Essa foi uma semana muito produtiva para o projeto do trem turístico em Miguel Pereira. Foi realizado o primeiro teste da linha com a manobreira Stoltz empurrando um dos vagões dormitório.
O primeiro teste aconteceu na quarta feira dia 8 de fevereiro e serviu não só para testar a linha, mas também para verificar as árvores que precisam ser podadas.
A passagem desse pequeno comboio foi suficiente para despertar os olhares e sorrisos de quem reconhece a importância histórica da ferrovia.
Chegando ao centro de Miguel Pereira, a manobreira Stoltz deixou o vagão dormitório no trecho de linha antes do girador e ficou parada na passagem de nível.
O carro dormitório N°001 será convertido em carro de passageiros assim como os outros três iguais a ele.
A Stoltz já é conhecida dos Miguelenses, mantida pelo Sr Adail Silveira desde a década de 1990, hoje é uma peça de grande importância para o ressurgimento dessa ferrovia.
Na manhã dessa sexta feira 10 de fevereiro eis que surge a locomotiva #250 badalando seu sino enquanto era empurrada pela manobreira Stoltz em direção ao centro da cidade.
Como acender uma locomotiva a vapor demanda muito tempo foi mais fácil rebocar essa máquina, mas o resultado foi esplêndido.
Para testar as manobras entre o girador, a linha principal e a linha secundária, a manobreira Stoltz deve permanecer no centro de Miguel Pereira para empurrar ou puxar a locomotiva #250.
A locomotiva #250 vai ficar em exposição no centro da cidade como atração turística, por enquanto ela irá permanecer na ponte do girador para a realização de testes no equipamento, posteriormente ela será movida até o final da estação para ficar em exposição permanente próxima a entrada da rua coberta.
A decisão de não por a locomotiva #250 em operação se deu em razão de sua parte mecânica apresentar problemas que inviabilizam sua utilização, e para operar o trem haverá um rodízio entre as locomotivas #210 e #220 que estão perfeitamente adequadas para esse projeto.
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