terça-feira, 26 de julho de 2022

Turismo Ferroviário na Serra Do Rio De Janeiro

O município de Miguel Pereira no interior do estado do Rio De Janeiro possui muitos atrativos e entre eles se destacam patrimônios de uma ferrovia que mesmo desativada há 25 anos ainda atrai atenção de moradores e visitantes.

O transporte que nos proporcionou tanto desenvolvimento está prestes a voltar sob a forma de um trem turístico com locomotivas a vapor e carros de passageiros em madeira.

A linha férrea está sendo restaurada para que o trem entre em operação ainda esse ano percorrendo o trecho Miguel Pereira x Governador Portela (ida e volta), totalizando nove quilômetros. 

Mesmo existindo grande interesse do público no prolongamento da linha até Vera Cruz para que o trem possa cruzar o imponente viaduto Paulo de Frontin e sua beleza única, refazer a parte da linha no trecho de serra carece de um investimento alto que no momento não faz parte do projeto.

Enquanto isso a ferrovia vai renascendo, tendo sua história desenterrada e trazida de volta a luz onde novamente haverá um caminho de ferro por onde viajarão trens, pessoas, lembranças e sonhos.

Há muito tempo não se ouvia o toque dos sinos ou os apitos, mas fomos presenteados com três belas Marias Fumaça que tão breve estarão bradando seu glorioso retorno.

Para quem ainda não conhece, a locomotiva N° 14119 ou simplesmente #220 é nossa primogênita que já está reformada e pintada com o mesmo padrão da Leopoldina, junto dela vieram quatro vagões que estão na mesma linha mas foram afastados para perto da caixa d'água que abastecerá as "vaporosas".

Na linha principal junto a locomotiva #220 temos a locomotiva N° 51772 chamada de #250 que chegou de mansinho e na ausência de linha compatível permaneceu parada até pouco tempo num pedaço da linha original parcialmente escavada fora da estação.


A locomotiva N° 14145 conhecida como #210 foi a terceira a chegar, sendo colocada na linha  secundária paralela à sua irmã #220. Chegando em Portela as Marias Fumaça se destacam no antigo pátio da estação, cada uma com seu encanto.

Três carros de passageiros também vieram com a #210, e possuem um modelo com "varanda", uma reprodução de alguns carros de passageiros usados pela Leopoldina em seus trens de subúrbio.


Essas três locomotivas e os sete vagões ainda passarão por retoques antes de entrar em operação mas para quem quiser conhecer de perto todo esse material basta visitar a estação de Portela no município de Miguel Pereira.

Nessa publicação as primeiras imagens tem como objetivo mostrar a magia escondida por trás desse patrimônio incrível que temos o privilégio de ter acesso. Mas a partir daqui todas as fotos apresentadas não possuem filtros.

Diversas cidades na região possuem locomotivas a vapor como ponto turístico: Valença, Vassouras, Petrópolis, mas Miguel Pereira é a única com infraestrutura e material para colocar essas relíquias em operação.

Até o momento, nossa querida #220 foi a única das três a ser acesa e testada em Portela, no pequeno trecho rebitolado. Com a expansão da linha em bitola métrica novos testes operacionais serão realizados inclusive no triângulo de reversão.

O projeto obviamente tem como intenção colocar as locomotivas para rodar mas mesmo paradas são capazes de atrair olhares de todas as idades.

Assim como a linha secundária foi reconstruída, o prolongamento da que passa por dentro da estação onde está a locomotiva #250 vai se estender por pelo menos cem metros, permitindo que todas as locomotivas possam ser testadas se movendo por conta própria para frente, para trás e quem sabe até alternando as linhas.

Na última semana a locomotiva #210 e seus três carros foram movidos para o trecho de linha já reconstruído, enquanto os trilhos paralelos a plataforma da estação são retirados. 

Todo trabalho de restauração leva um certo tempo, mas para quem souber esperar e quiser ter uma prévia do potencial que esse projeto possui precisa conhecer o município de Miguel Pereira e os locais onde o patrimônio ferroviaria ainda é preservado em sua versão original.

Não é preciso fazer nenhum esforço para presenciar cenas incríveis de interação entre a natureza e a ferrovia pois o trem faz parte dessa terra tanto quanto as montanhas ou o céu.

Para quem busca conhecer um pouco da história das ferrovias no estado do Rio De Janeiro, Miguel Pereira é um bom lugar para começar. 

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