sábado, 14 de novembro de 2015

Experiências Ferroviárias

A cerca de 500 metros da estação de Arcozelo existe um cano de ferro que atravessa sítios e outras propriedades desse pequeno vale até chegar na caixa d'água da estação.


 No alto da "grota" havia uma nascente de água que tinha até uma pequena barragem de ferro, daí um cano levava água para abastecer a "Maria Fumaça" quando chegava na estação, foi assim por muitos anos, a população da grota aumentou, os trens pararam de passar, a estação se tornou moradia mas o encanamento permaneceu no lugar. 


Coincidentemente eu Matheus Figueiredo (autor do blog) moro no sítio onde existe até hoje um registro (respirador) usado para tirar o ar do cano que impedia a passagem da água de chegar a estação; O sítio e da minha família a mais de 60 anos, meu avô me contava que quando faltava pressão para a água chegar até a grande caixa d'água ele deixava o registro aberto até todo ar sair, e sempre funcionava, dizia ele. Eu me sinto privilegiado por ter um pedaço da história da ferrovia bem no meu quintal.


Por morar tão próximo a ferrovia desativada, venho encontrado fragmentos da história da linha auxiliar, e tento ao menos preserva-los.









Além disso estou construindo meu próprio "vagonete", mais conhecido como Handcar ou Trolley; Um pequeno veículo mecânico movido pela força alternada de seus passageiros.







 Toda vez que encontro um trem vou logo tirando foto para registrar o momento no meu 
acervo pessoal.











De todo material rodante que tive contato, o que mais me encanta e o antigo vagão fechado de carga que está no pátio da estação de Portela.



Durante minha infância apesar das limitações da época, criei um "museu ferroviário particular" através de fotos, cartões postais, jornais e revistas, etc.



Num armário onde guardava as coisas especiais comecei a colocar também meus álbuns com fotos de trens, manuais básicos de funcionamento de locomotivas, panfletos, etc.



Em 2015 tive o prazer de reencontrar um amigo ferroviário que em 2006 me deu presentes com um valor muito grande pra mim, incluindo um broche de condecoração em formato de estrela. Conheci também outro ferroviário que me deu cartões incríveis com diferentes modelos de trens.


Além de tantas coisas boas, criei este Blog e tive a oportunidade de fazer parte da ONG Amigos Do Trem e da ONG Trilhos Do Rio. Deixo aqui minha gratidão a todos! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário