi concluído, a ponta na extremidade mais distante da estação foi escavada e nivelada a espera do assentamento dos trilhos e principalmente do AMV (aparelho de mudança de via).
Na ponta próxima a caixa d'água os trilhos de uma antiga passagem de nível foram parcialmente escavados e a curva que leva até a linha principal foi aplainado.
Na outra ponta, junto a linha em que se encontra a locomotiva 250 o outro AMV foi totalmente escavado. Após tantos anos soterrados os dormentes se desfizeram, portanto tudo deve ser substituído, e onde terminam os trilhos da linha original deve haver um acréscimo de 40 metros para que as locomotivas tenham espaço para alternar trocar de uma via para outra.
As obras de readequação da linha avançou bastante em uma semana, o trecho apresentado anteriormente já está em bitola métrica e com os trilhos pregados aos dormentes em bom estado de preservação, já os dormentes podres ou inutilizáveis devem ser substituídos em breve.
Entre a passagem de nível na entrada do pátio de Portela e a passagem de nível da estação de Javari a linha já foi rebitolada.
A linha que passa ao lado da nova praça de Javari ainda está na medida de 1,60 da bitola larga, mas alguns metros adiante os trilhos estão começando a ser despregados.
Na manhã deste sábado um caminhão carregado de dormentes novos chegou em Portela, o primeiro trecho a ser reconstruído será o triângulo, mais dormentes estão pra chegar.
A partir da próxima semana haverá uma nova postagem sobre o status das obras na linha, as próximas informações serão adicionadas lá.
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