domingo, 22 de novembro de 2020

Movimento SteamPunk Trem Da Serra Do Rio De Janeiro

O Blog Trem Da Serra Do Rio De Janeiro está aderindo ao movimento artístico do Retrofuturismo para apresentar as pesquisas históricas de maneira mais dinâmica e diferenciada.

O conceito principal do movimento retrofuturista e utilizar a utopia de invenções que surgiriam nos séculos futuros a partir da tecnologia disponível em determinada época do passado.

O Retrofuturismo e dividido em subgêneros definidos por avanços tecnológicos em determinados períodos que serviam como amostra do que poderia surgir com a criação de máquinas mecânicas.

As grandes obras da engenharia ferroviária como pontes e viadutos fazem parte do contexto retrofuturista pois muitas vezes suas construções estavam além do seu tempo, desafiando o que era conhecido até então.

O Viaduto Paulo De Frontin foi fabricado na Bélgica sob medida em 1897 sendo o primeiro do tipo em curva, com uma leve inclinação e com a estrutura totalmente em aço. Mesmo após construírem outros semelhantes pelo mundo, esse e considerado o maior, com 80 metros de comprimento e 32 metros de altura.

Há também grande influência da era vitoriana, do estilo gótico, e em alguns casos da arte renascentista, principalmente o que envolve o grande inventor Leonardo Da Vinci que no século XV vislumbrava a utilização de máquinas voadoras e veículos autômatos, embora os recursos que possibilitariam a realização de seus projetos estivessem séculos a frente.

Com o surgimento da primeira locomotiva a vapor em 1804, um mundo de possibilidades se desenhou diante de inventores ansiosos em alcançar um avanço fora de sua época.

No estilo Steampunk predomina o desenvolvimento da tecnologia do início ao ápice da revolução industrial. 

Assim como Paranapiacaba em São Paulo, Governador Portela distrito de Miguel Pereira também foi uma próspera vila ferroviária, e durante cem anos foi palco de inúmeras histórias.

A Estrada De Ferro Melhoramentos Do Brasil partia da estação de Alfredo Maia no Rio De Janeiro, chegava a Japeri e subia pela serra de Miguel Pereira cortando a cidade, passava por Paty Do Alferes, Paraíba Do Sul e Três Rios, sendo prolongada até Porto Novo do Cunha em Além Paraíba.

Quando incorporada a Estrada De Ferro Central Do Brasil passou a se chamar Linha Auxiliar, e atendendo as necessidades industriais da região fez surgir a "Oficina de Pontes" de Governador Portela juntamente com a oficina de locomotivas e os grandes galpões.

O vapor fez história em Miguel Pereira e região, e em 2020 o município recebeu uma bela Maria Fumaça para recuperar parte da ferrovia e promover um trem turístico tal como sua origem.

Embora o tempo não seja o mesmo, existe uma nostalgia que desperta a vontade de voltar aos dias de glória da ferrovia e poder ouvir o apito e o sino anunciando mais um trem chegando ou partindo. A mágica está em se aventurar nas histórias do passado e em criar novas histórias, essa e a essência do movimento SteamPunk proposto pelo Blog Trem Da Serra Do Rio De Janeiro.

A locomotiva a vapor N° 220 será a estrela principal do trem turístico do município de Miguel Pereira, já o Vagão SteamPunk e um projeto particular do Blog, financiado por patrocinadores, produtos Trem Da Serra Do Rio De Janeiro e eventos temáticos. 

O Blog Trem Da Serra Do Rio De Janeiro e uma empresa privada que desde 2015 luta em prol da preservação ferroviária com ênfase na região serrana do estado do Rio De Janeiro.

No pátio da estação de Governador Portela está um antigo vagão do tipo FNC abandonado desde 1997 quando o ramal da Linha Auxiliar foi desativado. Após anos abandonado eu Matheus Figueiredo solicitei a cessão do vagão a FCA - Ferrovia Centro Atlântica e a Vl! que ao analisarem o projeto autorizaram a cessão por tempo indeterminado para que em nome do Blog Trem Da Serra Do Rio De Janeiro esse material seja reformado e transformado em um museu ferroviário.

Como museu ferroviário temático, o projeto do Vagão SteamPunk cria uma atmosfera que permite conhecer detalhes do passado através de recursos modernos, o vapor dá lugar para o digital, basta uma visita e mesmo parado quem embarca nesse vagão viaja entre os séculos XIX e XXI com direito a uma apresentação guiada por um personagem sob a forma de aventureiro SteamPunk.

O estilo SteamPunk aproxima as pessoas de uma realidade distante e facilita a compreensão do passado de forma mais dinâmica, pois e mais fácil contar uma história trazendo o público para dentro dela.

Como "sonhos não envelhecem", a utopia de vivenciar uma experiência atemporal e um atrativo para que mais pessoas conheçam e apoiem a causa da preservação ferroviária.

O Vagão SteamPunk terá uma decoração peculiar, diferente de todos os museus ferroviários convencionais, pois no estilo SteamPunk, predomina o uso de engrenagens e sistemas mecânicos analógicos cujo a ferrugem e o desgaste dão um toque vintage, então objetos considerados ultrapassados voltam a ser utilizados, mas com finalidades diferentes do seu propósito original.

O projeto proposto pelo Blog Trem Da Serra Do Rio De Janeiro para recuperar o vagão encontrou no tema SteamPunk a oportunidade de atrair admiradores de ferrovias e contar a história por meio da arte, agregando valor para ambos.

No Brasil a principal organização do gênero e o Conselho SteamPunk que promove convenções e incentiva essa forma de arte. Os eventos realizados por esse grupo em Paranapiacaba inspiraram a iniciativa do Blog em adotar esse estilo para o projeto do vagão, principalmente pela semelhança com o ambiente em Miguel Pereira.

A restauração do vagão terá início em breve com os recursos já arrecadados e os investimentos de colaboradores mas quem estiver interessado em ajudar adquirindo produtos Trem Da Serra Do Rio De Janeiro ou sendo um patrocinador oficial basta entrar em contato através do e-mail: tremdaserradoriodejaneiro@gmail.com ou pelo Facebook: @TremDaSerraDoRioDeJaneiro.

Estamos abertos a parcerias.

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