sábado, 29 de agosto de 2015

O Progresso Ferroviário Na Serra

O Vale do Paraíba e seu desenvolvimento


Durante o século XIX a ferrovia foi considerada símbolo do progresso, não só porque encurtava as distâncias e transportava rapidamente mercadorias destinadas ao mercado externo, mas também porque trazia as últimas novidades europeias.

As estradas de ferro significavam a inserção plena do Império na expansão do capitalismo, possibilitando a chegada de imigrantes para substituir o trabalho escravo.

O aprimoramento das ferrovias prometia desafogar o sistema de transporte de cargas, antes efetuado por escravos, liberando mão de obra para a lavoura cafeeira e possibilitando a expansão agrícola.


De 1880 a 1912 houve o crescimento do povoado de Barreiros, dando origem a Miguel Pereira localizado entre as vilas de Vassouras e Paty do Alferes.

Foi erguida uma capela em homenagem a Santo Antônio da Estiva em 13 de junho de 1897, data considerada oficialmente como surgimento da cidade de Miguel Pereira.
As ferrovias não impactaram apenas no aspecto econômico do transporte do café. a construção de ferrovias colocou a população em contato com as inovações técnicas desenvolvidas pelo capitalismo durante o século XIX. 

Novos estilos arquitetônicos foram utilizados principalmente na construção das estações, mudando em muitos casos as formas de construção anteriormente adotadas. As cidades em que estavam localizadas as estações foram transformadas, bem como algumas que foram construídas em função dessas ferrovias.

Depois de 29 de março de 1898, data de inauguração das estações da Linha Auxiliar na área serrana, estava completo o trecho ferroviário que conectava Japeri diretamente à cidade de Três Rios. A manutenção das vias de acesso à cidade era feita constantemente, tanto na linha férrea quanto nas curvas da serra.

Tudo mudou para melhor com os benefícios que a ferrovia proporcionou principalmente para Miguel Pereira, conduzindo ao desenvolvimento urbano, demográfico e arquitetônico da Estiva (nome que já substituía Barreiros) e Governador Portela, localidade esta sediando as oficinas de manutenção da ferrovia.

O município de Paty Do Alferes, surgiu com o nome de "Freguesia" pertencente a Vassouras. A região demorou para se emancipar mas sempre teve grande importância histórica. Paty do Alferes lucrou muito com o comércio no centro da cidade e principalmente no pequeno mercado agrícola junto a estação, que preservou as características típicas de uma cidade de interior

De 1900 a 1920 aconteceu a ligação ferroviária entre Governador Portela e Vassouras através de um segundo ramal da Linha Auxiliar (inaugurado em 1914). Incrementando o comércio na região. Nos arredores do pátio ferroviário em Governador Portela, foram construídas as primeiras casas que pertenciam aos funcionários da rede ferroviária.


Esse período se caracterizou ainda pela construção da Estrada de Ferro da Linha Auxiliar implantada entre 1882 e 1898.







Os carregamentos eram feitos na própria plataforma da estação, passando por uma triagem do que devia ser transportado pelo trem e pelo caminhão. Após ser remodelada, hoje a plataforma abriga a feirinha de artesanato que faz muito sucesso entre os turistas.


Já em Vassouras, com o crescimento econômico das plantações de café, a vila de se desenvolveu e foi elevada à categoria de cidade em 29 de setembro de 1857. 
 


Com o fim das lavouras de café por conta do solo esgotado das fazendas em Vassouras, pouco a pouco a ferrovia foi perdendo espaço, porém deixou como legado principalmente o desenvolvimento do centro da cidade. 

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