sábado, 5 de setembro de 2015

Revitalização: A Luz No Fim Do Túnel


Está em andamento um projeto visando revitalizar parte da "Linha Auxiliar" pertencente a extinta RFFSA para implantar na região um Trem Turístico.


O projeto é uma Parceria parceria do DNIT, da Inventariança da RFFSA, a ONG Amigos do Trem, que tem por objetivos resgatar o transporte ferroviário de passageiros entre a Ponte Vera Cruz (Miguel Pereira), posteriormente com o sucesso do projeto prevê a implantação entre Paty do Alferes, Vassouras e Paraíba do Sul.


A Ferrovia no ano de 2015, passou estar sob concessão da ONG Amigos do Trem, com objetivo de serem implantados futuramente projeto de interesse público, culturais e trens turísticos entre as cidades de Paraíba do Sul, Vassouras, Paty do Alferes, em Parcerias com as prefeituras.

A Parceria tem como objetivo reativar a primeira ferrovia devolvida pela Resolução da ANTT 4.131/2013, onde serão implantados projetos de cunho social, interesse público e trens de passageiros turísticos, resgatando a ferrovia e preservação do patrimônio público. Grande parte desta ferrovia encontrava-se desativada a quase 20 anos.


Para viabilizar a operação, é necessário remodelar a ferrovia da bitola de um metro para a de 1,60m. O custo estimado dos primeiros 15 quilômetros de extensão era de R$ 30 milhões. Mas o orçamento foi reduzido para R$ 2,5 milhões com o apoio do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), que está destinando trilhos, equipamento de sinalização e vagões para o projeto.


As obras tiveram início em 10/03/2015 no centro da cidade, porque o trecho entre Miguel Pereira e Governador Portela precisa ser convertido para bitola métrica, e conforme o andamento das obras vai receber o terceiro trilho que permitirá também a circulação dos pequenos autos de linha mantidos pela AFPF (Associação Fluminense de Preservação Ferroviária).


As estações ferroviárias de Miguel Pereira e Governador Portela estão sendo adaptadas para receber o trem de Turismo Serra Azul, que será operado por uma Litorina Budd RDC.


Com a cessão que foi assinada no dia 06/08/2015 pela a Prefeitura e o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), o município de Miguel Pereira amplia o seu patrimônio com o pátio da estação de Governador Portela e o pátio da estação de Conrado, a estação de Gov. Portela e todo o longo da Via Férrea (V.P.) desde a divisa com Japeri – RJ, até a divisa de Paty do Alferes – RJ. E será com essa área que a Secretaria de Meio Ambiente vai criar o maior Parque Linear do estado do Rio de Janeiro.


A intenção é criar um espaço verde, ás margens da ferrovia, que será cercada e depois totalmente reflorestada, ampliando a área verde protegida do município, e impedindo futuras invasões.


A prefeitura de Paraíba Do Sul afirma não medir esforços para conseguir revitalizar o turismo ferroviário no município, apoiando novos projetos que visam resgatar o transporte de passageiros na região, zelando o patrimônio público ferroviário. A ONG Amigos do Trem, está intensificando a fiscalização da ferrovia nos 44 km concedidos, procurando novos parceiros públicos e privados para contribuir na implantação do Projeto do Trem Litorina e dos vagões do antigo Trem de Prata, além da implantação da Maria Fumaça pela prefeitura de Paraíba do Sul até Cavaru, que teve no seu auge o transporte de quase 12 mil turistas ao ano.


Operações conjuntas entre a ONG Amigos do Trem e as prefeituras envolvidas vem sendo realizadas desde o dia 07/10/2014 para fiscalizar a retirada das invasões ilegais a margem das ferrovia. E com essas operações a maior parte dos moradores que invadiram a ferrovia indevidamente, se comprometeram a colaborar retirando cercas e os muros que impedem o trem de circular.

A ONG Amigos do Trem e Prefeitura de Paraíba do Sul iniciaram Operação Conjunta de Desocupação da Ferrovia por construções irregulares na faixa de domínio. Uma parceria pioneira está sendo realizada também com o DNIT, Amigos do Trem, visando a Preservação do Patrimônio Público Ferroviário do trecho que liga as cidades de Paraíba do Sul até Paty do Alferes, totalizando 44 km, com objetivo de proteger, preservar e zelar o patrimônio público ferroviário nacional.

O prédio da antiga estação de Miguel Pereira foi telhado novamente após ter suas telhas escovadas e o madeiramento trocado, o mesmo aconteceu com a plataforma, esta passou a ter telhas francesas mas teve a largura da cobertura alterada por questões técnicas.

 

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