terça-feira, 25 de agosto de 2015

Viaduto Ferroviário Paulo de Frontin RJ


O viaduto ferroviário Paulo de Frontin, é uma construção de arquitetura e engenharia Belga e o único viaduto férreo em curva do mundo. A obra de engenharia foi considerada absolutamente perfeita. Possui 82 metros de comprimento, contando das extremidades fincadas nos morros e 32 metros de altura contando a partir do leito do Rio Santana, que passa por baixo do seu arco, foi inaugurado em 29 de março de 1897 pela Estrada de Ferro Melhoramentos do Brasil e passou a ser da Estrada de Ferro Central do Brasil em 1903 como parte da famosa Linha Auxiliar. Posteriormente a linha entrou para a RFFSA e nesse trecho era comum a passagem de um famosos trem turístico, o trem Azul, o qual deixo esse panfleto da época de gestão da RFFSA.



A configuração da linha foi desenhada por Paulo de Frontin, engenheiro responsável por grande parte dessa ferrovia e homenageado no viaduto. A linha foi feita para obedecer um raio de curva de mínimo de 100 m e ter o mínimo de pontes, pra quem não sabe, nas ferrovias uma curva é medida em raio, então pense a curva como um arco de circunferência, e se essa circunferência for completada, seu raio deve atender as medidas padrões da ferrovia e dos veículos que transitarão por ela, quanto maior o raio melhor. 

Trens não gostam de curvas, isso é fato, quanto mais fechada a curva mais lento o trem precisa ir. Outra questão que afeta é a rampa, ou seja, inclinação da via férrea, para subir um morro o ideal é que a via o tangencie com o grau de inclinação mais baixo, assim o trem terá mais facilidade para subir.

O viaduto é o ponto mais extremo daquela região, a ferrovia vai até ele, e o atravessa subindo suavemente rumo a Miguel Pereira.


Desde sua inauguração, se tornou conhecido como uma das mais belas obras da engenharia ferroviária, foi notícia em jornais no Brasil e também em outros países que tem a economia ligada diretamente ao setor ferroviário.



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