segunda-feira, 15 de junho de 2015

Trem De Três Rios

Território onde se encontra o atual Município de Três Rios era primitivamente denominado Paraíba Nova.
Sabe-se que em 1597, Martim Corrêa de Sá, filho de Salvador de Sá, passou pela região, utilizando o itinerário marítimo-terrestre, via Parati, para alcançar as "Minas Novas" ou "Minas Gerais", o que em parte, presume-se, contribuiu para seu desbravamento.
Foi entretanto nos primeiros decênios do Século XVIII, segundo crônica da época, que Pedro Dias Paes Leme, continuando a obra de seu pai, Garcia Paes Leme, fez construir, dedicada à Nossa Senhora do Monte Serrat, uma capela em terras do atual Distrito de Afonso Arinos. Mais tarde, ali se instalaria o destacamento efetivo do "Registro", com a missão de impedir o contrabando de ouro e diamante e de arrecadar os direitos reais da "Passagem".
Enquanto essa região era colonizada, outra surgia em consequência da fundação, pelo legendário capitão Tira-Morros, José Antônio Barbosa, de uma fazenda, a que deu o nome de Bemposta.
Em decorrência de sua posição no itinerário da "Estrada Real", que ligava o Rio a Minas, novo núcleo populacional ali se formou. Uma capela foi erguida, tendo São Sebastião de Entre Rios como Padroeiro.
Até antes de 1858, o território do atual Distrito constituía apenas uma colônia dependente da Fazenda de Cantagalo, de propriedade de Antônio Barroso Pereira, 1.º Barão de Entre Rios.
Por essa época, seguindo com a estrada de rodagem Petrópolis-Juiz de Fora, Mariano Procópio adquiriu, do referido barão, 81.840 braças quadradas de terras, construindo a grande e suntuosa Estação de Entre Rios, que mais tarde acolheu a comitiva imperial, quando da inauguração, em 18 de março de 1858, do trecho nas terras do Município, da famosa União e Indústria. 
Foi a partir da instalação dessa parada, com os melhoramentos introduzidos pela companhia concessionária da rodovia e com a chegada dos trilhos da Estrada de Ferro D. Pedro II, em 1867, que Entre Rios passou a desenvolver-se com o surgimento de ricas fazendas onde o elemento negro escravizado fazia a fortuna de seus proprietários.
A primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruida foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador.
Apesar de todo o progresso observado na localidade de Entre Rios, apenas em 1890 foi esta elevada à categoria de Distrito, quando Bemposta (com o nome de Nossa Senhora da Conceição Bemposta) e Nossa Senhora de Monte Serrat (atual Afonso Arinos), receberam em 1855 e 1884, respectivamente, predicativos de paróquias ou freguesias e, portanto, de Distritos. 
As condições de desenvolvimento propiciaram a emancipação, que ocorreu em 1938, recebendo o Município a denominação de Entre Rios, modificado em 1943 para Três Rios. 

10 comentários:

  1. Sabe de alguma coisa dos imigrantes italianos que se instalou no distrito de Bemposta,três Rios?

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    1. Olá, obrigado por visitar o Blog! Infelizmente em minhas buscas encontrei apenas grandes propriedades fundadas por Portugueses. Sobre o bairro de Bemposta em Três Rios, tudo se desenvolveu a partir da construção da fazenda de mesmo nome construída em 1805, como a área original era muito maior, tudo leva a crer que com a chegada de imigrantes portugueses, alemães e italianos para trabalhar, o terreno foi gradativamente loteado para que cada família construísse e administrasse suas terras e suas propriedades. A presença de imigrantes nesse bairro está particularmente relacionada com as construções nas proximidades.

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  2. Estou procurando meu ancestral da família Campello ele morava em Bemposta vc sabe alguma informação a respeito dessa família si era Portugueses ou Espanhóis?

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    1. Olá, obrigado por visitar o Blog. Pelas minhas pesquisas o sobrenome "Campelo/Campello" são respectivamente de origens Portuguesa/Italiana. Entretanto para obter mais informações sobre seus antepassados, sugiro acessar o site https://www.myheritage.com.br para obter as informações de seu interesse.

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  3. Matheus, boa dia! Na região de Bemposta, você sabe algo da família Corrêa de Sá? Obrigado. pinheirodesa@hotmail.com

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    1. Olá, obrigado por visitar o Blog. Não e minha especialidade mas posso tentar encontrar registros dessa família. Se estiver relação com a ferrovia poderei citar futuramente numa postagem, mas se encontrar algo relevante entro em contato com você.

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  4. Olá! Gostaria de saber se há algum registro dos antigos operários dessa Estrada de Ferro, na década de 1930 quando Três Rios chamava-se Entre Rios.Meu avô paterno trabalhou nela e seu nome era Humberto Dias Maciel.

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    1. Olá Andréa, obrigado por visitar o Blog, as ferrovias tinham sim registros de funcionários. Em Três Rios circulavam trens da E.F. Central Do Brasil e E.F. Leopoldina, mas provavelmente você só encontrará as informações sobre seu avô no inventário da RFFSA a Rede Ferroviária Federal. Espero ter ajudado.

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  5. Bom dia Matheus. Parabéns pelo blog. Meu ascendente Joao Ventura da Cunha veio de Portugal e casou em Entre Rios em 1896. Seu filho Carlos Ferreira da Cunha trabalhou na EFCB. Você tem alguma informação sobre ele? Obrigado.

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    1. Olá, obrigado por visitar o Blog, peço desculpas pela demora em responder. Infelizmente não tenho acesso aos funcionários da Estrada De Ferro Central Do Brasil mas continue acompanhando nossas postagens que caso eu encontre algo relacionado citarei em futura postagem.

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