domingo, 23 de outubro de 2022

A nova Estação de Conrado e sua Locomotiva

Um dos principais objetivos do Blog é incentivar a preservação de patrimônios históricos mesmo não tendo ligação direta com alguma ferrovia, mas quando se trata de algo como material rodante, estações, cabines e até mesmo caixas d'água não podemos fingir que não está acontecendo nada, e esse é o caso da estação de Conrado distrito de Miguel Pereira. 

Para explicar essa primeira imagem é preciso voltar no tempo para entender a origem desse "desastre" que poderia ter sido evitado.


Em 1895 na França ao entrar na estação de Montparnasse o trem expresso entre Paris e Granville ultrapassou seu ponto terminal se projetando para fora da estação deixando a locomotiva pendurada e segura apenas por seu vagão tender. Essa cena icônica serviu como referência para histórias em livros e filmes.

Em 1991 na cidade de Canela no Rio Grande do Sul foi inaugurado o Mundo a Vapor, um incrível parque temático desenvolvido por três irmãos entusiastas da "tecnologia a vapor" por influência de seu pai que era mecânico de locomotivas. O prédio construído com a intenção de representar a estação de Montparnasse tem em exposição permanente diversas máquinas a vapor mas sua principal atração é a réplica de locomotiva posicionada tal como o acontecimento na estação francesa.

Em 2001 na estação Barão De Mauá (Leopoldina) aconteceu um acidente envolvendo um trem de subúrbio com problema nos freios que assim como em Paris ultrapassou seu ponto terminal atingindo duas colunas e parando dentro da estação.

A estação de Conrado em Miguel Pereira foi construída e inaugurada pela Estrada De Ferro Melhoramentos Do Brasil em 1897, possuía um grande pátio de manobras chegando a ter quatro vias e um triângulo de reversão para manobras das locomotivas. O prédio da estação era a agência postal da região e principal posto de telégrafo da linha. 

O "Assalto ao Trem Pagador da Linha Auxiliar" ocorreu justamente no dia em que o pagamento dos funcionários estava sendo levado para Conrado onde havia inclusive uma máquina de bater pontos registrando os horários dos funcionários da ferrovia.

No início do ano de 2022 quando Miguel Pereira ganhou sua segunda locomotiva, a #250 havia um plano macabro de concretar essa máquina na estação de Conrado que estava passando por uma reforma. O Blog Trem Da Serra Do Rio De Janeiro foi o primeiro a divulgar essa insanidade alertando o desejo subconsciente de destruir dois patrimônios de uma só vez pois a locomotiva em questão está em condições operacionais e a estação possui características que indicam sua importância histórica.

Assim como as estações de Miguel Pereira, Governador Portela e até mesmo de Javari, a estação de Conrado também sofreu "intervenções" em sua aparência; Para nós preservacionistas tivemos vitória quanto a locomotiva pois a mesma foi poupada do maçarico e do concreto e hoje encontra-se no pátio de Portela onde está sendo restaurada. Quanto a estação infelizmente não se pode dizer o mesmo. 

Com a ideia de tentar copiar os empreendimentos lá do Rio Grande do Sul o prefeito cismou de imitar o "Mundo a Vapor" localizado em Canela, cidade vizinha de Gramado foi encomendada uma réplica de locomotiva para ser concretada como se estivesse saindo da estação de Conrado.

O município de Canela - RS preservou sua estação adicionando uma cobertura harmoniosa para proteger a pequena locomotiva a vapor e seus carros de passageiros sem interferir a construção original.

Comparando a estação de Montparnasse com o Mundo a Vapor dá pra ver que existe uma conexão, mas o que foi feito em Conrado mais se parece com um acidente aleatório dos famosos trens de subúrbio do Rio De Janeiro onde os passageiros até "surfavam" sobre os vagões.

Se houvesse algum respeito pela representatividade de um local tão importante essa mutilação não teria acontecido.


Infelizmente essa mudança não foi a mais grave, afinal o que foi feito na estação de Miguel Pereira onde o armazém de cargas foi demolido simplesmente porque segundo o prefeito aquele espaço não contribuía em nada para a cidade, foi muito pior.

Um comentário: