Finalmente na última quarta feira dia 25 de outubro, aniversário de Miguel Pereira, o novo e tão aguardado Trem Turístico foi inaugurado.
Antes de tudo, é preciso esclarecer que ao contrário do que vem sendo divulgado pelos órgãos oficiais, esse não é o primeiro trem turístico de Miguel Pereira, quiçá do estado do Rio De Janeiro, assim como essa também não é a primeira "Maria Fumaça" do estado, afinal a primogênita foi a locomotiva Baronesa utilizada na E.F. Mauá em 1854.
Mas o trabalho do Blog é justamente contar a história das ferrovias na região serrana e adjacências, sendo assim, para quem não se lembra ou desconhece o passado, Miguel Pereira já teve dois trens turísticos de sucesso nas décadas de 1980 e 1990. O primeiro foi o "Trem Da Serra" com três carros de passageiros de madeira tracionados pelas locomotivas a vapor #327 e #1170 que operavam em sistema de rodízio, e o segundo foi o "Trem Azul" com um vagão bagageiro e cinco carros de passageiros pintados de azul e branco (cores da RFFSA) tracionados pela locomotiva a vapor #1424, que mais tarde foi substituída por uma máquina a diesel.
No estado do Rio De Janeiro houveram outros trens turísticos como o Trem Do Corcovado inaugurado em 1884 com tração a vapor e depois elétrica que existe até hoje, o "Trem Da Mata Atlântica" em Angra dos Reis com locomotiva a diesel, o trem Guapimirim X Visconde de Itaboraí onde novamente foi utilizada a locomotiva a vapor #1424, e o trem do Sesc Mineiro de Grussaí em Campos de onde vieram as três locomotivas a vapor que hoje estão em Miguel Pereira (#210, #220, e #250).
Uma vez que as informações históricas estão corrigidas, parabenizamos a cidade de Miguel Pereira por ter parte do seu ramal ferroviário recuperado e reativado para o funcionamento de um incrível trem turístico tracionado por locomotivas a vapor assim como tudo começou.
Afim de registrar momentos que passam despercebidos, nessa postagem serão mostrados os bastidores por trás do espetáculo que é ter um trem a vapor funcionando.
A preparação começa cedo, quando a fornalha caldeira é acesa para aquecer a água da caldeira até gerar pressão para mover os pistões conectados as rodas da locomotiva através de braçagens mecânicas.
O combustível usado pela locomotiva #210 é basicamente lenha e água, mas ela foi equipada com um gerador a diesel posicionado atrás do vagão tender afim de gerar energia elétrica para a iluminação especial dela e de seus carros de passageiros.
Para esse projeto foram disponibilizados três carros de passageiros e quatro vagões dormitórios para que fossem convertidos.
A prioridade foi realizar a manutenção dos carros de passageiros e garantir a segurança da operação como a substituição do sistema de freios mecânicos por sistema de ar comprimido. Mas um dos vagões dormitórios também passou por essa modificação e aguardava apenas sua conversão que aconteceu nos últimos dias.
Foram abertas portas laterais nesse vagão que a princípio seria usado para o transporte da equipe de operação, no entanto, ter mais um carro de passageiros aumenta a capacidade de transporte nas viagens.
Como no dia da inauguração estavam sendo feitos os retoques finais, não foi possível entrar para mostrar o resultado final.
Mas pelas imagens feitas das janelas é possível ver que o trabalho foi muito bem feito e desperta certa nostalgia com esse estilo.
Na página do Blog no Facebook estão os vídeos feitos no pátio da estação de Portela: https://www.facebook.com/TremDaSerraDoRioDeJaneiro
Seguem aqui os registros fotográficos descrevendo as manobras realizadas, começando com a saída da locomotiva #210 do galpão de ré pela linha de manutenção até a estação.
Seguiu de ré por essa duplicação para poder chegar até os vagões dormitórios que estavam parados na linha principal.
A locomotiva seguiu até o AMV mais distante onde recuou para entrar na linha principal
O engate dianteiro foi acoplado aos vagões para que os mesmos fossem rebocados com a máquina de ré.
Como a linha principal é bem longa, a locomotiva vai até a extremidade recuando com os vagões.
Depois que a chave do AMV é invertida, a composição volta pela linha secundária com a locomotiva empurrando os vagões.
A locomotiva retorna ao recuo para voltar à linha principal.
Após cruzar a passagem de nível ela entra na estação para puxar dois dos carros de passageiros.
Reparem que um deles é o vagão recém reformado.
Infelizmente o quarto vagão não ficou pronto a tempo e para isso foi estacionado na linha secundária junto aos vagões dormitórios.
Já o carro de passageiros foi empurrado para uma das linhas do triângulo.
E após deixar o carro de passageiros na linha do triângulo, a locomotiva retorna de ré ao AMV para voltar à linha principal.
Nessa hora o frio típico de Governador Portela fez com que uma névoa sensa tomasse conta de tudo.
Mesmo a luz do dia foi preciso acender o farol para realizar as manobras com segurança pois nesse ponto a visibilidade era mínima.
Como dito anteriormente, a locomotiva foi equipada com gerador, e ao ligá-lo tudo se iluminou.
Do outro lado da estação a neblina era tanta que só se enchergava a locomotiva por causa das luzes de natal.
Ela seguiu pela principal até o AMV de acesso a outra linha do triângulo onde estavam dois carros de passageiros.
A locomotiva seguiu de ré até ser engatada nos carros de passageiros.
A composição retornou para a principal.
Assim como Paranapiacaba - SP, a vila ferroviária de Governador Portela mistura nostalgia e mistério.
A composição retorna pela linha principal e segue até que os carros de passageiros tenham passado do AMV para poder retornar de ré até a estação.
A equipe tentou empurrar o outro carro de passageiros que estava na linha do triângulo até a linha principal mas não foi possível.
Quando o sistema elétrico foi ligado ao gerador, todo o trem ficou iluminado.
Afim de mover o outro carro de passageiros para a linha principal, a locomotiva foi desengatada do resto da composição e retornou ao AMV para poder manobrar no triângulo de reversão.
Ela voltou de ré e após o recuo passou para a outra linha no sentido normal.
O AMV (aparelho de mudança de via) é o que permite alternar a via em que trafega.
Já na outra linha a locomotiva seguiu em direção a linha principal.
Após cruzar a passagem de nível, a locomotiva foi engatada ao carro de passageiros "desgarrado" para empurrá-lo até o AMV com a linha principal.
Depois de deixar esse carro de passageiros no recuo, a locomotiva retornou de ré pela linha do triângulo.
E num momento incrível, a locomotiva retornou a linha principal passando em frente a AFALA.
É uma cena muito bonita e de grande simbolismo.
Saindo da linha do triângulo a locomotiva retornou para a estação pela linha principal onde agora estavam os três carros de passageiros.
Ela voltou empurrando a composição até o final da linha para pegar o "desgarrado".
É uma pena que a estação esteja tão descaracterizada num momento tão especial. A falta de consideração com os detalhes foi tanta que nem as placas indicando a posição da estação e a altitude foram pintadas novamente.
Quase na hora de partir em direção a cidade para a inauguração oficial, estavam sendo feitos os ajustes finais como o abastecimento do vagão tender.
Nesse momento, com os três carros de passageiros conectados, toda a composição se iluminou.
Por volta das 19:00 o tão aguardado trem chegou a estação de Miguel Pereira.
Por enquanto não há informações sobre viagens comerciais e disponibilidade de ingressos mas estaremos aguardando ansiosamente por esse momento, o que faz da cerimônia de inauguração no dia 25 de outubro apenas um marco publicitário mas o que importa é que o trem está pronto, só não sabemos quando irá partir.
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