sábado, 17 de outubro de 2015

Percurso - Miguel Pereira - Governador Portela


O trem turístico Serra Azul operado pela ONG Amigos Do Trem está trazendo de volta a cidade de Miguel Pereira o progresso e boas oportunidades, o que era apenas um projeto se tornou realidade. 

(Conforme a evolução das obras, esta postagem será atualizada constantemente)
 
O trecho entre as estações Professor Miguel Pereira e Governador Portela está sendo revitalizado, os antigos trilhos de bitola métrica estão sendo substituídos por novos trilhos e dormentes padronizados para bitola larga. 
Tudo começou no dia 10 de março de 2015, a tarde nublada que parecia tão comum quanto qualquer outra foi interrompida pelo som das picaretas no asfalto que encobria os velhos trilhos; Um motor de trator confirmou o novo tempo, o trem vai voltar!
Muitos olharam com desconfiança, os trabalhadores que pouco a pouco desencobriam a marca da história regional. E com determinação pela primeira vez em mais de vinte anos estava diante de todos o resgate do tempo perdido.
A primeira parte das obras necessárias para a implantação do projeto era tirar as camadas de concreto e descaso que encobriam os trilhos, pontes, desvios e plataformas.
Além do material estar danificado pelas ações do tempo e da falta de manutenção, a Linha Auxiliar foi construída em bitola métrica, incompatível com o Trem disponível.
 Máquinas e britadeira foram necessárias, alguns trechos estavam quase incessíveis, precisou-se mexer nas passagens de nível e nos cruzamentos, o trabalho inicial se concentrou nos arredores da estação de Miguel Pereira.
O objetivo era garantir espaço para "estacionar" a Litorina, e em seguida reconstruir o restante, mas por diversos motivos as obras tiveram um atraso e a auto motriz demorou para chegar em sua nova casa. 
Tudo foi minuciosamente preparado para o grande momento de chegada do trem que virou notícia nos jornais do Rio De Janeiro. 
A Litorina RDC BUD da ONG Amigos do Trem percorreu quase aproximadamente 300 km de rodovias em 27 dias, entre o Estado de Minas Gerais até o Estado do Rio de Janeiro. 
A cada rodovia cruzada, novas paisagens tornavam-se imagens de cartões postais, imagens capturadas nos mais variados cenários.

Cada canto com sua beleza e singularidade: pontes, túneis, pedágios, postos de combustível, além de muitos outros.
Muitos foram os obstáculos encontrados pelo caminho, mas graças a boa vontade, dedicação e competência dos envolvidos, tudo deu certo.

A última parada na BR 040 foi num posto de combustível junto aos 2 guindastes e o carro de escolta. O comboio passou a noite no pátio do posto e no dia seguinte partiu para mais uma etapa dessa viagem.

Por onde passava encantava velhos e crianças, desde regiões movimentadas até as cidades de interior, todos ficaram atentos para ver o trem passar.
Chegando no distrito de Andrade Pinto, a carreta com o trem e os guindastes enfrentaram curvas apertadas e muitas árvores.
Após vencer as estradas tortuosas e estreitas o trem chegou no distrito de Avelar, onde permaneceu por alguns dias.
A carreta foi estacionada estrategicamente na estrada principal rumo a Miguel Pereira, ali permaneceu por mais alguns dias; A maior festa da região estava acontecendo bem naquela semana, o jeito foi esperar o fim da Festa Do Tomate para retomar o trajeto.
O caminho a frente foi preparado com antecedência, fios levantados, árvores podadas, tudo pensado e planejado.

Em seguida a carreta chegou ao distrito de Arcozelo, onde ficou estacionada por cerca de dois dias.
Tempo necessário enquanto era preparada uma operação para chegar ao centro de Paty Do Alferes interferindo o mínimo possível no trânsito.
A pequenez da cidade dificultou os trabalhos, mas rapidamente tudo se acertou, e um momento emocionante aconteceu: a carreta com a Litorina cruzou o pórtico entre as cidades de Paty Do Alferes e Miguel Pereira por centímetros. 
Na mesma madrugada a carreta chegou ao centro de Miguel Pereira onde os dois guindastes já se encontravam posicionados para colocar o trem nos trilhos.
No dia seguinte o centro da cidade parou para ver "o trem voar" como uma marionete, o espetáculo de tensão atraiu muitos admiradores torcendo pelo sucesso da manobra.
E finalmente o trem se firmou nos trilhos e realizou os primeiros testes operacionais.
Um trabalho que envolveu a Prefeitura Municipal de Miguel Pereira, a BPRV, o DER-RJ, a PRF, PMERJ a Light, a operadora Oi, os Voluntários da ONG Amigos do Trem e prefeituras dos muitos municípios por onde passou, em especial Paty do Alferes.
As obras estagnaram por algumas semanas mas surpreendentemente as duas principais estações começaram a ser destelhadas com todo cuidado para uma reforma completa que apesar de modificar uma coisa ou outra, manteve o estilo original de suas construções.
Após alguns testes para colocar a Litorina dentro da estação, foi constatado que parte dela esbarrava na cobertura da plataforma, então todas as armações de madeira foram retiradas cuidadosamente para poder aumentar a altura das colunas de sustentação e reduzir o tamanho de algumas vigas do telhado.
São 4.484 Km de linha férrea que estão em obras avançadas, e até o final de 2015 o Serra Azul estará em funcionamento.
De dentro da Litorina a paisagem estava completa com a linha férrea entre casas e árvores.
A parte interna da construção teve o reboco das paredes refeito, tudo foi pintado e preparado para receber a central de controle da ferrovia.
A estação de Governador Portela foi destelhada e foi reformada afim de evitar que parte do telhado danificado caísse e causasse prejuízos.
Toda linha férrea antiga que ligava uma estação a outra foi removida, e a estrada de terra aplainada para receber os novos dormentes e trilhos.
No dia 3 de outubro chegou um novo caminhão com um lote de dormentes novos para dar andamento nos trabalhos.
Após a licitação do material necessário, finalmente foram descarregadas mais de quatro carretas com dormentes, e foram disponibilizados também o que ainda estava faltando.
Sem perder tempo, os operários se dividiram entre descarregar a carga dos caminhões e posicionar tudo em seu devido lugar.
Também foram descarregados lastros (pedras usadas para nivelar os trilhos). 
As obras foram retomadas e diariamente pode-se ver o resultado maravilhoso. 
E os trilhos em curva já avançam por trás das casas...


Seguindo adiante, um cruzamento entre a linha e a rua forma outra passagem de nível.
 Mesmo sem a antiga Oficina De Pontes De Governador Portela, as pontes desta estrada de ferro estão sendo refeitas e voltarão a estremecer quando o trem voltar a passar
Paralelo a construção da linha, a Litorina começa a ser operada entre a estação e a primeira passagem de nível no sentido Portela.
 Após os ajustes nas vigas da plataforma da estação, a Litorina conseguiu passar sem problemas.
 Enquanto isso, as obras seguem sem trégua e com muito gosto! 

Mais uma semana começa e o trabalho não para. 19/10/2015 e os trilhos avançam mais alguns metros rumo a Portela.


 









Vistoria de (26/10/2015) começando pela estação:












Obs: a ponte terá que ser adaptada para a nova bitola, tento quase o dobro da largura anterior, e para isso e necessário uma boa estrutura que garanta a segurança









Todo processo de "moldagem" dos trilhos e feito manualmente através da aplicação de força dos operários no mesmo sentido, alinhando trilhos e dormentes que logo depois são fixados





Até este ponto (próximo ao INSS) já são mais de 1,5 km desde a estação de Miguel Pereira, que teve as vigas de madeira substituídas por novas posicionadas mais altas do que as originais.




Finalizando este mesmo trabalho foram descarregados mais dormentes




Com o bom andamento das obras, a linha se estende cada dia mais.
Imagens feitas em 05/11/2015 




  
Passagem de nível










Embora este trecho já esteja quase pronto, seguem as imagens do dia 13/11/2015 com os lastros sendo descarregados sobre os trilhos.











Imagens do dia 17/09/2015 Estação Barão De Javari









Atualização das obras - imagens do dia 28/11/2015


Nesta etapa, a plataforma da estação já aparece coberta. O telhado anterior era de amianto, mas para valorizar os acabamentos foram colocadas telhas francesas.


O interior da estação de Miguel Pereira foi inteiramente restaurado, desde a bilheteria até o piso, janelas, portas e forro do telhado.


A chuva interferiu algumas vezes, mas a situação foi contornada e o serviço continua.






Falta apenas 1km a ser feito! Em 02/12/2015 o trabalho segue adiantado a partir da passagem de nível entre a antiga guarita e a estação Barão De Javari.








Enquanto isso, e finalizado o trabalho na estação de Miguel Pereira. 



Mais avanços rumo a Governador Portela, a ferrovia recebeu mais lastros e segue firme e forte para o tão sonhado Trem Serra Azul. 04/12/2015










Em uma nova expedição pelas obras para implantar um Trem Turístico na cidade de Miguel Pereira utilizando o trajeto do antigo ramal da Linha Auxiliar, muitos são os pontos positivos encontrados ao longo do caminho. Imagens 15/12/2015

































A partir deste ponto, o caminho já foi aberto para receber os dormentes, trilhos e todo material necessário para cumprir o trajeto até a estação de Governador Portela que também está passando por restauração.








Daqui em diante começa o trecho dentro das imediações do antigo pátio ferroviário.





O ano de 2015 terminou com 90% do trecho da linha rebitolada e duas estações reformadas (Miguel Pereira e Barão De Javari), agora as obras foram retomadas no dia 08/01/2016 e chega a mais uma passagem de nível já em Portela.




Apesar da constante chuva nesses primeiros dias do ano, as obras continuam. Os dormentes e trilhos já estão sendo posicionados, restando apenas prega-los; Após essa fase será descarregado o lastro para nivelar os trilhos.


Os trilhos colocados sobre os dormentes para serem fixados posteriormente já chegaram a poucos metros da Estação de Governador Portela.


O bar que funcionava na plataforma da velha estação está sendo demolido para que tudo esteja restaurado tal como era originalmente.


A parte principal do prédio da estação já está coberto com telhas francesas.


Em uma nova visita as obras pude acompanhar o bom trabalho que está sendo feito, detalhes que passariam despercebidos mas são indispensáveis em resgatar o estilo original da antiga estação de Governador Portela.

Atualmente não há mais portas como essa, de madeira nobre, esculpida artesanalmente em harmonia com a velha estação. 

Mas sob os cuidados da equipe responsável pela restauração, pouco a pouco a história ganha forma novamente...
Aparentemente um pedaço tosco de madeira jogado no chão não poderia ser esculpido como a era feito no passado, mas pouco a pouco os encaixes dão forma a porta.

Segunda-feira 07/03/2016, mesmo chovendo os operários finalizam a Estação De Governador Portela. Enquanto isso, nesta mesma semana, operações estão sendo realizadas para dar continuidade as obras da ferrovia.


Finalmente as obras estão visíveis, o terreno está sendo preparado para os trilhos e os dormentes serem assentados.




Segunda-feira 21/03/2016 as obras finalmente chegam a Estação de Governador Portela, onde a retroescavadeira abre caminho para os operários concluírem essa revitalização do trecho ferroviário entre o centro de Miguel Pereira e o primeiro distrito, Portela.



















Imagens do dia 26/03/2016





































Imagens feitas em 02/04/2016 mostram o posicionamento de trilhos e dormentes.





Imagens feitas em 04/04/2016 mostram os trilhos sendo fixados nos dormentes e começando a serem alinhados.



Atividades realizadas entre 04/04/2016 e 10/04/2016





































12/04/2016 hoje foi realizada a última soldagem dos trilhos, e finalmente a primeira parte está completa! Apesar desta ter sido a tarefa mais difícil, a partir da data de hoje a estação de Miguel Pereira e a estação de Governador Portela estão oficialmente conectadas por 5 km de linha férrea em bitola larga.







O que falta para a via ser liberada para uso e alinhar os trilhos e espalhar o lastro.
A previsão para conclusão das obras e de 2 meses.

14/04/2016 o lastro começa a ser distribuído nos trilhos e a via começa a tomar forma.


































 




Imagens a partir do dia 18/04/2016






Imagens realizadas em 24/05/2016 mostram a retomada dos trabalhos ao longo da nova ferrovia, a estação de Governador Portela também está na fase final...


























Imagens realizadas em 31/05/2016






Um dos trechos mais críticos da obra começou a ser recuperado, o primeiro grande passo foi roçar o mato que impediu completamente a passagem e a fiscalização do andamento do trabalho; A encosta que deslizou sobre os trilhos será retirada ainda esta semana, em seu lugar será feito um muro de contenção para evitar novos deslizamentos.

















O mato que invadiu os trilhos e dormentes estão sendo substituídos por lastros (pedras) para que os trilhos possam ser alinhados e nivelados...







Imagens feitas em 15/07/2016 mostram o avanço da obra, falta apenas 1km a ser alinhado e nivelado, também foram reparados trechos onde os trilhos estavam desgastados, a encosta que havia caído sobre a ferrovia foi retirada, passagens de nível foram asfaltadas além de outros detalhes de grande importância para serem realizadas as operações ferroviárias e patrulhamento da via permanente.





A caixa de esgoto será fechada após a conclusão do trecho.






Enquanto isso em Governador Portela...







Nessa última semana do mês de julho, a prefeitura de Miguel Pereira fez a retirada da barreira de pneus que devido a fortes chuvas, desmoronou sobre os trilhos.



Em 05/08/2016 vários pontos começam a ser finalizados. A praça de Governador Portela recebeu grama sintética, árvores foram plantadas e todo entulho começou a ser retirado.


 



 Também no dia 5 de agosto finalmente a pequena ponte no meio do trajeto foi soldada, essa ponte que precisou ser modificada para a nova bitola, e demorou muito tempo para ser revisada e readaptada para a nova condição.



Neste dia 09/08/2016, chegou o tão esperado momento: A ferrovia de 5 km entre a estação de Miguel Pereira e Governador Portela ficou pronta. 


A ponte foi soldada e travada, tornando possível a primeira viajem da Litorina percorrendo todo o trajeto. 


Essa primeira viagem foi realizada para uma avaliação técnica preliminar sobre as condições da linha.


Todos os entulhos estão sendo retirados, a praça antiga está sendo limpa enquanto são feitos os últimos ajustes da praça nova e da quadra.


Quanto a estação de Portela, só falta a colocação dos vidros.






Mais uma etapa concluída para o retorno do trem em Miguel Pereira. Aqui termina esse documentário com imagens da nova praça da estação, outra opção de lazer.



21 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho de todos que estão construindo essa maravilha !!

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  2. Esse ramal (linha auxiliar) é de bitola métrica.
    Portanto, não se justifica todo esse trabalho, se quisessem fazer um trem de turismo, mesmo percorrendo um trajeto tão pequeno. Seria de bom alvitre, faze-lo na bitola de um metro, pois seria mais fácil encontrar locomotivas e carros de passageiros disponíveis e também, teriamos a via permanente já pronta.

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    1. Concordo, mas a única oportunidade viável por vários motivos era refazer o trecho em bitola larga

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  3. Parabéns pra todos que estão envolvidos, mas é uma pena que ainda já se passaram todos esses anos, aproximadamente 4 anos e ainda nada de funcionar definitivamente. A diferença de Cataguases, Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador, em Minas; além de Sapucaia e Três Rios, no RJ, que a previsão de inauguração está pra a agosto.

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    1. Obrigado por visitar o Blog; Infelizmente a organização que se propôs implantar um Trem Turístico nunca conseguiu inaugurar nenhum projeto, e aqui em Miguel Pereira, após iludir a todos até a automotriz/Litorina foi abandonada, assim como as estações e os 5 km de linha férrea restaurados que estão sem manutenção a meses!

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  4. Prezado. Boa tarde.
    O amigo poderia informar o prefixo completo desta litorina de Governador Portela ?
    Obrigado.

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    1. Obrigado por visitar o Blog, a única identificação que tenho conhecimento e: MH9460047-F

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  5. Boa tarde.
    Muito obrigado pela informação.
    Abraços.

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  6. Estamos em 2019....O trem turistico começou a andar????

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    1. Obrigado por visitar o Blog, infelizmente o projeto não de certo por vários motivos, o trem se encontra na estação de Governador Portela sem autorização para trafegar no trecho de 5 quilômetro que aliás está abandonado.

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  7. Prezado. Bom dia.

    Estando o trecho abandonado não dá para colocar o trem em movimento na "marra". ?

    Saudações

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    1. Infelizmente a situação e muito complicada, a ong responsável pelo trem simplesmente o abandonou, o atual prefeito não gostou do projeto, a população não apoia o projeto, e a nova via em bitola larga está cheia de irregularidades.

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  8. Respostas
    1. Infelizmente não e tão fácil por em prática um projeto de trem turístico que tenha a aprovação tanto de quem apoia a Litorina como de quem prefere a Maria Fumaça. O Blog manterá os seguidores informados sobre o andamento do projeto, obrigado pela visita.

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  9. Haveria condições de colocar a Litorina e a Maria Fumaça ?. Agradaria a gregos e troianos.

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    1. Sim, se a linha fosse mantida em bitola larga seria possível colocar um terceiro trilho para que a linha fosse em bitola mista, permitindo a circulação da Litorina e da Maria Fumaça mas não foi possível chegar a um consenso e por esse motivo a linha está sendo rebitolada.

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