quinta-feira, 27 de agosto de 2020

A Leopoldina na Serra Dos Órgãos (Parte 3)

Antes de se aprofundar na história da Estrada De Ferro Cantagalo ou Ramal Do Cantagalo como ficou mais conhecida, deve-se levar em conta que a mesma só foi incorporada a E.F. Leopoldina em 1887 mas sua construção teve início em 1860.

Após alcançar incríveis 1075 metros de altitude em Teodoro De Oliveira a E.F. Cantagalo possuía entroncamentos que ampliavam as possibilidades de viajar pelas linhas da Leopoldina na Serra Dos Órgãos.


Da construção dessa ferrovia surgiram três entroncamentos: em Conselheiro Paulino com Ramal Do Sumidouro, em Cordeiro com Ramal De Macuco, e em Cantagalo com o Ramal De Portela. Embora esse último trecho fosse considerado uma extensão da linha principal.

As principais estações da Estrada De Ferro Cantagalo:

- Porto Das Caixas 

- Cachoeiras De Macacu (início da cremalheira fell)

- Teodoro De Oliveira (fim da cremalheira fell) 

- Nova Friburgo

- Conselheiro Paulino > Ramal Do Sumidouro

- Cordeiro > Ramal De Macuco

- Cantagalo > Ramal De Portela


Os Entroncamentos com a Estrada De Ferro Cantagalo:

O entroncamento com o Ramal Do Sumidouro foi aberto na estação de Conselheiro Paulino onde a ferrovia chegou primeiro em 1875 através do Ramal Do Cantagalo, entretanto a ligação só aconteceu em 1887 quando a linha já havia passado de Sumidouro após árduos três anos de trabalhos. Assim se deu a ligação ferroviária entre Nova Friburgo - RJ, e Além Paraíba - MG.


O Ramal Do Sumidouro foi adquirido pela Leopoldina em 1886, tendo início em Melo Barreto em Além Paraíba - MG e com o objetivo de criar um caminho que permitisse melhor acesso ao município de Sumidouro.


Quando os trilhos finalmente chegaram a Sumidouro em 1886 surgiu interesse por parte da Leopoldina em unir o Ramal Do Cantagalo ao Ramal Do Sumidouro pois os dois eram de sua propriedade, mas essa ligação só aconteceu em 1889.

A linha construída para ter Melo Barreto como principal rota de tráfego acabou se invertendo pois o fácil acesso ao Rio De Janeiro a partir da serra de Nova Friburgo proporcionou ao município de Sumidouro um roteiro mais vantajoso.


O Trem em Sumidouro.

A chegada da ferrovia a Sumidouro foi um fator determinante para o desenvolvimento econômico da cidade pois o trem se tornou um símbolo cultural dos moradores.


O fácil acesso aos municípios de Além Paraíba - MG e Nova Friburgo - RJ transformou o Ramal Do Sumidouro em um atalho alternativo muito requisitado. 

Entre a Leopoldina e a E.F. Central Do Brasil, o diferencial estava no fato de a primeira investir nas linhas para o interior. Infelizmente levar melhorias para as regiões menos favorecidas não rendia os lucros esperados por seus investidores.


A estação de Cordeiro foi inaugurada pela Estrada De Ferro Cantagalo em 1875. Na época havia um projeto para a construção de um sub-ramal saindo da estação de Cordeiro até Macuco, e de acordo com a demanda da produção de café naquela região, seria construído um prolongamento até Santa Maria Madalena.

Somente em 1885 na estação de Cordeiro foi aberta uma bifurcação, onde a linha principal seguia em direção a Cantagalo, e uma linha secundária a esquerda levava ao município de Macuco.


Em Macuco havia não apenas a estação, mas um pequeno pátio com uma linha duplicada e um girador que permitia que a locomotiva invertesse o sentido e retornasse liderando a composição de frente.


A exploração das lavouras de café esgotou o solo levando muitos produtores a falência, mas a ferrovia poderia transportar o leite e seus derivados produzidos nas fazendas que abandonaram a monocultura cafeeira e apostaram na criação de gado.

Próximo ao pátio de manobras da estação foi construída a sede da Cooperativa Agropecuária de Macuco onde se armazenavam os latões de leite que seriam embarcados nos trens e distribuídos até na capital.


O trecho inicial de vinte quilômetros entre Cordeiro e Macuco seria uma experiência que caso apresentasse bom desempenho poderia ser prolongado até Santa Maria Madalena mas a Leopoldina acabou por bancar a construção da ferrovia contando com o retorno a médio prazo de seus investimentos através do transporte de café mas ficou com um ramal deficitário que se mantinha razoavelmente com o transporte de cargas.

O Trem em Macuco.

A composição que costumava percorrer esse ramal era formada por uma locomotiva padrão, dois vagões de carga fechados, um vagão gaiola e dois carro de passageiros sendo um de primeira classe e outro de segunda classe.


Os registros sobre o tráfego no Ramal De Macuco indicam que o trem fazia cerca de quatro viagens por dia como "trem misto" transportando cargas e passageiros com a locomotiva tracionando dois ou três vagões.


Em 1° de janeiro de 1876 foi inaugurada pela Estrada De Ferro Cantagalo a estação de Cantagalo. Na mesma época, estava sendo construído o Ramal Férreo Do Cantagalo que alcançou a mesma estação em 1878.


O Ramal Férreo Do Cantagalo ligava a estação de Portela em Itaocara a estação de Cantagalo, curiosamente este trecho ficou conhecido como Ramal De Portela.

O trecho entre Cantagalo e Portela era considerado um ramal a parte pois as composições que trafegavam na parte alta da Serra Dos Órgãos seguiam somente até a estação de Cantagalo, e de lá outra locomotiva assumia a tração daqueles carros de passageiros.

O Trem em Cantagalo e Portela.

Em 1890 a Estrada De Ferro Leopoldina se tornou proprietária do Ramal De Cantagalo e dos entroncamentos com os ramais de Sumidouro, Macuco e Portela. 

O Ramal De Portela possuía sete estações: Gavião, Euclidelândia, Boa Sorte, Laranjais, Coronel Texeira, Itaocara e Portela, distribuídas ao longo de 70 quilômetros.

Nessa região a maior parte da linha passava por propriedades particulares de modo que as estações atenderiam também as necessidades das fazendas. Certas paradas como Gavião e Boa Sorte acabaram se perdendo devido ao isolamento e a alta de uso.


Inaugurada em 1878 a estação de Santa Rita Do Rio Negro recebeu o mesmo nome da fazenda onde foi construída, ao se desmembrar da fazenda passou a ser parte da Vila Rio Novo distrito do município de Cantagalo, e mais tarde teve seu nome alterado para Euclidelândia em homenagem ao jornalista Euclides Da Cunha que nasceu na região.


Por volta de 1881 a fazenda Laranjais permitiu a passagem do Ramal Férreo Do Cantagalo por sua propriedade, foi construída uma estação e em pouco tempo se formou um povoado.


A um quilômetro de distância ficava a Usina Laranjeiras também chamada de Engenho Central, onde se produzia açúcar, álcool e até tecidos. Um complexo industrial do século XIX que construiu um estrada de ferro particular com entroncamento no Ramal De Portela.


Os trilhos do Ramal De Portela passavam ainda por Coronel Teixeira onde encontraria um sub-ramal que nunca chegou a essa localidade.

 No centro do município de Itaocara foi inaugurada a estação batizada de São José Da Leonissa, em 1890 seu nome foi alterado para Itaocara, não era muito movimentada mas atendia as necessidades dos moradores.


Ao chegar em Portela não havia para onde seguir, essa estação era a última do ramal de mesmo nome, localizada no município de Itaocara e as margens do rio paraíba do sul. Seu nome era em homenagem ao barão de Nova Friburgo Governador Francisco Portela.


2 comentários:

  1. eu estive em Portela. Chegou a ter 2 cinemas, lojas de roupas tipo impecável, tudo acabou com o fim da ferrovia. A diversão do povo hoje é corrida de carro de boi.

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    1. Obrigado por visitar o Blog. Imagino que lugar incrível que e, em breve postarei mais sobre.

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