terça-feira, 3 de maio de 2022

Chegada da Locomotiva 210 e seus Vagões

A jornada até aqui:

A operação para trazer a locomotiva 210, seu tender, e três carros de passageiros teve início na última quinta feira dia 28 de abril no Sesc Grussaí em São João Da Barra.

A locomotiva ainda nos trilhos foi levada para uma plataforma móvel para ser içada pelo guindaste e colocada na carreta. Todo trabalho envolveu muita coordenação da equipe que por sinal é muito competente.





A primeira etapa consistiu em posicionar o material rodante, a carreta de transporte, e o guindaste. 



Posicionada sobre a plataforma móvel, foi feita a transferência para a carreta.









Apesar do tender ser uma extensão da locomotiva, ele precisa ser transportado separadamente devido o tamanho e o peso total do material rodante.


Os vagões/carros de passageiros por ser menores do que os modelos tradicionais puderam ser embarcados com os eixos, o que não é se vê com frequência.



Ao contrário do que se pensava, o Sesc Mineiro de Grussaí não era mais o lugar adequado para manter o material rodante lá existente pois a própria vegetação nativa estava encobrindo os trilhos e se aproximando cada vez mais dos vagões.


Para quem acredita que trazê-los para Miguel Pereira não é garantia de que sejam utilizados, mantê-los em seu local de origem sem qualquer cuidado ou aproveitamento é muito pior. 













A viagem de São João Da Barra até Miguel Pereira:


Os vagões vieram primeiro.





Na manhã do domingo dia 1 de maio, o comboio chamava a atenção ao passar por Avelar, Arcozelo e Paty Do Alferes.












O comboio ficou no acostamento próximo ao posto de gás em Paty Do Alferes, aguardando a escolta do carro da guarda municipal de Miguel Pereira e de um caminhão da Light.



Por volta das 10:30 da manhã as carretas levando os três vagões e o tender seguiu em direção a Miguel Pereira.





Antes dos vagões chegarem a Portela, eu Matheus Figueiredo fui conversar com alguns funcionários da empresa Geize Transportes 
que aguardavam a chegada das carretas. Me apresentei como entusiasta ferroviário e fui tão bem recebido que como forma de homenageá-los no dia do trabalho fiz questão de tirar uma foto com a equipe e postar aqui no Blog. 


Gostaria de parabenizar todos os envolvidos inclusive os que acompanhei o trabalho mas não tive oportunidade de conhecer.


O relógio marcava 12:30 quando a primeira carreta trazendo um vagão apontou no começo da rua da igreja de Nossa Senhora Da Glória em Governador Portela, bem ao lado ao pátio da estação.














Conforme as carretas com os vagões chegavam, eram estacionadas para agilizar o processo de desembarque do material.





Logo em seguida, no pátio da estação o primeiro guindaste se posicionou próximo a estação se preparando para descarregar os vagões sobre os trilhos da linha da plataforma externa.


Devido a problemas de logística em Avelar no município de Paty Do Alferes, a carreta com a locomotiva precisou aguardar para continuar viagem, chegando a Miguel Pereira somente às 17:40 e meia hora depois em Governador Portela.




Devido o tamanho da carreta que transportava a locomotiva, foi necessário estacioná-la na rua do centro com os dois guindastes para fazer a transferência para uma carreta menor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário