Como de costume nessa publicação quem quiser pode acompanhar em detalhes o andamento das obras no trecho entre Miguel Pereira e Governador Portela para a implantação do novo trem turístico.
Faço um agradecimento especial aos amigos que estão trabalhando em vários pontos da linha e sempre são muito receptivos enquanto faço as fotos aqui para o Blog, esses caras fazem a diferença.
Começando pelo pátio de Governador Portela, o espaço ocupado originalmente por diversas linhas conectadas umas as outras por AMVs (aparelhos de mudança de via), está ressurgindo graças as escavações que revelaram uma grande quantidade de trilhos preservados.
Os trilhos foram retirados para o terreno ser preparado pois algumas linhas precisam ser reconstruídas com novos dormentes assentados sobre um solo estável.
O prolongamento da linha (onde as locomotivas devem recuar para mudar de via), foi montado no canto para que a estrada de terra permaneça com espaço suficiente para a passagem de automóveis, alinhado com o trecho onde começa a serra.
Três fileiras de trilhos seguem à margem da linha secundária no trecho reconstruído, aguardando o momento da montagem de outros pontos das linhas de manobras.
Enquanto isso, a ponta da linha principal do outro lado da passagem de nível da estação, já indica que muito em breve vai seguir até alcançar a linha secundária.
Outro ponto muito importante que também está sendo definido é a ponta da linha do triângulo que irá se juntar a linha principal.
A linha desmontada para que os trilhos fossem reutilizados era a terceira. Utilizar trilhos do próprio pátio foi a melhor alternativa, caso contrário seria preciso solicitar ao DNIT a permissão para usar os trilhos entre a Lojas Cem e a divisa com Paty Do Alferes, dificultando uma possível expansão da ferrovia até a cidade vizinha.
O pátio de manobras em Governador Portela foi um dos maiores complexos ferroviários da região, ainda há muito a ser explorado em benefício da revitalização ferroviária.
Um exemplo do excelente trabalho de recuperação de uma linha soterrada é a linha secundária da estação de Portela que passou mais de duas décadas soterrada, e atualmente é usada pela locomotiva #210 e seus três carros de passageiros.
Centenas de placas, talas, pregos, parafusos e até algumas chaves de mudança de via foram recuperados.
O trecho entre o pátio de Portela e a estação de Javari permanece como mostrado anteriormente em outra publicação, então as próximas imagens foram feitas a partir de Javari, onde árvores prejudiciais a faixa de domínio da ferrovia começaram a ser podadas.
A linha em um dos trechos mais belos começou a ser nivelada. O lastro já existente é usado para preencher o espaço entre o solo e os dormentes dando estabilidade a via.
O trecho de 450 metros entre o supermercado Unidos e a passagem de nível do antigo INSS foi nivelado.
Apenas a maior passagem de nível permanece em bitola larga em razão do grande fluxo de veículos no local, e além da necessidade de reduzir a bitola é preciso fixar também contra-trilhos, por último é adicionada uma fina camada de asfalto.
Mais a frente, no trecho de 500 metros que precisou ser desmontado, pouca coisa mudou um dos motivos foi a lama semana passada que quase inviabilizou a passagem na região.
Na metade do caminho uma camada de lastro já foi espalhada indicando que a reconstrução partirá da passagem de nível da antiga parada Prefeitura Velha.
Esse trecho na Vila Selma próximo a passagem de nível foi um dos pontos onde a alteração da bitola mais demorou, mas finalmente tudo segue no padrão da bitola métrica.
Alguns metros depois do pontilhão, grande montes de lastro foram depositados no leito da via para ser utilizado após a substituição de alguns dormentes e o nivelamento da linha.
Os dormentes no trecho entre o centro espírita e a concessionária estão em péssimas condições e nessa fase das obras muita coisa precisa ser feita.
Enquanto isso, um caminhão muck auxilia a retirada dos dormentes para que a equipe possa realizar as substituições, junto com a redução de bitola.
Com os trilhos fixados em novos dormentese a via em bitola métrica, começa a ser feito o nivelamento e posteriormente a colocação do lastro.
É conveniente que após a conclusão das obras nesse trecho seja delimitado a faixa de domínio da ferrovia para evitar que continuem estacionando sobre os trilhos como se não houvesse espaço suficiente.
A ponta dos trilhos passa da rua coberta e encontra com os trilhos da linha original que foi soterrada na passagem de nível, nas próximas semanas tudo voltará a ser uma única ferrovia.
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Atualização 2 de setembro de 2022
No pátio de Portela embora não haja grande mudança desde semana passada, os últimos trabalhos para a recuperação de trilhos e AMVs soterrados tem sido muito proveitosos. Como o pátio infelizmente não vai voltar a ser como no passado.
Os trilhos recuperados nas escavações podem ser utilizados para reconstruir linhas importantes para a operação ferroviária.
As principais mudanças estão no trecho a partir da praça de Javari onde vários dormentes foram substituídos durante o nivelamento da linha.
Até semana passada uma árvore estava caída sobre os trilhos, nesse mesmo local deslizamentos são recorrentes e com a retirada de parte da encosta deve resolver esse problema.
Com o excesso de terra substituído por camadas de lastro a agua pode ser drenada sem danificar os dormentes ou desestabilizar o solo.
Na passagem de nível cruzada pela calçada o asfalto está sendo raspado para poder ter acesso a linha que ainda está em bitola larga.
Do outro lado da passagem de nível um grande trecho da linha já nivelada também recebeu a camada de lastro para a finalização.
Dos 300 metros já nivelados entre o supermercado Unidos e a passagem de nível perto da faculdade, uma parte começou a receber a última camada de lastro.
Os 500 metros de linha no bairro Vila Selma já começaram a ser reconstruídos a partir da antiga parada Prefeitura Velha, do lado oposto o leito coberto de lastro está pronto para que os trilhos sejam devidamente assentados e conectados ao trecho pré finalizado.
Do outro lado da passagem de nível os trilhos foram conectados e mais alguns dormentes foram substituídos.
A substituição de dormentes nesse trecho segue pela curva atrás da concessionária e segue até o centro da cidade.
Já sobre a estação de Miguel Pereira, infelizmente as noticias não são nada boas, mas esse é um assunto há ser abordado em outro momento.
Atualização 09 de setembro de 2022
Chegamos a numa fase onde pequenos ajustes estão feitos em diferentes pontos para que todo o conjunto pôde recuperar nossa ferrovia.
Começando por Javari, onde uma manilha de escoamento de água estava causando danos aos dormentes e derrubando montes de terra sobre os trilhos.
Finalmente as passagens de nível que ainda estavam em bitola larga foram adequadas.
Trilhos e contra trilhos foram colocados para reforçar a passagem de nível.
Após o nivelamento os trabalhos seguem espalhando lastro sobre os trilhos.
Atualização 16 de setembro de 2022
Com a parte bruta da reconstrução da ferrovia quase concluída, a cada postagem o número de imagens vai diminuindo, mas nessa atualização procuro destacar as mudanças mais significativas.
Na primeira curva depois da praça de Javari, uma valeta foi aberta no leito da linha para evitar o acúmulo de água, mas parece ter sido em vão.
Esse trecho recém nivelado está sob um solo argiloso que após a chuva tende a afundar a via permanente ou desabar sobre os trilhos.
No recapeamento do asfalto perto do supermercado Unidos, as três passagens de nível foram finalizadas.
Com a linha nivelada, montes de lastro são espalhados pela linha.
Os 500 metros de linha na Vila Selma já foi reconstruído sob um subleito adequado para o local, fornecendo a estabilidade necessária para não afundar.
Os trilhos assentados sobre os dormentes começam a ser pregados e fixados definitivamente.
A reconstrução da linha também resolveu um problema estético presente desde a linha em bitola larga, havia uma curva que era resultado de uma má execução do projeto.
Essa casa à direita tem um alicerce feito de pedras e muito seguro, então não seria problema remover essas bananeiras à beira da linha.
Um antigo problema da bitola larga que foi corrigido diz respeito ao bueiro à esquerda que inclusive era um dos motivos da curva citada anteriormente.
Na curva antes do supermercado Bramil um grande trilho foi substituído, isso geralmente acontece para evitar emendas ou soldas principalmente em uma curva.
Complemento das obras no centro de Miguel Pereira.
Atualização 23 de setembro de 2022
Essa semana não houve muita mudança, então nessa atualização estão imagens dos trechos mais atrasados, começando por Governador Portela onde a linha permanece do mesmo jeito há mais de quinze dias.
No antigo pátio de manobras onde os trilhos foram retirados para que pudessem ser reutilizados, a aparência não está muito convidativa, principalmente após vários dias de chuva.
A linha principal, a secundária, e as pontas do triângulo de reversão ainda não foram conectadas umas nas outras apesar de haver trilhos suficientes e AMVs para pelo menos três pontos de junção.
Devido as condições deploráveis em que se encontra o pátio, ainda não é possível mover o vagão do Blog e os vagões prancha para outro local permitindo que a linha principal faça a ligação entre o trecho próximo a estação de Portela e o que já foi rebitolado.
Aparentemente o que falta para dar continuidade ao trabalho no pátio é a chegada de mais dormentes e lastro; Mas acima de tudo, para que a empresa possa concluir o trabalho de reconstrução da ferrovia, a prefeitura de Miguel Pereira por meio da secretaria de obras precisa pôr em execução o que cabe a ela fazer para permitir melhor acesso ao pátio da estação e onde ficavam os antigos galpões.
Saindo do pátio, ao se aproximar da linha que passa pelo primeiro corte há muito a ser feito. Mais uma vez pela falta de comprometimento da secretaria de obras.
Esse trecho está em péssimas condições e talvez seja necessário trocar 70% dos dormentes. A ausência de lastro no sub-leito da via permanente e os constantes desmoronamentos de terra fizeram com que os trilhos afundassem, apodrecendo os dormentes, desnivelando os trilhos, e da do uma aparência horrível a um dos mais belos trechos do percurso Miguel x Portela.
Logo em seguida o "retão" antes de Javari está perfeito; Dormentes novos, linha nivelada, camadas de lastro bem distribuídas, paisagem semelhante a de Campos do Jordão SP.
Ao se aproximar do segundo corte antes da estação de Javari, os problemas se repetem.
Grande parte dos dormentes estão soterrados, diversos galhos começam a obstruir a passagem de veículos grandes.
A ausência de lastro nesse trecho mostra que há muito a ser feito antes de declarar a obra como concluída.
Realizar a desobstrução desses locais para que a empresa possa finalizar os trabalhos na linha (previsto para o dia 29 de outubro), depende exclusivamente do comprometimento da prefeitura em fazer a parte que lhe cabe para pôr esse projeto em operação o mais rápido possível e acima de tudo garantindo uma paisagem bonita e segura, caso contrário essas irregularidades podem fazer com que a ANTT (agência nacional de transportes terrestres) não permita nem mesmo testes operacionais nessa linha.
O trecho logo depois da praça de Javari apresenta diversas irregularidades que deveriam ser corrigidas pela secretaria de obras, e enquanto isso não for resolvido, não será possível finalizar mais esse trecho.
Como pode ser feito o nivelamento da linha se em diversos pontos barreiras desabam sobre os trilhos, a lama se acumula no leito da via permanente e torna o solo instável principalmente para a passagem de uma composição ferroviária pesando toneladas.
Para compensar as irregularidades citadas anteriormente, ao menos o trecho entre o supermercado Unidos e a faculdade teve todos os dormentes substituídos, a linha nevelada e agora está recebendo a última camada de lastro.
Como é possível perceber esse trecho está perfeito.
Dos quinhentos metros de linha reconstruídos, cerca de cem metros já nivelados e estão sendo preenchidos com grande quantidade de lastro para evitar que o acúmulo de água nesse trecho cause prejuízos na via permanente.
Do outro lado da passagem de nível na antiga parada Prefeitura Velha a linha ainda precisa de atenção pois há dormentes sem condições de aproveitamento, em alguns pontos os trilhos não foram fixados, e o mato dá um aspecto de abandono.
Desse trecho perto do pontilhão no bairro Vila Selma até os primeiros metros de linha em frente ao supermercado Bramil não houve mudança nenhuma desde a última semana.
Já no centro da cidade alguns dormentes muito danificados estão sendo substituídos e os trilhos alinhados.
Em 2015 quando a linha foi modificada de bitola métrica para larga, o trecho no centro da cidade teve os melhores dormentes, porém a falta de manutenção tornou a reutilização impraticável.
Até mesmo na praça foi preciso retirar o calçamento novamente para verificar as condições dos dormentes que passaram os últimos sete anos enterrados.
O pequeno trecho entre o final da passagem de nível e o girador teve a bitola reduzida.
Quando o trem cruzar a passagem de nível, vai atravessar o girador como se fosse uma ponte e daí será definido como a locomotiva deve retornar para ser manobrada.
Essa complexa construção depende de uma estrutura firme, por isso está demorando a ser concluído; Até meados de novembro o girador deve estar pronto.
Atualização 1 de outubro de 2022
Nessa última semana do mês de setembro não houve mudanças significativas nas obras da linha então aqui está a lista das poucas coisas que realmente mudaram.
Alguns metros antes do supermercado Unidos onde demorou para alterar a bitola, foi adicionada a última camada de lastro.
Cruzando a passagem de nível, o trecho de grama que precisava de atenção agora segue nivelado e com lastro.
Até semana passada havia um grande carregamento de lastro nesse ponto da linha que já foi devidamente espalhada.
O trecho de 500 metros que já foi reconstruído, aos poucos o lastro é adicionado pois há certa dificuldade de chegar a determinados pontos da linha por falta de apoio para o trator.
Com o subleito forrado de lastro, o assentamento dos trilhos sobre os dormentes tende a não afundar mesmo numa área negligenciada pela prefeitura que em nenhum momento se preocupou em resolver os problemas de escoamento d'água e esgoto.
Dessa vez a reconstrução da linha corrigiu um erro que na época da alteração de bitola criou uma curva nesse trecho que sempre foi em linha reta.
Enquanto um grupo trabalha espalhando lastro de um lado, outro grupo está na outra ponta para que se encontrem no meio da linha.
A partir da passagem de nível próxima a parada Prefeitura Velha ainda há muito a ser feito, mas esse assunto será abordado em outra publicação.
Enquanto isso, no centro da cidade, vários dormentes estão sendo substituídos enquanto a linha é nivelada pois ao erguer os trilhos, os dormentes danificados ficam mais visíveis.
O principal motivo da deterioração desses dormentes foi o excesso de terra e a falta de manutenção, principalmente quanto ao lastro.
A precariedade na manutenção da grama também contribuiu para o acúmulo de água e apodrecimento da madeira.
Atualização 8 de outubro de 2022
Essa será a ultima atualização dessa postagem, então na expedição dessa semana busquei concentrar as imagens nos trechos sem muito destaque.
Após sair do pátio de Portela e seguir cruzando a passagem de nível, há um trecho da linha antes do primeiro corte onde muitos dormentes não foram substituídos apesar de suas condições muito precárias.
A linha que passa por esse corte também precisa de atenção pois o local concentra muita umidade afetando a linha de várias formas.
Vale ressaltar que é de total responsabilidade da prefeitura de Miguel Pereira deixar esse trecho adequado para o assentamento dos trilhos trabalhando de forma mútua com a empresa responsável pela reconstrução da ferrovia.
Outro local onde a linha está sendo afetada pelo desleixo da secretaria de obras, é o "retão" depois da praça de Javari, onde a infiltração está danificando até mesmo os dormentes novos.
À margem da linha segue uma vala aberta de qualquer forma na frustrada tentativa de impedir que a água afete os dormentes.
O serviço que deve ser feito não é nenhuma proeza da engenharia não, estamos falando de saneamento básico. Se a prefeitura não garante serviços essenciais para a população, como poderá garantir a estruturação de empreendimentos voltados para turistas.
No bairro Vila Selma, o trecho de 500 de linha que precisou ser totalmente reconstruída, está nivelada e com um terço de sua extensão assentado sobre uma camada de lastro.
Mais uma vez vemos que não foi possível concluir a distribuição de lastro em certa parte da linha pela falta de serviços de saneamento básico que se dependesse da prefeitura fazer sua parte para que depois a linha fosse montada, o trecho ainda estaria coberto de lama.
Isso se estende até a passagem de nível da antiga parada prefeitura velha onde embora exista uma galeria de águas pluviais, não há sistemas de escoamento que levem a mesma.
Depois de cruzar o pontilhão a linha segue numa região que sofreu poucas alterações desde a alteração de bitola novamente para métrica.
Mais a frente, um grupo estava trabalhando no nivelamento da linha e distribuição de lastro.
Talvez seja necessário substituir alguns dormentes.
Esse espaçamento que se vê entre a linha e o solo é resultado do nivelamento que usa a primeira camada de lastro como sub leito, sendo o ponto de apoio da via permanente.
Perto do outdoor do suposto "parque das aves", há uma grande presença de dormentes usados na época em que a linha teve sua bitola alterada para a larga.
Onde os dormentes estão em condições de ser utilizados novamente a primeira camada de lastro está sendo distribuída.
Na próxima semana todo esse lastro será distribuído onde os dormentes foram substituídos e a linha nivelada.
Nas últimas semanas o trecho que passa por de trás do posto muitos dormentes foram substituídos.
É interessante que as pontas dos dormentes largos estão sendo cortadas para igualar aos novos.
Se esse procedimento será feito no resto da linha, é pouco provável mas no centro da cidade a simetria da uma aparência bem melhor.
Com o nivelamento da linha no centro da cidade, o lastro excedente é retirado para que uma nova camada seja adicionada de forma a cumprir sua principal função de estabilizar a linha.
Os dias de chuva transformaram o girador em um lamaçal e por isso não havia como trabalhar nessas condições.
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