Essa é uma postagem muito aguardada a respeito do projeto de trem turístico em Miguel Pereira: os vagões.
Junto às locomotivas #210, #220 e #250, os vagões destinados ao projeto do novo trem turístico vieram do Sesc Mineiro de Grussaí, porém a história de todos está relacionada às usinas de cana de açúcar no norte do estado do Rio De Janeiro.
Na imagem abaixo é possível ver a locomotiva N°51772 ou simplesmente #250 manobrando um dos vagões utilizados no transporte de cana de açúcar.
Com o fechamento da Usina Barcelos, o Sesc adquiriu seis locomotivas a vapor e pequenas máquinas a diesel além de uma grande quantidade de vagões que foram adaptados para fazer parte de uma das principais atrações do Sesc localizado em São João da Barra no norte do RJ.
Em geral foram construídos 14 carros de passageiros, 5 carros dormitórios, 3 vagões restaurantes, 1 carro administrativo, 1 vagão biblioteca, 1 vagão bagageiro, 2 vagões boate, 2 vagões gaiola, e curiosamente 1 vagão fúnebre (o que para uma atração turística é extremamente bizarro). Dentre os vagões adquiridos "prontos" estavam: 1 vagão prancha, 1 vagão gôndola, e 1 vagão tanque.
No primeiro acordo entre a prefeitura de Miguel Pereira e o presidente da Fecomércio foi acertado que uma locomotiva, no caso a #220 e quatro carros dormitórios seriam doados para o projeto turístico.
Obviamente vagões dormitórios não seriam utilizados dessa forma para o projeto do novo trem turístico, mas como independente do novo destino a maioria dos vagões precisava de reforma, a prefeitura aceitou.
Os vagões tem 10 metros de comprimento (menores do que os convencionais) mas o grande problema é a ausência de portas laterais pelo menos em uma das extremidades, pois só existem portas de acesso entre os vagões inviabilizando o embarque e desembarque.
A locomotiva #220 foi a primeira a ser restaurada e se encontra na linha principal com os 4 carros dormitórios que também aguardam a reforma.
Cada vagão dormitório possuí um corredor lateral e três divisões para hospedagem.
Cada alojamento tem uma pequena cama, mesa de cabeceira e um espelho.
As janelas ao longo do corredor e em cada alojamento podem ser abertas, existem portas com fechadura e iluminação independente.
A restauração desses vagões será um desafio a mais porque eles estão muito melhores por dentro do que por fora.
Cada vagão possui sistema de freios mecânicos independentes difíceis de operar e ineficientes.
Quando a locomotiva #250 veio para Miguel Pereira não trouxe consigo mais vagões pois até aquele momento não havia planos de usá-la para a operação ferroviária.
No dia 1 de maio de 2022 chegavam a locomotiva #210 e 3 carros de passageiros prontos para uso.
A linha secundária foi reconstruída de forme que a locomotiva #210 e seus três carros de passageiros fossem puxados para frente enquanto o trecho original que estava soterrado há mais de duas décadas fosse recuperado.
Essa imagem linda foi só uma amostra ddo potencial que esse projeto vai alcançar.
Como foi possível notar sobre os primeiros vagões, eles não possuem portas laterais ou "varandas" como os carros de passageiros, mas reformando os vagões dormitórios existe uma forma de usá-los mesmo sem as portas.
Considerando que os atuais vagões dormitórios possam servir como carros de passageiros "fechados" basta montar uma composição da seguinte forma:
Locomotiva - Tender + Vagão fechado + Vagão aberto + Vagão fechado + Vagão aberto + Vagão fechado + Vagão aberto + Vagão fechado.
Com esse formato os passageiros podem transitar entre os vagões utilizando os que são abertos para embarcar e desembarcar.
Os carros de passageiros que vieram prontos possuem bancos simples para duas pessoas. A parte que funciona como encosto pode ser usada em ambos os lados independente da posição do trem.
Assim como os vagões dormitórios, os de passageiros também possuem iluminação no interior e nas "varandas". O sistema de freio atual ainda é o mecânico acionado manualmente para criar resistência sobre os trilhos e diminuir a velocidade.
Todos os vagões em geral serão reformados, dando prioridade aos três carros de passageiros que podem ser usados durante os testes antes do início das operações.
Há duas semanas o processo de restauração teve início com os bancos sendo removidos para cuidar da parte estrutural.
No último sábado 29 de outubro outro grande avanço foi em relação a parte mecânica dos carros de passageiros que tiveram seus truques removidos para manutenção técnica.
Respondendo outra questão muito debatida, será instalado sistema de freio a ar em cada carro/vagão para que quando conectados a locomotiva, a pressão possa acionar o mecanismo de frenagem de forma eficiente e dentro das normas de segurança.
Os nomes escritos em cada carro/vagão foram colocados em homenagem às grandes estradas de ferro do Brasil, nunca houve relação entre esse material rodante e as grandes ferrovias do Rio De Janeiro e Minas Gerais.
Os engates devem ser substituídos por um único formato para que não seja necessário usar adaptadores como conexão afinal o trem vai atravessar uma cidade e existem normas a ser cumpridas.
Atualmente os carros de passageiros estão na linha secundária paralela a estação apoiados sobre vários dormentes.
E os seis truques permanecem na mesma linha porém soltos para ter mais acesso durante a manutenção de toda estrutura.
Atualização 4 de novembro de 2022
A fase de reforma ainda não chegou nos vagões dormitórios que foram os primeiros a chegar, mas é interessante mostrar de outro ângulo como eles são por dentro.
Não será um trabalho fácil pois realmente algumas janelas estão muito danificadas, mas não é uma missão impossível, basta ter boa vontade e investimento na conservação desse material rodante.
Atualização 18 de novembro de 2022
A primeira parte a receber manutenção são os truques (conjuntos de rodas) dos carros de passageiros que já estão suspensos sobre dormentes na linha secundária.
As peças passam por uma limpeza para retirar as camadas de corrosão e depois de limpas são lubrificadas para rodar perfeitamente.
No momento não há como mexer na parte interna dos carros de passageiros, mas já podemos ver novamente a ausência dos bancos em todos os quatro.
Dentro de alguns já estão sendo armazenados materiais básicos para a reforma, enquanto outros foram apenas desocupados para uma limpeza antes da reforma.
Como os vagões do Sesc são menores do que os convencionais, não é preciso muito esforço para colocar ou retirar os truques pois com o auxílio de um caminhão muck é possível erguê-los o suficiente para posicionar os truques no local correto.
Atualização 23 de dezembro de 2022
Essa é uma pequena atualização com fotos da última quarta feira quando chegaram à estação de Governador Portela algumas das novas peças para os carros de passageiros em reforma.
Alguns dos truques foram transferidos para a linha principal onde todo mecanismo dos sistemas de freios será instalado.
Todas essas peças são novas, inclusive os cilindros de ar comprimido.
Alguns testes preliminares foram realizados utilizando um compressor alimentado por um gerador para atestar o funcionamento dos freios.
Devido o clima instável de frio e chuva, tendas estão sendo providenciadas para cobrir o material que está sendo reformado.
A princípio os vagões e carros de passageiros serão pintados dessa mesma cor. Se seguissem o modelo de pintura da Leopoldina e da RFFSA combinaria mais com o preto brilhante das locomotivas.
Atualização 30 de dezembro de 2022
Apesar da chuva incessante a reforma dos carros de passageiros segue com a restauração de dois truques para montar o mecanismo do primeiro vagão.
Além da lubrificação eles estão recebendo uma pintura num tom de preto fosco.
Atualização 20 de janeiro de 2023.
Todos os seis truques dos três carros de passageiros já foram recuperados e aguardam apenas para ser encaixados nos vagões novamente.
A tampa de alguns longeirões (peças de lubrificação para as rodas) ainda trazem as iniciais "L.R" de Leopoldina Railway.
Os engates também foram removidos durante essa fazer de restauração mecânica.
Algumas peças desgastadas como os volantes que acionam o sistema de freios mecânicos foram removidos já que será usado sistema de freios a ar comprimido.
Todos os truques foram reparados, restaurados, pintados e lubrificados.
As ferragens que não servem mais foram descartadas e aguardam para que sejam utilizadas (ou não).
Os quatro vagões dormitórios permanecem próximos aos vagões prancha pois devido a suas condições o processo de restauração vai exigir um pouco mais de tempo, porém tudo está dentro do cronograma.
Atualização 3 de fevereiro de 2023.
Começamos mais um mês com excelentes notícias, os três primeiros carros de passageiros que começaram a ser reformados no ano passado já estão sobre seus truques novamente e agora estão na linha construída dentro do galpão onde a restauração está sendo finalizada.
Toda parte mecânica foi refeita dentro das normas para o serviço turístico.
Os freios podem ser acionados tanto pelo sistema de ar comprimido quanto pelo manual.
Os equipamentos que foram instalados são novos para garantir a segurança e o conforto dos viajantes.
Originalmente as próprias locomotivas a vapor geravam ar através do vapor para o sistema de freios de toda a composição, e através de um dínamo gerava eletricidade para a iluminação dos carros de passageiros.
Para esse projeto foi aproveitado um espaço atrás do tender para instalar um kit que de maneira independente cuida do sistema de freios e da iluminação elétrica.
Um pequeno compressor alimentado por um gerador a diesel vai gerar o ar necessário, e assim como foi instalado na locomotiva #210, o mesmo será feito com a #220 e #250.
O pequeno gerador a diesel é capaz de manter o compressor funcionando durante as viagens e a energia excedente fornece iluminação para os carros de passageiros.
A parte estética será a última coisa a ser alterada, por enquanto a prioridade é substituir as peças de ferro deterioradas, instalar os engates entre outros reparos.
Ainda não foi definido a cor usada para a pintura dos carros de passageiros, só o que se sabe é que o estilo será mantido com as janelas do tipo "guilhotina" e portas em arco.
Durante o início da restauração foi constatado que até mesmo os degraus de acesso de algumas escadas precisariam ser reconstruídos.
No galpão haverá duas linhas, uma simples que já está pronta e no momento é ocupada pelos três carros de passageiros e a locomotiva #210, e a outra linha será para manutenção, inclusive com uma vala para se ter acesso a parte debaixo das locomotivas e vagões.
Atualização 10 de fevereiro de 2023
Com a restauração do madeiramento, em breve começará a fase de pintura. A princípio a cor escolhida é semelhante a atual mas está sujeita a alterações.
Os três carros de passageiros que estão passando por reformas receberam passadiços novos (essas bases de metal que permitem a passagem de um carro para o outro), além disso foram colocados corrimãos novos.
Algumas escadas foram reconstruídas também e os sistemas de freios a ar e o sistema elétrico já foram instalados nos três carros de passageiros.
Atualização 24 de fevereiro de 2023
Na reta final das obras na linha, falta pouco também para concluir a restauração dos carros de passageiros.
As escadas para embarque e desembarque foram refeitas, os engates passaram por revisão e já estão instalados.
Todo sistema elétrico e de freios já foi finalizado e agora estão sendo realizados apenas reparos no piso que usa chapas de aço, onde serão fixados os bancos.
A substituição de parte do madeiramento só foi necessária na varanda de um dos carros, todos os outros estão perfeitos.
Por segurança os truques tem uma proteção extra, possuem correntes presas na estrutura dos carros de passageiros para que ele se movimentem apenas o necessário durante as curvas.
Um dos quatro vagões dormitórios que inclusive foi utilizado no primeiro teste da linha também está aguardando para ter a parte mecânica e elétrica adequada ao sistema estabelecido para a operação desse projeto.
Eles não possuem portas laterais, portanto a única forma de acesse e passando através dos carros de passageiros. É importante deixar claro que no momento ele não será convertido, seu interior vai permanecer como está pois ele será utilizado apenas para o transporte da equipe de apoio a operação.
Os truques foram removidos para passar por uma revisão e restauração. Assim como os carros de passageiros todo sistema de freios usará peças novas, tendo o mesmo padrão.
Os outros três vagões dormitórios permanecem nas linhas depois da estação aguardando as obras no galpão onde serão reformados futuramente.
Atualização 3 de março de 2023
Nessa sexta feira foi possível acompanhar o processo de finalização dos três primeiros carros de passageiros que serão utilizados no trem turístico de Miguel Pereira.
Todos os assentos original que haviam sido retirados passaram por uma breve restauração, foram envernizados e agora estão sendo instalados novamente.
Após a pintura das locomotivas não estava claro qual seria a pintura padrão adotada para os vagões e carros de passageiros.
A princípio a cor seria mantida a mesma, mas foi realizado um teste para avaliar qual se adaptava melhor ao perfil do projeto.
Um dos carros de passageiros foi parcialmente pintado de marrom e ficou bom até, porém não surtiu o destaque esperado.
Na época da Leopoldina as locomotivas tinham como cor principal um tom de preto brilhante com detalhes em branco, e os carros de passageiros que eram de madeira seguiam um padrão marrom claro.
Usar nas locomotivas de Miguel Pereira a mesma pintura que a Leopoldina foi a escolha perfeita; Quanto aos carros de passageiros, a cor marrom não foi capaz de gerar um contraste satisfatório.
Por fim a cor escolhida é um tom de vermelho escuro e brilhante, e inclusive a pintura de um dos carros de passageiros já está quase finalizada.
Essa postagem será atualizada conforme o andamento das reformas.
Parabéns pela matéria rica e cheia de informações sobre uma parte da nossa história e que poucos conhecem ou se importam.
ResponderExcluirMuito obrigado, em breve terá atualizações.
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