sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Reta final das obras na Ferrovia de Miguel Pereira

Em 7 de maio de 2022 começava a obra de revitalização do trecho ferroviário entre as estações de Miguel Pereira e Governador Portela, no início o maior obstáculo era rebitolar o trecho com cerca de 5 quilômetros de extensão que havia sido alterado para bitola larga de 1,60m. 

O novo projeto previa a redução da bitola para métrica 1,00m novamente, a construção de um girador de locomotivas no centro da cidade e a reconstrução do pátio ferroviário de Portela.


Hoje, dia 3 de fevereiro de 2023 o Blog Trem Da Serra Do Rio De Janeiro traz a cobertura da reta final das obras na ferrovia.

Olhando da estação de Governador Portela em direção a serra, podemos ver um pátio ferroviário totalmente reconstruído cujo a linha principal se estende por 255 metros a partir da estação.

Na ponta mais extrema da linha está o vagão fechado cedido ao Blog Trem Da Serra Do Rio De Janeiro e logo atrás estão os cinco vagões prancha.



A linha principal foi reconstruída deixando uma margem para a passagem de veículos, pois hoje há uma quantidade de casas muito maior do que há 25 anos atrás  quando o ramal foi desativado.


No primeiro AMV a linha se divide e dessa forma à esquerda surge uma linha secundária que segue paralela a plataforma da estação.



As duas linhas seguem paralelas até a base da torneira em frente a caixa d'água.



O segundo AMV dá acesso a uma linha à direita que faz parte do triângulo de reversão.




A locomotiva #220 foi puxada para esse lado da passagem de nível para que em breve seja conduzida até o galpão.



Seguindo pela linha do triângulo está a locomotiva #250 ao lado da antiga praça atrás da estação.




Finalmente a montagem do triângulo foi concluída com o AMV montado na ponta unindo as duas linhas em uma única via com recuo para a locomotiva durante a manobra.

Alguns metros a frente a linha da esquerda da estação de encontra com a linha da direita.



A demora se deu em razão das chuvas constantes encharcando o solo e atrasando o assentamento dos trilhos.

Finalmente o tempo deu uma trégua e os amigos que trabalham na montagem da via permanente conseguiram cumprir essa meta.

Seguindo por este lado do triângulo tem a passagem de nível em frente a AFALA e em seguida ao final da leve curva por trás da caixa d'água, essa linha encontra a principal.





Nesse ponto se vê a linha principal ao centro, a linha do triângulo à direita, e a linha do galpão à esquerda.


Uma das linhas do triângulo e a linha principal se convergem nesse ponto.

Já a linha secundária se duplica seguindo para o galpão de manutenção.

No galpão estão a locomotiva #210, três carros de passageiros, um vagão dormitório e a locomotiva manobreira Stolz.

As obras no muro de contenção estão progredindo.

O trecho de linha localizado alguns metros antes do corte em Javari já está nivelado e aguarda apenas que mais lastro seja espalhado sobre os trilhos.

Atualização 10 de fevereiro de 2023

No corte de Portela os muros de contenção construídos nos dois lados da linha já estão concluídos.

Ao que tudo indica no corte em Javari vai ser construído outro muro de contenção, porém menor e apenas de um lado, que apresenta mais riscos de deslizentos.

Os buracos de fundação já foram escavados e a área está demarcada.

O resto desse trecho ate a estação de Javari está firme, e além disso a quantidade de lastro permite o escoamento da água sem danificar a via permanente.

Mais adiante a linha já esta nivelada e aguarda apenas que mais lastro seja adicionado para estabilizar a linha.

Logo em seguida vem a passagem de nível próxima ao supermercado Unidos.

A partir da pequena passagem de nível depois da faculdade começa a reta de 500 metros.

O calor tem causado a flambagem dos trilhos provocando os chamados "ganchos" que deformam a linha, apesar disso no teste realizado essa semana demonstrou que isso não afeta o tráfego de veículos de testes até que o defeito seja reparado.

No pequeno pontilhão do bairro Vila Selma foram colocados dormentes novos e maiores que embora já estejam fixados, aguardam a colocação de contra trilhos para impedir que eles se movimentem durante a passagem das composições.

No centro de Miguel Pereira a linha que passa pelo girador está conectada ao trecho de linha que segue entre a plataforma e a estação.


Uma segunda linha começou a ser construída para ser usada como recuo para a locomotiva durante a manobra já que não será permitido que a locomotiva a vapor entre na estação pois segundo o prefeito e os empresários da Rua Coberta a fumaça da locomotiva pode atrapalhar quem estiver circulando naquele ambiente.


Hoje o dia de trabalho foi dedicado a construção dessa linha com cerca de 20 metros de comprimento em direção a parte de trás da estação.


Ao mesmo tempo a linha que vem direta do girador finalmente já está conectada com o restante.




Um antigo mata-burro transformado em galeria pluvial ressurgiu durante essa etapa da obra.

Originalmente usado para impedir que pessoas não autorizadas chegassem até a estação e embarcassem no trem sem pagar, após a desativação da ferrovia esse espaço foi transformado em galeria com manilhas colocadas recentemente para conduzir o acúmulo de água da chuva até o rio e evitar alagamentos.


Essa linha não vai se extender muito além disso, mas será muito importante.



Atualização 24 de fevereiro de 2023

Começamos essa atualização com imagens da ponta do triângulo de reversão em Governador Portela que está recebendo uma atenção especial afim de impedir desmoronamentos de terra sobre os trilhos.

Na canto esquerdo há um paredão de pedras construído na mesma época da ferrovia, já no lado direito será construído um muro de contenção com blocos para garantir que a encosta deslize e interrompa essa bifurcação que une as duas linhas atrás da estação que compõe o triângulo.

Os buracos para a fundação já foram escavados para que seja colocada as ferragens e o concreto que dará a sustentação necessária para proteger a linha.

No final da linha onde há um paredão de terra também será erguido um muro entre a antiga construção de pedras e a nova feita de blocos.

Nesse ponto o concreto já começou a ser despejado e as ferragens devidamente posicionadas.

Com o tempo a terra foi acumulando e cercando esse espaço que inclusive ficou soterrado por anos, agora que haverá um muro de contenção em "L" não terá mais o risco da linha ser tomada pelo barranco da rua ao lado.

Essa vala que aparece à margem da linha serão colocadas manilhas para o escoamento da água, impedindo que essa área de recuo sofra novamente com inundações.

Deste ponto se vê as duas linhas seguindo em lados opostos com a antiga praça no meio.

No pátio da estação foi descarregada uma grande quantidade de blocos de concretos e meias manilhas para escoamento de água.

Dentro do galpão começou a ser escavada a vala de manutenção.

Após a concretagem os trilhos vão se estender até alcançar o mesmo tamanho da linha onde estão os carros de passageiros.

Nesse espaço será realizada a inspeção e manutenção das locomotivas, vagões e carros de passageiros.

Com o bom tempo a máquina pode trabalhar na escavação sem o risco de desmoronamentos, e quando alcançar o tamanho certo terá início a fase de construção do espaço onde os mecânicos terão acesso ao material rodante.

Uma curiosidade interessante é que essa parte do galpão não é original, ela só foi construída após a desativação do ramal, quando uma empresa siderúrgica arrendou o espaço. 

Do outro lado desse muro que divide o galpão, fica uma parte que já era utilizada para guardar as locomotivas nas décadas de 1980 e 1990.

Como já foi mostrado na última atualização, os muros de contenção construídos em ambos os lados do corte em Portela já estão prontos. Além da vegetação dar esse visual incrível também vai ajudar a impedir a queda das encostas.

Mais a diante poucos metros antes do corte em Javari estão sendo realizados os últimos ajustes na linha.

A passagem da locomotiva manobreira Stoltz empurrando a locomotiva #250 ajudou a realizar o teste da linha, revelando que tudo está dentro das exigências legais.

O trabalho que está sendo realizado nessa fase das obras é apenas de revisão.

Nesse trecho os trilhos que até algumas semanas estavam um pouco tortos, agora estão perfeitamente alinhados.

É provável que aqui sejam utilizadas algumas daquela manilhas descarregadas no pátio da estação de Portela pois nesse corte costuma haver muita umidade e infiltração.

No lado esquerdo está sendo construído outro muro de contenção justamente em razão das infiltrações na terra dessa encosta.

A partir daqui serão construídos muros dos dois lados da linha.

É possível perceber que do lado direito os buracos para a fundação do muro já foram abertos.

Parte do lastro acumulado à margem da linha pode ser usado junto ao concreto, e o excedente será removido para que a linha fique limpa.

Saindo de Javari, todos os reparos na linha foram realizados, como a distribuição de lastro que é muito importante nesse trecho que constantemente eyafetafo pela água qyescorredo barranco.

O trabalho da empresa responsável pela reconstrução da linha já está finalizado nesse trecho, agora a responsabilidade sobre o entupimento de uma galeria que impede o escoamento da água fica por conta da prefeitura através da secretaria de obras.

Para aqueles que menosprezam as belezas naturais da cidade, essa imagem apresenta um pouco da paisagem que pode ser contemplada a bordo do trem.

Chegando ao trecho com 500 metros em linha reta entre a faculdade e a antiga parada prefeitura velha, o gancho (deformação dos trilhos) causada pela flambagem (dilatação do aço) foi corrigido.

Como se pode ver a linha nesse trecho "escondido" as pequenas tortuosidades já não aparecem mais.

Essa é mais uma região cercada de natureza e uma visão privilegiada das montanhas ao redor.

O pequeno pontilhão recebeu grandes dormentes que são capazes de aminizar a trepidação mesmo sem contra trilhos (trilhos adicionais, fixados entre os que fazem parte da linha).

Nessa curva suave se vê mais um trecho rico em árvores nativas que com o contraste do céu trazem de volta a sensação de rever Miguel Pereira como sempre foi, sem querer imitar qualquer outro lugar.

No centro da cidade a locomotiva #250 está estacionada na ponte do girador em exposição temporariamente.

Em breve ela será movida até o trecho de linha em frente a "rua coberta" onde vai ficar em exposição permanente.

Uma pequena linha foi construída para ser utilizada como recuo pela locomotiva enquanto os vagões serão conduzidos para a estação por uma locomotiva manobreira a diesel para que a "fumaça" da locomotiva a vapor não chegue até a "rua coberta".

Essa linha tem cerca de 20 metros de comprimento e fica em um ângulo que a locomotiva pode acessar apenas movendo o girador, podendo entrar de frente ou de ré.

Geralmente um girador costuma ter doze linhas ao redor para que o veículo na ponte possa usar qualquer uma das vias, em Miguel Pereira só será necessário esse pequeno trecho.

Nas imagens abaixo é possível ver melhor o ângulo em que a linha principal e a linha de recuo estão dispostas em relação ao girador.

Além de ser usado para a manobra das locomotivas, a ponte do girador também é necessária para conectar a linha da passagem de nível com a linha da estação.

Atualização 3 de março de 2023

Na reta final para a conclusão das obras da ferrovia, os trabalhos estão se concentrando em evitar qualquer imprevisto que interfira a utilização da linha, principalmente desmoronamentos.


Em decorrência das chuvas o local onde fica a ponta do triângulo e a área de recuo da locomotiva demorou para ser finalizado uma vez que a lama impedia o assentamento dos dormentes e trilhos.

Afim de evitar que o acúmulo de água amoleça o solo e danifique a linha, um muro de contenção está sendo construído paralelo ao trecho de recuo da máquina, e em questão de dias estará concluído.

A entrada do galpão também está passando por reformas para melhor segurança das locomotivas e material rodante em geral que por ventura seja armazenado.

A linha do lado direito aguarda a concretagem da vala de manutenção para ser prolongada.

Com a conclusão dos muros de contenção no corte de Portela, agora no corte de Javari o segundo muro de contenção começa a ser erguido.

Nessa área a umidade é maior, e o histórico de desmoronamentos sobre a linha levaram a direção das obras a optar pela construção de muros dos dois lados como feito em Governador Portela.

Em cerca de quinze dias essa etapa também estará concluída e toda estrutura da ferrovia estará pronta.

Atualização 13 de maio de 2023

Quem acompanha o Blog Trem Da Serra Do Rio De Janeiro sabe que desde 2020 fazemos a cobertura do novo projeto de trem turístico de Miguel Pereira, e mesmo com as limitações impostas pela pandemia, sempre mostramos de forma transparente tudo que acontece. 


Após um ano de trabalho com atualizações semanais sobre a reconstrução da ferrovia, finalmente estamos cada vez mais perto de ver esse sonho se tornar realidade, e através dessa postagem será possível conferir o que já está pronto, e o que ainda falta.


Mais uma vez começamos por Governador Portela e podemos ver uma mudança significativa no pátio, porém a estação permanece inacabada nesse novo estilo e pintura adotados, como é o caso da plataforma que até agora permanece sem as telhas.

No local escavado para recuperar trilhos soterrados agora já está pavimentada, assim como a rua paralela a uma das linhas do triângulo.



Como a torneira original não pode ser utilizada, uma nova foi instalada em frente a caixa d'água para abastecer as locomotivas tanto na linha principal quanto na linha secundária.


A linha secundária da acesso ao galpão de manutenção e armazenamento do material rodante.


Os galpões originais que ficavam paralelos a uma das linhas do triângulo já não existem mais, deixando um enorme vazio no pátio de Governador Portela.


Até algumas semanas esse espaço estava encoberto de entulho das obras realizadas nesse distrito, mas como parte do projeto turístico, toda essa área está sendo limpa.


A área com cerca de 9.000m² do lado direito da linha principal será aterrada para ficar mais alta que a linha férrea permitindo que o espaço seja utilizado como estacionamento ou local de eventos.


Esse novo pátio será pavimentado para impedir que a água da chuva transformem o aterro em uma montanha de lama. O espaço no lado esquerdo entre a linha e o pátio será mais uma via de acesso a estação passando ao lado da Litorinas.


Com uma área útil de 8.000m² Miguel Pereira volta a ter um parque para eventos públicos, dando propósito novamente a esse espaço que num tempo não muito distante foi cenário de um grande apogeu da ferrovia no RJ.


Dentro do galpão, a linha secundária se divide em duas pontas, uma usada para armazenar os carros de passageiros e a outra para manutenção.


Uma vala de manutenção foi construída sob uma das linhas permitindo acesso a parte de baixo do material rodante, principalmente das locomotivas.


Ao longo de toda vala de manutenção foram instaladas lâmpadas de led e tomadas com 110v e 220v para o uso de ferramentas elétricas para manutenção.


Por enquanto três carros de passageiros, um vagão dormitório, a locomotiva manobreira Stoltz e as duas máquinas a vapor estão guardados no galpão.


Na locomotiva #220 também foi instalado um kit com gerador diesel elétrico e compressor de ar para o sistema de freios dos carros de passageiros e a iluminação de todo trem.


No final do ano passado o primeiro kit havia sido instalado na locomotiva #210.


Saindo do pátio do pátio de Portela a linha segue com sinalização das passagens de nível, cruzamento, velocidade e localização.


Antes e depois de cada passagem de nível (PN) há indicação do lado direito da linha alertando sobre o uso do apito.


No corte de Portela o muro de contenção agora protege a linha de desmoronamentos.

































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