segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Estrada De Ferro Teresópolis: Da Ascensão ao Declínio (Parte 2)

Para entender o curto tempo de atividade da Estrada De Ferro Teresópolis e preciso conhecer os caminhos alternativos que antecederam e os que sucederam a construção da ferrovia na região da Serra Dos Órgãos.


Antes da estrada de ferro, o único caminho ligando a capital ao município de Teresópolis era a velha "estrada de chão" rudimentar entre Magé e Sapucaia, até que por volta de 1836 o governo autorizou a contratação do capitão de ordenanças Francisco Leite Ribeiro para abrir um caminho que tornasse possível a passagem de carroças e carros de boi.


O árduo trabalho de desbravamento da mata atlântica em terreno irregular demorou cinco anos para ser concluído, uma das principais obras foi a construção da primeira ponte pênsil de madeira sobre o rio Paraíba do Sul entre Sapucaia e Mar de Espanha.


Em 1854 foi decidido pelos acionistas da Companhia da Estrada Magé a Sapucaia que deveria ser implantado uma linha de navegação entre a capital e a vila de Magé para complementar o trajeto pela estrada de chão.

Apesar dos esforços para melhorar as condições da Estrada Magé - Sapucaia afim de expandir o escoamento do café, em 1871 com a inaugurado da estação de Sapucaia no Ramal De Proto Novo da Estrada De Ferro Dom Pedro II, a maior parte dos serviços de carga foram transferidos para a ferrovia, tornando desnecessário o uso da Estrada Magé - Sapucaia para transporte de cargas brutas.


Em busca de aderir ao principal meio de transporte da época, o governo passou a estudar a possibilidade da construção de uma estrada de ferro que ligasse diretamente a capital com a cidade de Teresópolis, sendo inaugurado o primeiro trecho em 1896.


Embora o governo apostasse no transporte ferroviário, a estrada de rodagem ainda era necessária, por isso enquanto a estrada de ferro avançava serra a cima, a antiga estrada de chão recebia melhoramentos.


Em 1898 como parte da "estrada direta", as melhorias feitas entre Magé e Teresópolis surgiu a Estrada das Quatorze Voltas, a primeira ligação rodoviária com o Rio De Janeiro.

Dez anos depois, em 1908 o trem finalmente chegou a Teresópolis sendo então o principal meio de transporte entre a capital e a região serrana, a estrada de rodagem permaneceu paralela a ferrovia e durante esse tempo não recebeu grandes investimentos em infraestrutura e manutenção, enquanto isso a Estrada De Ferro Teresópolis se mantinha plena, oferecendo um excelente serviço para moradores locais e também para visitantes.


Em 1919 a Estrada De Ferro Teresópolis foi encampada pela Estrada De Ferro Central Do Brasil, que investiu alto em locomotivas e vagões importados da Suíça e da Inglaterra.


Na imagem acima está uma das locomotivas a vapor equipada com sistema de cremalheira Riggenbach. Na imagem abaixo está um dos carros de passageiros de madeira, geralmente cada composição era formada por um carro de 1ª classe e outro de 2ª classe.


Em 1920 começaram a surgir no Brasil as primeiras rodovias pavimentadas, e o transporte rodoviário passou a ser um forte concorrente do transporte ferroviário.

Já em 1926 foi inaugurada a estação Barão De Mauá da Leopoldina Railway, que nessa época concluía o trecho Saracuruna - Visconde De Itaboraí, num ramal para ligar o Rio De Janeiro a Vitória no Espirito Santo; Com cerca de 1,5 km essa linha chegou a Magé onde surgiu um entroncamento entre a Estrada De Ferro Leopoldina e a Estrada De Ferro Teresópolis.


Por volta de 1930 os trens para Teresópolis passaram a partir da estação Barão De Mauá no centro do Rio De Janeiro, mas foi em 1º de janeiro de 1932 que a Estrada De Ferro Teresópolis foi efetivada pela E.F.C.B para operar em conjunto com a Leopoldina.


Embora José Augusto Vieira fosse o responsável pela construção da Estrada De Ferro Teresópolis, seu filho Armando Vieira em 1932 já demonstrava interesse na ligação rodoviária entre a capital, e o município de Teresópolis, levando-o a fundar a Sociedade dos Amigos de Teresópolis, constituída por grandes empresários da época.

Para provar o comprometimento dessa associação com a construção da rodovia, seus benfeitores financiaram as obras de pavimentação do primeiro trecho, entre as localidades de Soberbo até o Alto da Serra, totalizando dois quilômetros demonstrando ao governo que a proposta traria benefícios para diversos setores.



Nos anos de 1940 o ramal de Teresópolis teve o tráfego intensificado na região da baixada devido ao aumento da população e dos passageiros atendidos pelo entroncamento da E.F. Teresópolis com a E.F. Leopoldina.


De fato o transporte ferroviário estava ameaçado pois a viagem de trem entre a capital e Teresópolis durava quase três horas, enquanto a rodovia poderia reduzir esse tempo para uma hora e meia de carro. Então em 1948 começaram os preparativos para a construção da rodovia Rio - Teresópolis.


Os arquitetos responsáveis por traçar o percurso da rodovia decidiram que as obras teriam início nas proximidades de Magé, passaria por Guapimirim e em seguida galgaria a Serra, atravessando os vales dos rios Soberbo e Garrafão, e vencendo a serra da Garganta do Soberbo, a mais de 950 metros de altitude. 


Essa seria uma missão muito difícil de ser executada com a tecnologia disponível na época, tanto que muitos trabalhadores perderam suas vidas por conta dos desmoronamentos, explosões mal sucedidas, e quedas de precipícios.


Mas apesar dos incentivos financeiros por parte do governo as obras da rodovia avançavam a passos lentos, e o trem permanecia como a melhor opção de transporte.


A política de liquidação das ferrovias deficitárias que extinguiu vários ramais no estado do Rio De Janeiro também ameaçava a sobrevivência da E.F. Teresópolis, a construção da rodovia apenas reforçava a conclusão lógica de que não haveria necessidade de manter a operação dos trens no trecho da serra.


A Estrada De Ferro Teresópolis que agora era administrada pela Leopoldina Railway e pela Central teve o trecho Guapimirim (Raiz Da Serra) - José Augusto Vieira (Várzea) desativado em 1957 quando o trem desceu a serra pela última vez. 


As obras na rodovia foram concluídas como BR-4 no Plano Rodoviário Nacional, atravessando a região da baixada fluminense, passando por Teresópolis e se estendendo para o Norte do país. Sendo que o trecho na Serra Dos Órgãos só foi inaugurado em 1º de agosto de 1959 com a presença do então presidente Juscelino Kubstichek.


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