domingo, 29 de novembro de 2015

Região Serrana - Rio De Janeiro - Minas Gerais

Em Cataguases a ferrovia cruza um trecho urbano onde passa por várias ruas da cidade, esta empresa vem a bastante tempo interessada em desativar este trecho, mas agora através de uma brecha na legislação a FCA poderá isolar este trecho sem perder a concessão do restante da linha. Este fato ocorreu no primeiro semestre de 2015.


A FCA obteve liberação da ANTT para devolver trechos de sua malha ferroviária, porém onde ela possui contratos de transporte o mesmo deverá ser mantido.


Conforme o documento que deferiu o pedido da empresa, o empreendimento aprovado consiste em uma unidade de pequeno porte que tem a função de receber a bauxita proveniente das unidades de processamento da região, transportada por caminhões e embarcá-la nos vagões da Ferrovia Centro Atlântica - FCA, com destino a estação de Barão de Angra, município de Paraíba do Sul (RJ), onde é feita a conexão devida, com alteração de bitola na linha férrea, seguindo daí em diante para o município de Alumina (SP), onde são processados.


A VLI, empresa controladora da Ferrovia Centro Atlântica, informou que o contrato de transporte de bauxita no trecho entre Cataguases (MG) e Três Rios (RJ) encerrou-se em maio desse ano. Após conversas entre as ambas as partes, optou-se pela não continuidade do contrato e término do transporte do produto.


A VLI seguirá fazendo a manutenção do trecho em questão e se mantém aberta a novas possibilidades de contrato para transporte na região. Caso não haja demanda, serão realizados estudos para avaliar a possibilidade de devolução para a União.


A suspensão das operações da ferrovia é tida como temporária enquanto a concessionária do trecho estuda a possibilidade de firmar novos contratos.


 

O último trem de bauxita que fazia o trajeto entre Cataguases e Três Rios passou por Além Paraíba no dia 01 de agosto de 2015, entre 10 e 14 horas.

Enquanto isso...

No dia 23 de outubro de 2015 foi realizada uma reunião na sede da Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RRFSA), onde a ONG Amigos Do Trem apresentaram o projeto "Trem Da Terra".


Idealizado pela ONG Amigos do Trem, em parceria com o Ministério dos Transportes, o projeto o projeto foi apresentado aos prefeitos das cidades de Leopoldina-MG, Além Paraíba-MG, Recreio-MG, Chiador-MG, Volta Grande-MG, Cataguases-MG, Três Rios e Sapucaia.


Esse projeto visa desenvolver o turismo das cidades no trecho de cerca de 180 km passando por Cataguases, Recreio, Leopoldina, Volta Grande, Sapucaia e Três Rios. O Trem da Terra já se encontra cadastrado junto ao Ministério dos Transportes, devido a seu grande interesse público, e a possibilidade de contribuir diretamente com o desenvolvimento social, econômico, turístico e regional das cidades por onde trafegar.

Terá como grande atrativo o transporte ferroviário nos trechos de Além Paraíba x Três Rios e Além Paraíba x Cataguases, serão duas viagens diárias, e dependendo da demanda será realizado o trecho completo de Três Rios x Cataguases.


A ONG Amigos do Trem, em parceria com o Ministério dos Transportes, DNIT, Inventariança da RFFSA, Governo de Minas, e com apoio da VLI, está a alguns meses desenvolvendo o projeto Trem da Terra, que visa desenvolver o turismo entre as cidades de Cataguases, Recreio, Leopoldina, Volta Grande, Sapucaia e Três Rios.



O projeto já teve alguns avanços, entre eles a cessão de duas locomotivas diesel elétricas e 04 carros/vagões de passageiros, que atenderão o trecho ferroviário entre as cidades dos Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, possibilitando o deslocamento de passageiros e turistas em uma composição ferroviária que utilizará um trecho de 187km que se encontra inoperante, porém e explorada pela VLI.


Foi realizado no dia 17/09/2015, com a apoio da VLI uma inspeção técnica do trecho entre Cataguases e Três Rios, onde se verificou que a concessionária realizou um excelente trabalho na manutenção e modernização da ferrovia, além de outras análises importantes para a conclusão dos estudos e andamento dos projetos.



A ONG Amigos do Trem, recebeu do Ministério dos Transportes, através do DNIT, duas Locomotivas EMAQ MXs e quatro vagões de Aço de Carbono para operar o trem de turismo entre Cataguases, Recreio, Leopoldina, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador, (MG), Sapucaia e Três Rios(RJ).


O projeto “Expresso Trem da Terra” está em sintonia com o esforço do Governo Federal em revitalizar o sistema de transporte ferroviário no País (cargas e passageiros), através do Plano Nacional de Revitalização das Ferrovias e do Programa de Resgate do Transporte Ferroviário de Passageiros, parceria do Ministério do Transporte – MT, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte – DNIT e a Inventariança da Rede Ferroviária Federal – RFFSA.

Sobre o material rodante:


Os quatro vagões concedidos para a realização do projeto não foram divulgados oficialmente, mas segundo a um levantamento sobre a procedência dos mesmos, são vagões em aço de carbono. As novas pinturas ainda não foram divulgadas.


Durante as cinco horas de passeio, e possível apreciar as mais belas paisagens, cachoeiras, fazendas, casarões históricos, hidrelétricas, lagos e muito mais, além da tranquilidade característica das regiões Centro Sul fluminense e Zona da Mata mineira. As estações serão transformadas em pontos de comércio e atrações culturais. Homens e mulheres do campo terão nos restaurantes do trem, uma feira móvel, com artesanatos e produtos da culinária dos dois estados em estandes.


De acordo com o projeto serão transportados até 240 passageiros (60 em cada vagão).


A partir do primeiro semestre de 2016 deverá entrar nos trilhos o Expresso Trem da Terra, que ligará as cidades mineiras de Cataguases, Recreio, Leopoldina, Chiador, Além Paraíba e Volta Grande, e as do interior do Rio de Janeiro, Sapucaia e Três Rios, no Centro Sul Fluminense.

5 comentários:

  1. Os trens já foram reformados, mas parece que ainda não estão no trecho. Estamos aguardando ansiosamente pelo início das operações!

    ResponderExcluir
  2. “Trem da Terra”
    Ministro dos Transportes se reúne com ONG Amigos do Trem e Movimento Além nos Trilhos para viabilizar o
    O Ministro dos Transportes Antônio Carlos Rodrigues, se reuniu no último dia dói de fevereiro, com a ANTT, Sr.Cássio Ramos da Inventariança da RFFSA e ONG Amigos do Trem Paulo Henrique do Nascimento e o Movimento Além nos Trilhos, Alexandre Lopes Barbosa, Pablo Costa Borges , José Luiz Vidal e a Deputada Federal Margarida Salomão com a finalidade de viabilizar o projeto do tem de turismo “Trem da Terra” Rio Minas, que ligará as cidades de Cataguases, Leopoldina (distritos), Recreio, Volta Grande (sede e distrito), Além Paraíba, Chiador, Sapucaia e Três Rios.

    Na reunião o Ministro dos Transportes destacou a importância da implantação do trem de passageiros turístico na região da Zona da Mata é Sul Fluminense, porque irá contribuir com o zelo dos bens públicos e o desenvolvimento do turismo com geração de empregos e renda.

    A Deputada Margarida Salomão, reafirmou seu compromisso com o projeto e sua importância para as comunidades por onde ele vai trafegar, também destacou que são projetos de interesse público e de cunho social como este, que podem contribuir no desenvolvimento das cidades e da população.

    O projeto é uma Parceria do Ministério dos Transportes, DNIT, Inventariança da RFFSA, ONG Amigos do Trem, com apoio das prefeituras do trecho e Movimento Além nos Trilhos.
    Colaboração: Antonio Pastori
    Fonte: www.carlosferreirajf.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço pelas informações, conforme o avanço do projeto o blog será atualizado sobre o andamento do mesmo.

      Excluir