terça-feira, 3 de janeiro de 2023

Mistérios do Ramal De Jacutinga - Parte 1

Numa caminhada informal entre Governador Portela e Cilândia pela antiga trilha do Ramal De Jacutinga, foi redescoberta uma construção de pedras e concreto armado que por muitos anos passou despercebida mas finalmente foi identificada como sendo as ruínas da Parada de Monsores.

O Ramal De Jacutinga se formou através da união de cinco trechos ferroviários construídos em épocas diferentes por diferentes companhias, sendo o trecho percorrido aberto por volta de 1914 pela Estrada de Ferro Central do Brasil.

Da estação de Governador Portela no km 111,730 da Linha Auxiliar partia a linha do Ramal De Jacutinga.

km 121,313 - Monsores
km 124,278 - Morro Azul  
km 127,883 - Sacra Família  
km 132,014 - Barão do Amparo  
km 138,628 - Engenheiro Nóbrega
km 148,418 - Vassouras  

O traçado original, partia da estação de Portela e virava 180° à esquerda passando por um pontilhão que não existe mais sobre a rua Dr Osório de Almeida, passando por um aterro onde hoje existe a praça 31 de março, a linha seguia pela atual rua Waldemar Vieira da Rossa que se estende até o pórtico de Miguel Pereira; Em seguida tomava a direita da RJ-125 e continuava pela estrada Celso Martins Figueira. 

Seguindo essa rota, 3,5 quilômetros depois da estação de Governador Portela fica uma antiga casa típica de ferroviários que se encontra abandonada à margem da linha mas em bom estado de preservação. 

Durante o reconhecimento do que restou dessa ferrovia extinta verifiquei pessoalmente o interior dessa construção e me surpreendi com suas peculiaridades.

Logo ao entrar na sala vê-se um oratório embutido na parede.

Do lado direito tem uma pequena sala semelhante a um escritório, possui uma janela e um armário de madeira.

Passando pelo corredor um arco hexagonal do lado direito da acesso ao que aparenta ter sido uma sala de jantar .

Nesse cômodo há uma escada de madeira que dá acesso ao sótão.

Do lado esquerdo do corredor há dois quartos, o primeiro bem pequeno habitado apenas por morcegos.

O segundo quarto ainda do lado esquerdo do corredor é um pouco maior.


Novamente ao lado direito do corredor há um banheiro relativamente moderno com um box no lugar de uma banheira, encanamento aparente mas sem chuveiro, pia ou vaso sanitário.

No final do corredor fica a cozinha com uma porta de acesso aos fundos da propriedade e restos de um fogão a lenha.

Na direção da cozinha há um pequeno quarto.

Após 5,70 quilômetros da casa a beira da linha, essa trilha encontra a RJ-121 mas antes de se juntar a estrada de rodagem, havia a Parada de Monsores da qual pouco se sabia (até agora).

Em certo ponto da trilha eis que surge uma grande construção de pedra com uma cabine de concreto armado, bate com as poucas informações sobre a dita parada inaugurada  1914.

Essa espécie de cabine tem um arco lateral como um portal, e no chão há uma plataforma mais elevada que o leito da linha.

A parte de concreto parece ter sido anexada em  época diferente da construção de pedras que estão presentes nos dois lados.

O interior dessa construção possuí um grande acúmulo de terra mas ainda sim tem espaço suficiente para abrigar ao menos quatro pessoas.

Há alguns vestígios que sugerem a existência de uma linha telegráfica fixada em suportes laterais da parede de concreto.

Mais para cima há uma pequena cisterna de captação de água proveniente das nascentes que ali existem.

À margem do antigo leito da linha ainda é possível encontrar o que parecem ser degraus de uma plataforma.

Um trilho esverdeado de musgo serve como marcação do início da plataforma.

Alguns metros a diante existe outra construção mais enigmática que a anterior. Essa é bem mais moderna e possui características que não deixam claro sua função.


Levando em conta sua posição, o mais lógico seria se tratar de uma caixa d'água para o abastecimento das locomotivas a vapor.


Caso se tratasse de uma caixa d'água haveria ao menos um cano de ferro voltado para o leito da linha.


Existem quatro canaletas sobre uma marquise, tudo construído em concreto. A parte superior tem um formato de caixa de contenção que usaria as canaletas para escoamento direto em vagões.

Não foi possível determinar as coordenadas geográficas dessa que parece ser a única construção Ferroviária entre as estações de Governador Portela e Morro Azul, o que nos leva a crer que de fato essa é a Parada de Monsores.

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