A
história da ferrovia no município de Miguel Pereira teve início em 8 de
novembro de 1858 com a inauguração da estação de Belém, atualmente Estação De Japeri, ligada
a então Estrada De Ferro D. Pedro II.
Em
15 de março de 1882, o governo imperial, buscando construir uma estrada
de ferro que partindo de Japeri chegasse a Paty Do Alferes passando
pelo vale do rio santana e do ribeirãode Ubá, firmou contrato com os
engenheiros Luiz Rafael Vieira Souto e Henrique Eduardo Hargraves no
sentido de projetarem e executarem a construção dessa via férrea.
No
dia 5 de junho de 1883 o governo imperial nomeara uma comissão liderada
pelos engenheiros Francisco Bicalho, Paulo De Frontim e Carlos Conrado
Niemeyer para viabilizar a construção de uma ferrovia com 167 km entre a
capital e a cidade de Três Rios, paralela a linha do centro, cujo ponto
inicial seria a estação de Alfredo Maia (praça da bandeira) indo a
mesma até Governador Portela, daí partindo um ramal para Vassouras, cujo
a ramificação seguiria até Três Rios para então encontrar-se com o
ramal de Porto Novo MG.
Logo batizada Estrada de Ferro Melhoramentos Do Brasil, a ferrovia inauguraria diverças estações em 18 de março de 1898, destacando-se entre elas Sertão (Conrado), Santa Branca, Bomfim (Arcádia), Paty Do Alferes e Arcozelo.
Já
no dia 29 de março, foram abertas as estações de Conrado (Fragoso),
Governador Portela, Barão De Javary, Estiva (Miguel Pereira), Taboõens,
Avelar, Andrade Costa, Cavaru, e Barão De Werneck, sendo que, a partir
dessa última, seria estabelecida uma conexão com Paraíba Do Sul e Três
Rios.
Tal linha era na época dividida em trê seções:
Mangueira x Sertão; Sertão x Portela; Portela x Paraíba Do Sul.
Em
2 de julho de 1903, a ferrovia como um todo seria incorporada a Estrada
De Ferro Central Do Brasil, e passaria a ser denominada Linha Auxiliar
com um total de 61 paradas e estações, sendo que, no período de julho a
dezembro do mesmo ano, chegaram a circular pela serra do tinguá 181
trens mistos, 75 trens especiais de carga e 4 composições especiais
diversas.
Em
1957, com a criação da Rede Ferroviária Federal que unificou 18
estradas de ferro brasileiras, a Linha Auxiliar passou a ser gerenciada
pela E.F. Leopoldina por ser o seu trecho em bitola métrica; Esta
ferrovia foi até dezembro de 1986, administrada pela Superintendência
Regional da cidade de Juiz De Fora. Entretanto, dez anos mais tarde,
todo o trecho da Linha Auxiliar foi desativado, restando uma pálida
lembrança dos gloriosos tempos da famosa Maria Fumaça.
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