segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Memórias Da Linha Auxiliar

 Desde o ano de 1898 quando foi inaugurada, muitas histórias se sucederam na Linha Auxiliar; Inaugurações, aprimoramentos, acidentes e conquistas. Essa estrada de ferro tem muitas histórias a serem compartilhadas. 

Aqui estão apenas referências sobre algumas delas. Vale lembrar que cada história será contada com todos os detalhes em postagens exclusivas.

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Por volta de 1910, o então presidente da República Nilo Peçanha, e sua comitiva foram recebidos na estação Barão de Javari.


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Um dos primeiros acidentes na história da Linha Auxiliar ocorreu em 1915 quando uma grande locomotiva rolou a ribanceira na região de Paty Do Alferes. A máquina de número 44 descarrilou e tombou em um despenhadeiro, não há registro sobre feridos.



"...Photographias do desastre ocorrido ha dias no Paty de Alferes, na linha auxiliar da Estrada de Ferro Central do Brasil, tombando a machina 44 pela ribanceira abaixo. Assignalado por uma cruz na photographia de cima vê-se o Sr. Manoel Corrêa Lopes, activo agente de Fon-Fon naquella cidade..."






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Em 23 de dezembro de 1918 faleceu no distrito de Estiva (então município de Vassouras) o médico e professor Miguel da Silva Pereira.

 

Seu corpo foi velado na estação ferroviária que viria receber seu nome, e posteriormente no ano de 1955 no ato da emancipação "Estiva" se tornou "Miguel Pereira" como homenagem ao responsável pela divulgação da região.

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Em 12 de maio de 1920 foi divulgado a duplicação da Linha Auxiliar entre São Cristovão e Alfredo Maia.

No ano de 1924 foi inaugurado o primeiro trecho duplicado da Linha Auxiliar, devido o grande fluxo ferroviário na região.


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Também no ano de 1924, após fortes chuvas alguns trechos da ferrovia foram destruídos, os trilhos chegaram a ficar pendurados entre despenhadeiros, e tudo isso bloqueou o tráfego ferroviário por certo tempo, causando prejuízos diversos.


As proximidades do quilômetro 95 foram as mais afetadas




Mas em pouco tempo tudo foi restaurador, e a constante manutenção do ramal garantia a livre circulação dos trens pela serra de Miguel Pereira.

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Algum tempo depois entre a Central e a Linha Auxiliar ocorreu um desastre provocado provavelmente por um descarrilamento, quase não existem informações sobre o fato, mas até o que se sabe e que houve muitos feridos e algumas mortes.

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Em 1930 uma composição de trem cargueiro sofreu um acidente próximo a estação de Conrado, não houve vítimas graves.

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Em Três Rios, ocorreram duas grandes explosões de trens com graves consequências, a primeira com pólvora ou munição em outubro de 1932 com o trem do 12 RI que retornava para S. João Del Rey após o combate na Revolução de 32.

O segundo acidente foi em 1950, na antiga estação de Três Rios quando um trem com vagões transportando explosivos destruiu a estação, deixando mortos e feridos.



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Em 27 de dezembro de 1954, uma colisão entre dois trens num trecho da serra provocou o descarrilamento de ambas composições, e há indícios de que vagões também teriam caído do despenhadeiro.



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No dia 14 de junho de 1960 ocorreu nos primeiros quilômetros da Linha Auxiliar o tão famoso "assalto ao trem pagador da Estrada de Ferro Central do Brasil".


Um grupo de criminosos assaltou o trem de pagamentos da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil, incorporada a RFFSA.

A quantia roubada foi no valor de Cr$ 27,598 milhões (cruzeiros).


Na época, o assalto ao trem pagador foi tão noticiado pela mídia brasileira, que serviu como tema para o filme "O Assalto ao Trem Pagador".


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Na década de 70, o país passava por uma grande crise financeira e aos poucos tentava se recuperar das marcas da ditadura militar, as ferrovias deixavam de lucrar com trens de passageiros, e por isso se tornou frequente trens de carga atravessando cidades onde antes rodavam quase que exclusivamente trens regionais e circulares.




O governo que de várias formas cortava os gastos, e julgou lucrar mais com trens cargueiros tanto pelo aspecto financeiro quanto pela logística da época.


Sendo assim, as escandalosas locomotivas a diesel invadiam as ruas das cidades com suas centenas de vagões de carga, transportando principalmente minério de ferro.

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Devido a falência da Rede Ferroviária o ramal da Linha Auxiliar foi desativado para cargueiros e para os trens regulares de passageiros. A famosa "Maria Fumaça" se tornou raridade após tantos anos percorrendo a serra do Rio De Janeiro.


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A linha Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira entre Japeri - Arará, e Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros.

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Em 20/01/1981 durante a passagem de um trem cargueiro por Paty Do Alferes, um carro parado em uma passagem de nível foi atingido pela locomotiva a diesel que tracionava a composição. O veículo foi arrastado pela linha, mas felizmente não houve vítimas.

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Parte do ramal no trecho pertencente ao município de Miguel Pereira houve duas tentativas de Trens Turísticos, sendo o primeiro projeto com uma locomotiva a vapor e o segundo com uma a diesel.



Problemas técnicos com a locomotiva a vapor Nº 327 que formava o Trem Da Serra, levaram ao cancelamento do trem turístico.

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O Trem Azul começou utilizando uma locomotiva a vapor que substituiu a 327, mas foi com uma potente locomotiva diesel elétrica que o trem começou a atrair turistas de vários lugares para conhecerem o famoso Trem Azul de Miguel Pereira.

Fatores como deslizamentos na serra e a falta de manutenção técnica do material rodante ocasionaram diversos cancelamentos dos passeios.


Mas no ano de 1990 um acidente (possivelmente criminoso) fez o Trem Azul descarrilar e tombar no pátio da estação em Governador Portela, após esse lamentável acontecimento a composição foi reduzida para apenas três vagões, e pouco tempo depois encerrou definitivamente suas atividades.

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No ano de 2015 uma notícia fantástica repercutiu em todo o estado do Rio De Janeiro:

Parte da Linha Auxiliar começa a ser restaurado para receber um novo trem turístico, a Litorina operada pela ONG Amigos Do Trem.

6 comentários:

  1. Divulgado e Postado no: http://httpwwwluizfelipelopesdiascombr.blogspot.com.br/2016/09/almanaque-geral-ferroviario-memorias-da.html
    Obrigado Amigo.

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  2. Sinto saudades da Maria fumaça....a ONG amigos do trem tinha que conseguir que o trem fosse de Paty do Alferes a ponte Paulo de Frontin em Vera Cruz....sairia de Paty passaria por Miguel por Portela e iria A Vera Cruz

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    1. Obrigado por visitar o Blog! Realmente ver uma Maria Fumaça fazendo essa viagem entre Paty Do Alferes e Vera Cruz seria ótimo, mas infelizmente se depender da ONG Amigos Do Trem o que restou da Linha Auxiliar corre o risco de se perder definitivamente com a alteração da bitola ou a má gestão de projetos turísticos.

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    2. Gente que matéria incrivel ,sou moradora de Vassouras-RJ e sou fascinada pela história da minha cidade , vcs tem mais matérias como essa? fiquei sabendo de algumas histórias porém sem fontes veridicas , gostaria muitooooo de descobrir alguns mistérios dessa época .

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    3. Olá, obrigado pelo elogio. Posso lhe garantir que todo o conteúdo publicado aqui e minuciosamente analisado por mim. Sobre essa matéria especificamente, em breve haverá uma segunda parte com novas histórias.

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