sexta-feira, 20 de outubro de 2023

Resumo da Ferrovia em Miguel Pereira nos últimos meses

Segundo os meios de comunicação oficiais o trem turístico de Miguel Pereira seria inaugurada em julho porém o Blog já alertava que não havia tempo hábil para isso. 

Em agosto desse ano, após meses de abandono, o pátio de Governador Portela voltou a receber atenção para finalizar detalhes que até o momento estavam pela metade.

As atualizações semanais e quinzenais pararam de ser feitas pois não havia o que mostrar. O Blog nunca recebeu absolutamente nada pelo trabalho de divulgação desse projeto, e como não havia avanços, não adiantava bancar o deslocamento e andar a pé de Portela a Miguel debaixo de sol ou de chuva para postar sempre as mesmas coisas.


Com a finalização das obras no distrito de Governador Portela e o evento em comemoração a Nossa Senhora da Glória, fez-se necessário limpar o antigo pátio da estação para promover o grande evento, e para não "fazer feio" perante a população e os turistas que o prefeito tanto gosta de falar.


Uma das mudanças mais significativas diz respeito a conclusão de obras ligadas ao projeto do trem turístico, como o caso de substituir o telhado da estação e de sua plataforma secundária.


Quem conhece Miguel Pereira ou acompanha o Blog sabe que não havia a mínima necessidade de trocar a cobertura das estações de Miguel Pereira e Governador Portela uma vez que isso foi feito em 2015 quando essas estações de foram minuciosamente restauradas de forma a preservar suas características e estilo originais.


Mas felizmente, mesmo que de última hora a estação de Governador Portela e sua plataforma tiveram as telhas substituídas e pintadas dessa cor horrível.

O visual da Vila Ferroviária junto ao pátio da estação também recebeu por parte da prefeitura uma pintura colorida para inseri-las no mesmo contexto de modernização.



A forma como as casas foram pintadas com cores diferentes lembra muito a Vila de Paraty - RJ.


Na época em que foram feitas essas imagens no início de agosto, os três vagões dormitórios que não haviam sido convertidos em carros de passageiros devido ao alto custo e as más condições em que se encontram, foram movidos para o prolongamento da linha em direção a serra, onde estão os cinco vagões prancha e o vagão fechado do Blog.


Até aquele momento o trecho do novo pátio de manobras permanecia da mesma forma.


Tanto a parte da frente quanto a parte de trás da estação foram asfaltadas para melhorar o acesso a estação e acabar de vez com a lama numa área usada frequentemente como estacionamento.



Como as coisas foram feitas as pressas para a festa que estava prestes a acontecer, acabaram cobrindo temporariamente a passagem de nível formada sobre uma das linhas do triângulo de reversão ao lado da AFALA (Associação Ferroviária dos Aposentados da Linha Auxiliar).



Embora essa área não possa mais servir a ferrovia uma vez que já não existem mais os grandes galpões onde eram armazenadas as locomotivas, com a recente limpeza dos entulhos esse espaço agora pode ser utilizado para a realização de grandes eventos públicos que geralmente aconteciam no centro da cidade ao lado da estação, onde hoje há a "Rua Coberta".



Na ocasião da festa de Nossa Senhora da Glória, foram montadas tendas ao longo do morro.


A linha principal segue reta até a entrada do pátio, corrigindo uma curva desnecessária antes de chegar na estação.


Hoje o lugar que servia ao antigo pátio de manobras em frente a estação se tornou estacionamento em dias normais, sendo um espaço extra para eventos.


No ponto onde a linha principal e uma das linhas do triângulo de reversão convergem, foi feita uma passagem de nível para melhorar o acesso ao "terreirão" onde são montadas as estruturas de palcos, etc.


Todo esse espaço supera até mesmo o parque de exposições de Avelar em Paty Do Alferes onde ocorre a Festa do Tomate.


Diversos postes foram instalados pelo pátio para haver iluminação noturna na área pública e nas barracas.


Da plataforma secundária sai a duplicação da linha principal que cruza o antigo pátio de manobras formando uma outra passagem de nível.


Essa linha está sendo chamada de "linha de manutenção" pois leva até o galpão onde são armazenados os carros de passageiros e as locomotivas afim de preservá-los e realizar eventuais reparos.



Essa linha secundária conta com um AMV (aparelho de mudança de via) na altura de onde começa a quadra, e desse ponto partem duas linhas.


Do lado de fora do galpão está a Litorina, uma automotriz de bitola larga que infelizmente não deu certo como trem turístico em Miguel Pereira. Sabemos que houveram propostas para levar a Litorina para outras cidades e até mesmo outro estado onde ela faria parte de projetos turísticos com grande potencial, entretanto a ONG Amigos Do Trem recusou.



Aproximando-se do galpão, sobre as duas linhas vemos que um portão foi instalado para limitar o acesso de pessoas não autorizadas na área de manutenção do material rodante afim de garantir a segurança de todos.


Quando essas imagens do novo pátio foram feitas, parte das estruturas para os shows foram montadas sobre a linha principal uma vez que nesse período não estava havendo atividades na ferrovia.


Do outro lado, uma estrutura complementar estava sendo montada no lugar onde desde a década de 1980 ficava uma grande ponte de ferro construída na própria Oficina de Pontes de Governador Portela na época da RFFSA.


Infelizmente por se tratar de uma ponte enorme, não havia como movê-la para outro lugar, dessa forma foi mais fácil derrubá-la para o canto onde inclusive há outra ponte soterrada.


As pontes menores que ficavam nessa área tiveram o mesmo destino, sendo soterradas junto a encosta, o que foi desnecessário pois poderiam facilmente ser levadas para junto dos vagões prancha.


Atualmente, além de abrigar as duas locomotivas a vapor, três carros de passageiros, um vagão administrativo, e a pequena locomotiva manobreira Stolz, o antigo galpão usado por muitos anos pela empresa Aços Pavuna também está servindo como sede da secretaria de obras de Miguel Pereira.


Quando essas imagens foram feitas, as locomotivas e os vagões estavam num estado deplorável de poeira e abandono.


Pude notar que a única manutenção que estava sendo feita era na caixa de fumaça das locomotivas, compartimento à frente da caldeira e abaixo da chaminé que conduz a fumaça para fora da máquina.


A limpeza desse compartimento estava sendo feito tanto na locomotiva 220 quanto na 210.


Os vagões tender haviam sido desacoplados das locomotivas para melhorar o acesso a fornalha também.


Mas naquele momento tudo parecia tão descuidado que não houve interesse em mostrar algo de tanto valor patrimonial numa situação tão precária.



Como dito anteriormente, a Litorina segue ilhada do lado de fora do galpão, completamente abandonada e fora de contexto.


No início de outubro retornei a Governador Portela para ver se algo havia mudado mas tudo parecia da mesma forma. Costumo começar no novo pátio de manobras antes da estação.



A vegetação começou a tomar conta do leito da linha.


Até aquele momento os três vagões dormitórios que estavam na linha principal foram movidos para uma das linhas do triângulo atrás da estação para esconder a péssima situação em que se encontravam.



Portas e janelas abertas, vidros quebrados, madeira podre... Foi uma tristeza ver esse material jogado de qualquer jeito.



A estrada de terra ao lado da linha que segue em direção a ponta do triângulo foi pavimentada para melhorar o acesso ao campo de futebol.


Após a construção do muro de contenção na ponta do triângulo, não ocorreram mais deslizamentos de terra sobre os trilhos.



Do outro lado pouca coisa mudou.


Passada a festa de Nossa Senhora da Glória, algumas falhas na preparação do pátio foram corrigidas, como a limpeza dos trilhos da passagem de nível em frente a AFALA. 


Sem as barracas foi possível ter uma noção melhor desse incrível espaço e ao mesmo tempo parar para refletir como que deixaram todas as construções ferroviárias se perderem.



À beira dessa linha do triângulo haviam resquícios dos pilares que cercavam os galpões mas com a limpeza do pátio essas pequenas vigas de aço acabaram sendo removidas.


Recentemente foram colocados postes de iluminação no pátio para dar suporte aos eventos, se isso tivesse sido feito desde o início das obras na ferrovia, talvez a Litorina não tivesse sido depredada.


No estreito caminho rente ao galpão foi feita uma estrada para melhorar o acesso a parte usada como secretaria de obras.


As locomotivas foram movidas da linha onde há a vala de manutenção para a linha simples, ficando mais protegidas da exposição ao tempo.


No início de outubro, além das locomotivas, os únicos veículos ferroviários presentes no galpão eram os três carros de passageiros já com a pintura finalizada, e um vagão dormitório usado para transportar a equipe responsável pela operação ainda com a cor original.




Nesse dia pude constatar que algumas das placas de sinalização da ferrovia foram depredadas restando apenas os suportes.


Muitas vezes reclamamos do poder público mas se os governantes são reflexo do povo, o que esperar deles quando o próprio povo não dá o exemplo?


Nas últimas semanas foram registradas algumas movimentações com o material rodante no pátio de Governador Portela.


Dentro do galpão, as locomotivas #210 e #220 foram posicionadas na linha de serviço para passarem por mais uma revisão antes dos primeiros testes operacionais.


Apesar de ter chegado por último, a #220 ficou pronta primeiro.


Na noite da última quarta feira 18 de outubro, a locomotiva #210 foi acesa pela primeira vez em seu novo lar. Discretamente ela partiu do galpão através da "linha de manutenção" até a plataforma secundária da estação de Governador Portela.

Afim de tentar capturar ela em movimento nessa sexta feira 20 de outubro, fui a Governador Portela e chegando lá ela já havia partido em sua primeira viagem teste até o centro da cidade.

Na ausência da "Maria Fumaça", pude encontrar os três carros de passageiros reformados e pintados além de um dos vagões dormitórios modificado recentemente e pintado com o novo padrão do trem turístico de Miguel Pereira.

Dois vagões dormitórios ainda não reformados também estavam no pátio de Portela, o outro vagão do mesmo tipo acompanhou a locomotiva #210 até o centro de Miguel Pereira.

Como expliquei na página do Blog no facebook, mesmo acompanhando esse projeto desde o início não tive a cortesia de ser avisado que a locomotiva faria sua primeira viagem para poder ao menos acompanhar de fora ao longo do trajeto que eu conheço tão bem, afinal durante um ano caminhava a pé uma vez por semana debaixo de sol ou de chuva para registrar o progresso das obras.

Em 26 de junho de 2022 foi publicada uma matéria exclusiva do Blog condenando a ação arbitrária da prefeitura de mutilar a estação de Miguel Pereira afim de "abrir espaço" para melhorar o acesso a Rua Cobertura. 

Voltando ao tema dessa publicação, está sendo realizada uma nova avaliação da locomotiva #220 afim de garantir seu pleno funcionamento.

O projeto prevê as duas máquinas funcionando de forma alternada para não sobrecarregá-las.

Por enquanto ela vai passar um tempo em revisão e terá peças substituídas para que em breve possa estar correndo pelos trilhos como sua irmã #210.

Nenhum comentário:

Postar um comentário