sábado, 3 de setembro de 2022

Restauração da Locomotiva 210


A locomotiva N° 14145 mais conhecida por seu prefixo #210, foi a que chegou em melhores condições, e após alguns meses de espera ela finalmente foi colocada entre tapumes lado a lado da locomotiva #250 para que ambas sejam reformadas ao mesmo tempo.


Assim como a #220 e a #250, essa máquina também pertenceu a Estrada de Ferro Leopoldina mas durante sua passagem pelo Sesc Mineiro de Grussaí acabou recebendo a pintura em homenagem a outras ferrovias das quais nunca fez parte. 



Fabricada em julho de 1894, essa locomotiva é um pouco mais antiga que a Linha Auxiliar inaugurada em 1897, mas nem por isso ela apresenta qualquer limitação de trabalho.

Ao que tudo indica, além de ser a locomotiva em melhor condições aparentes pode-se dizer o mesmo sobre sua funcionalidade.

Ainda não foi possível acender sua caldeira para testes operacionais, porém no momento em que a linha onde ela está foi prolongada ela pôde ser movimentada com ajuda de um trator sem problemas.

Suas rodas e braçagens também se encontram em boas condições, sem qualquer sinal de deterioração nas peças fundamentais para seu funcionamento.

O exterior da caldeira é a parte mais desgastada, com marcas de chuva e sol, alguns detalhes já tem indícios de ferrugem.

No interior da cabine o único problema é a poeira, fato que facilmente pode ser resolvido.

O tender (vagão que transporta água e lenha) atualmente trás as iniciais V.F.C.O. Viação Ferroviária Centro Oeste embora nunca tenha sido dessa ferrovia. 

A primeira pintura homenageava a Estrada de Ferro Paracatu, outra ferrovia sem qualquer relação com essa locomotiva.

Agora as locomotivas #210 e #250 estão lado a lado na estação de Governador Portela protegidas por tapumes aguardando a restauração que deve começar em breve para acompanhar as obras na ferrovia com a conclusão prevista para o dia 29 de outubro.


Atualização 09 de setembro de 2022

No dia de hoje as locomotivas começaram a ser preparadas para a restauração.



Atualização 16 de setembro de 2022

Nessa semana a reforma da locomotiva #210 teve início efetivamente, o primeiro passo foi dado e toda a pintura começou a ser removida.

A locomotiva chegou em boas condições mas o fato de ficar em exposição ao tempo já estava causando pequenos danos.

A chaminé é acoplada à caixa de fumaça, esse primeiro compartimento entre a frente da máquina e a caldeira.

As braçagens são responsáveis pelo movimento das rodas, por isso merecem um cuidado especial, quase toda tinta vermelha foi removida para que seja feita a manutenção, lubrificação e depois a nova pintura.

Sem o tom de preto fosco, a cor natural da caldeira vai se revelando junto ao brilho das faixas de cobre.

Devido o mal tempo, os trabalhos externos são limitados, mas os profissionais permanecem cuidando do interior da locomotiva e do tender.



Atualização 23 de setembro de 2022

As camadas mais grossas de tinta estão saindo e revelando uma bela máquina de aço.

Os detalhes em cobre ainda serão polidos.

As rodas e braçagens também foram escovadas para remover a pintura verde, vermelha e branca.

Atualização 1 de outubro de 2022

Mesmo com o mal tempo, a locomotiva #210 a pintura já foi totalmente removida.

Os solventes usados para retirar a tinta acabam destacando os ponto de ferrugem, mas isso não indica que a locomotiva esteja em más condições, é apenas uma reação química.

Ver nossa bela "Maria Fumaça" assim dá uma informe tristeza, mas em breve ela estará tão bela quanto sua irmã #220 que foi a primeira a ser restaurada.

A parte das braçagens que movimentam as rodas podem parecer apenas um detalhe, porém qualquer interferência nesse mecanismo atrapalharia o desempenho da máquina quando acesa.

Sobre a caldeira temos o domo de liberação do vapor através do apito, o sino de bronze e o domo que através dos tubos laterais despejam areia entre as rodas.

Conectada a caixa de fumaça está a chaminé que ainda precisa de sua proteção, retirada para o transporte.

Atualização 7 de outubro de 2022

Nessa semana não há grandes novidades sobre a restauração das locomotivas, mas no caso da #210 o processo está mais adiantado pois agora se encontra totalmente limpa das camadas de pintura e a própria corrosão.

Olhar toda essas marcas de ferrugem pode parecer que há algum problema, porém se trata apenas de uma reação química em função dos produtos utilizados para limpar toda a estrutura.

As camadas de ferrugem mais grossas vão sair para que todo o mecanismo das braçagens e das rodas sejam lubrificados, ela será polida antes de receber o primer e posteriormente sua nova pintura que possivelmente será como a locomotiva #220 nos padrões da Leopoldina.

Atualização 14 de outubro de 2022

Finalmente a restauração da locomotiva #210 avançou desde a última atualização quando ainda estava com diversas marcas de ferrugem.

Sua nova pintura será como a locomotiva #220 tendo a cor preta como principal, detalhes em vermelho no limpa trilhos e rodas brancas.

Essa cor esverdeada vai dar lugar a um tom de cinza correspondente ao primer que antecede a cor preta final.

Atualização 21 de outubro de 2022

Após alguns meses de espera, o trabalho de restauração da nossa maior locomotiva finalmente está quase terminado.

A aplicação do primer evita que haja a deterioração por exposição ao tempo (já que ainda não há um depósito).

Desde sua enorme caldeira até os pistões e braçagens receberam todo cuidado e dedicação.

Ao lado da locomotiva #210 está a #250 já no mesmo estágio de restauração.

Sua cabine predominantemente feita de madeira foi lixada e também recebeu o primer antes da pintura final para manter sua conservação.

Detalhes como o sino, o apito e suas placas de identificação foram protegidos até todo processo de pintura ser concluído.

O mesmo cuidado com as locomotivas foi dado aos vagões tender que irão carregar a água e a lenha que são os combustíveis para essas máquinas centenárias.


Atualização 29 de outubro de 2022

Essa é a penúltima atualização sobre a restauração da locomotiva #210 que assim como a #250 está com a pintura quase finalizada.


Com a estrutura predominantemente preta e seu limpa trilhos vermelho, destacam-se também as rodas com aros brancos.


O sino, os apitos permanecem dourados assim como 
suas placas laterais que indicam a locomotiva como N° 14145 também fabricada pela Baldwin Locomotive Works, mas em julho de 1894. Nas laterais do farol vê-se o número 210 referente ao seu prefixo.


Sobre a caixa de fumaça fica a chaminé do tipo "balão", em seguida seu areieiro, o sino e um domo por onde parte do vapor é liberado através dos apitos.



Ela também possui logo acima do limpa trilhos dois suportes para bandeiras na cor dourada.




Os controles da locomotiva #210 são um pouco diferentes da #250 e até mesmo de sua "irmã" fabricada também pela Baldwin na mesma época porém em lotes diferentes.


No lugar de uma grande alavanca, os movimentos da máquina para frente e para trás eram controlados através de uma roda ligada a uma haste rosqueada como um grande parafuso.


Embora a cabine da locomotiva não seja muito grande, seu tender tem uma boa capacidade de combustível.


Atualização 4 de novembro de 2022

Reforma concluída com sucesso.

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